domingo, 11 de setembro de 2016

Luciana Mello celebra o pai e canta com a filha no CD 'Na luz do samba'

O sétimo álbum de Luciana Mello, Na luz do samba, é dedicado ao pai da cantora, Jair Rodrigues (1939 - 2014), morto há dois anos. A dedicatória é feita, sobretudo, pelo fato de Jair sempre ter insistido na ideia de Luciana gravar um disco de sambas. Na luz do samba, como o título já dá a entender de forma clara, é esse disco.

A presença de Jair Rodrigues é evocada logo na primeira das nove músicas do álbum, disponibilizado ontem nas plataformas digitais. Samba composto em tributo ao cantor pelo irmão de Luciana, Jair Oliveira, Estrela sorridente joga luz sobre a alegria esfuziante do pai de Luciana e de Jairzinho.

Entre inéditas e regravações, Luciana Mello revive Sou eu (Moacir Santos e Nei Lopes, 2001), dá voz a samba lançado há 35 anos por Beth Carvalho no álbum Na fonte (1981), Escasseia (Zé do Maranhão, Beto sem Braço e Aloísio Machado), e divide com Alcione a interpretação de Somente sombras, samba composto por Zeca Pagodinho com Arlindo Cruz e lançado na voz de Jair Rodrigues em 1987.

A participação da filha de Luciana, Nina Levy, em Roda de baiana, fecha o arco familiar do disco, cujo repertório também inclui sambas como Brasileira guerreira, Clementina e Joia rara.