sexta-feira, 9 de setembro de 2016

“Perfect Illusion”: o que os críticos internacionais estão dizendo do single da Lady Gaga?

Lady Gaga lançou seu primeiro single pop desde o fim da divulgação do álbum “ARTPOP” nesta sexta (9/9), e os fãs do gênero não querem falar de outro assunto. “Perfect Illusion” está dominando a imprensa nacional e internacional. Quer saber o que os críticos estrangeiros estão dizendo sobre a música? Confira abaixo!

Digital Spy (Reino Unido)
O Elton John sugeriu que Gaga tinha que voltar ao básico depois do ‘ARTPOP’, e ela obviamente seguiu o conselho. Esta não é uma música exagerada, por vezes confusa ou arrogante de suas mais recentes encarnações, com referências a Jeff Koons, vômito no palco ou um app esquecido. ‘Perfect Illusion’ é Gaga chegando no confronto com a composição de novo – e ela soa melhor por isso”.

Entertainment Weekly (Estados Unidos)
Desta vez, ela ignora os sintetizadores chamativos e as batidas de boates por uma batida simplificada de rock’n’roll, criada pelo improvável time de Mark Ronson, Bloodpop e Kevin Parker. Os quatro não perderam tempo. Leva apenas 30 segundos para o refrão chegar, o que é uma grande notícia: Gaga tem escrito algumas músicas épicas para se cantar junto, de hits como ‘Bad Romance’ e ‘Born This Way’ até baladas como ‘Speechless’. Aqui, a cantora de ‘Poker Face’ afasta sua mão cedo demais. O refrão rápido e repetitivo não alcança a decolagem desejada, construído em direção a um clímax que não chega; mesmo com uma mudança fundamental de sabor disco perto do fim, a música alcança seu pico da mesma maneira que começou”.

MTV (Estados Unidos)
’Perfect Illusion’ está aqui, e já estabeleceu uma nova direção para Lady Gaga. Diferentemente do ‘ARTPOP’, a música incorpora elementos de rock de estádio em um modelo de música pop dance. Em alguns pontos, quase soa como a banda de rock clássica Queen”.

NME (Reino Unido)
Não é nenhuma ‘Bad Romance’ (o que é?), mas sua influência florescente da disco music e sua força pura fazem desse um retorno formidável para uma das estrelas pop mais empolgantes”.

The Guardian (Reino Unido)
A música aspira ao desgosto e ao triunfo de uma faixa disco clássica. Mas Gaga não tem a graça de uma verdadeira diva disco. Donna Summer, Diana Ross, Gloria Gaynor – suas vozes eram suaves, não irregulares. Nem há qualquer senso de ‘camp’, ou uma piscadinha, para aliviar a tensão. Não, Gaga está mortalmente séria. E, no ponto mais transcendente, a música disco era sobre dançar com alegria apesar das lágrimas. ‘Perfect Illusion’ soa mais como soluços palpitantes em busca de uma melodia”.

The Telegraph (Reino Unido)
Esse é um retorno à era ‘Just Dance’: uma faixa pop simples, contagiante, grudenta, para estádios. O que aconteceu gradualmente desde 2008 é que Gaga tem permitido mostrar sua voz treinada . Em ‘Pefect Illusion”, ela tem um timbre rico, uma força de emoção que foi ofuscada previamente pela produção em faixas como ‘Applause’ – seu último grande single. Seus vocais insinuam a assinatura da Gaga de esquisita, mas principalmente mostra o que muitas pessoas não se dão conta: que ela é uma excelente cantora”.