Lady Gaga lançou seu primeiro single pop desde o fim da divulgação
do álbum “ARTPOP” nesta sexta (9/9),
e os fãs do gênero não querem falar de outro assunto. “Perfect Illusion” está dominando a imprensa nacional e
internacional. Quer saber o que os críticos estrangeiros estão dizendo sobre a
música? Confira abaixo!
Digital Spy (Reino Unido)
“O Elton John sugeriu que Gaga tinha que
voltar ao básico depois do ‘ARTPOP’, e ela obviamente seguiu o conselho. Esta
não é uma música exagerada, por vezes confusa ou arrogante de suas mais
recentes encarnações, com referências a Jeff Koons, vômito no palco ou um app
esquecido. ‘Perfect Illusion’ é Gaga chegando no confronto com a composição de
novo – e ela soa melhor por isso”.
Entertainment Weekly (Estados Unidos)
“Desta vez, ela ignora os sintetizadores
chamativos e as batidas de boates por uma batida simplificada de rock’n’roll,
criada pelo improvável time de Mark Ronson, Bloodpop e Kevin Parker. Os quatro
não perderam tempo. Leva apenas 30 segundos para o refrão chegar, o que é uma
grande notícia: Gaga tem escrito algumas músicas épicas para se cantar junto,
de hits como ‘Bad Romance’ e ‘Born This Way’ até baladas como ‘Speechless’.
Aqui, a cantora de ‘Poker Face’ afasta sua mão cedo demais. O refrão rápido e
repetitivo não alcança a decolagem desejada, construído em direção a um clímax
que não chega; mesmo com uma mudança fundamental de sabor disco perto do fim, a
música alcança seu pico da mesma maneira que começou”.
MTV (Estados Unidos)
“’Perfect Illusion’ está aqui, e já
estabeleceu uma nova direção para Lady Gaga. Diferentemente do ‘ARTPOP’, a
música incorpora elementos de rock de estádio em um modelo de música pop dance.
Em alguns pontos, quase soa como a banda de rock clássica Queen”.
NME (Reino Unido)
“Não é nenhuma ‘Bad Romance’ (o que é?), mas
sua influência florescente da disco music e sua força pura fazem desse um
retorno formidável para uma das estrelas pop mais empolgantes”.
The Guardian (Reino Unido)
“A música aspira ao desgosto e ao triunfo de
uma faixa disco clássica. Mas Gaga não tem a graça de uma verdadeira diva
disco. Donna Summer, Diana Ross, Gloria Gaynor – suas vozes eram suaves, não
irregulares. Nem há qualquer senso de ‘camp’, ou uma piscadinha, para aliviar a
tensão. Não, Gaga está mortalmente séria. E, no ponto mais transcendente, a
música disco era sobre dançar com alegria apesar das lágrimas. ‘Perfect
Illusion’ soa mais como soluços palpitantes em busca de uma melodia”.
The Telegraph (Reino Unido)
“Esse é um retorno à era ‘Just Dance’: uma
faixa pop simples, contagiante, grudenta, para estádios. O que aconteceu
gradualmente desde 2008 é que Gaga tem permitido mostrar sua voz treinada . Em
‘Pefect Illusion”, ela tem um timbre rico, uma força de emoção que foi ofuscada
previamente pela produção em faixas como ‘Applause’ – seu último grande single.
Seus vocais insinuam a assinatura da Gaga de esquisita, mas principalmente
mostra o que muitas pessoas não se dão conta: que ela é uma excelente cantora”.