quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Interview with... Viviane Nunes

Viviane Nunes é formada em Artes Visuais pela UFRN. Atualmente ela trabalha com fotografia e nos horários vagos escreve poemas e resenhas para a página Ponto Zzero.

A busca da personalização também é sua marca, ou seja, ela molda o seu trabalho nas expectativas e identidade dos seus clientes e amigos. E o melhor de tudo é que na fotografia ela consegue se “transportar” para o mundo das artes para buscar uma visão artística: um olhar verdadeiro, emocionante e espontâneo.
Ponto Zzero: Como e quando a fotografia entrou na sua vida?
Eu sempre adorei registrar momentos com meus familiares e amigos através de fotos. Porém, a fotografia entrou na minha vida pra valer durante o período em que estava fazendo faculdade de Artes Visuais na UFRN. Nessa época fiz um curso de fotografia e logo em seguida, comecei a colocar em prática esse novo conhecimento. Desde então, trabalho nessa área. E sempre que possível saio com o grupo ao qual faço parte o Quintas Fotográficas para registrar belas imagens do RN.

Ponto Zzero: Grande parte do seu trabalho e arquivo fotográfico é voltada para a fotografia de paisagens. A opção por este segmento partiu de você? Como isso aconteceu?
Eu sempre gostei de está em contato com a natureza e poder registrar através da máquina fotográfica lugares diferentes. Devido a esse fato costumo desenvolver projetos fotográficos e artísticos nesse contexto.  Dessa maneira, gosto de explorar muitos cenários naturais como, por exemplo, lugares como Natal e o RN em meus trabalhos de fotografia.

Ponto Zzero: Seu trabalho é marcado por ousadia no olhar, na forma de trabalhar e principalmente pela criatividade. Como se dá esse processo no seu trabalho?
Eu procuro “tirar as fotos” de ângulos diferentes, que possam dar a possibilidade de mostrar imagens distintas. Isto é, tiro várias fotos de um mesmo local pra depois escolher qual a fotografia que mais se adequa para o tipo de trabalho que pretendo desenvolver. Que no caso pode ser no âmbito artístico ou mesmo em um ensaio fotográfico com o cliente.
Ponto Zzero: Falando um pouco do processo, quais as locações que você atualmente utiliza. Essa escolha se deu por quais fatores?
Gosto de trabalhar em ambientes naturais, porque me rementem a um desafio constante e inteiramente novo a cada ensaio fotográfico. Aonde posso analisar ângulos diferentes, foco, perspectiva, enquadramento e a luz natural. O importante sem dúvida é conhecer o local que se pretende trabalhar e as fontes de luz que o lugar pode oferecer para poder se desenvolver um bom trabalho.

Ponto Zzero: Em sua opinião como uma pessoa pode se tornar um bom fotógrafo?
Bom, na minha humilde opinião para uma pessoa ser um bom profissional na área fotográfica é preciso estudar muita teoria e praticar bastante. Além de sempre fazer cursos, participar de palestras, frequentar workshops de fotografia e oficinas para se atualizar nesse mercado cada vez mais competitivo. Além disso, também é necessário ficar sempre “antenado” com novos lançamentos e tendências da indústria no mercado fotográfico.

Ponto Zzero: Você poderia citar algumas diferenças entre um profissional na área fotográfica de um fotógrafo amador?
Acredito que uma das principais diferenças entre eles é o direcionamento dessa atividade. Pois, enquanto o fotógrafo profissional usa esse ofício como sua principal ferramenta de trabalho e renda. E é especialista na área em que atua ele também tem total domínio sobre o equipamento que possui. Além disso, esse profissional pode trabalhar em muitos tipos ou gêneros fotográficos como, por exemplo, eventos, moda, esportes, fotojornalismo e reportagens, publicidade, retratos entre outros. Conhecem diferentes técnicas o que ajuda bastante nos ensaios fotográficos. Utiliza a sua própria linguagem fotográfica, tem experiência no ramo o que facilita bastante na hora de solucionar algum imprevisto no ensaio. E sem dúvida apresentam um trabalho de qualidade no final de todo o processo criativo. Em relação alguns amadores eles possuem outra atividade em sua vida profissional fora a fotografia.  Atuam nessa área muitas vezes, por hobby, muitos deles não possuem uma agenda de compromisso com clientes, trabalham esporadicamente e muitas vezes, não tem tempo de se aperfeiçoar nessa profissão. Evidentemente, que não se pode generalizar a todos eles. Pois existem fotógrafos amadores que se dedicam e querem se tornar bons profissionais nessa atividade. Com isso, estudam a teoria, praticam muitos ensaios fotográficos, fazem oficinas e se qualificam a todo o momento nesse mercado competitivo. Para se tornar um bom profissional na arte da fotografia.
Ponto Zzero: Você poderia citar algumas dicas importantes para quem esteja começando a trabalhar com fotografia.
Bom, vou deixar aqui algumas dicas que acho importante para desenvolver um ensaio fotográfico de qualidade e algumas sugestões de como divulgar um trabalho fotográfico nas mídias sociais.

1 – Escolha um local de trabalho que você conheça bem para desenvolver um bom ensaio fotográfico. Seguindo um roteiro já fechado com o cliente.

2 – Durante o ensaio fotográfico deixe o cliente bem à vontade para poder aproveitar o máximo de naturalidade dele nas fotos.

3 – Procure fazer um ensaio fotográfico fugindo dos “padrões preestabelecidos”, ou seja, sair dos padrões convencionais. Seja bem criativo, pois, isso faz uma grande diferença em um trabalho fotográfico.

4 – Escolha uma modalidade fotográfica (casamentos, moda, produtos, retratos entre outros) para trabalhar e que você se identifica bastante e se especialize nela. Dessa maneira, você poderá explorá-la a de forma mais segura e criteriosa.

5 – Outra dica muito importante é conservar sempre os contatos de antigos clientes e novos mantendo-os sempre atualizados com seus novos trabalhos fotográficos. Além de informar evidentemente sobre promoções e novidades sobre seu serviço.

6 - Utilize as redes sociais para mostrar seu trabalho fotográfico. E pelo menos uma vez por dia escolha uma nova imagem para publicar em uma mídia social.

7 - Preste atenção nos horários para divulgar o seu trabalho fotográfico e assim, atingir um número maior de usuários na rede social que você possui. No caso se você usa muito a mídia do Facebook, por exemplo, esses são os horários de maior pico de acesso pelos internautas - 11h e 15h ou 20h.  Sendo que dentre eles, o que tem maior acesso é o período da tarde.

8 – Sempre coloque uma postagem na rede social que você utiliza. Mostrando o que você está produzindo no seu horário de trabalho, por exemplo, uma foto do ambiente do ensaio fotográfico com seu cliente.

9 – Seja sempre gentil e educado com o cliente e procure ser pontual em seus compromissos profissionais.

10 – Outra dica imprescindível para um fotógrafo amador é que ele conheça muito bem o equipamento que vai usar durante o ensaio fotográfico. Ou seja, ele precisa ter pleno conhecimento técnico de como funciona cada uma das funções da câmera fotográfica. Pois, dessa forma, poderá aproveitar da melhor maneira possível esse equipamento.

Ponto Zzero: Qual livro está lendo?
Atualmente estou lendo o livro A Guerra dos Tronos – As crônicas de Gelo e Fogo livro I.