terça-feira, 14 de junho de 2016

Vencedor polêmico do Festival de Veneza, “De Longe te Observo” ganha data de estreia no Brasil

O grande vencedor do Festival de Veneza de 2015 rendeu polêmica boa na Itália. O longa venezuelano “De Longe te Observo” (“Desde Allá”, no nome original) ganhou o Leão de Ouro de melhor filme, um fato inédito na premiação europeia que nunca tinha dado o Leão para um longa latino-americano.

A imprensa local chegou a dizer que o júri do Festival de Veneza estava privilegiando os filmes latinos porque o presidente do júri era o mexicano Alfonso Cuarón (“Gravidade”, “E Sua Mãe Também”).

Tudo intriga da oposição. Afinal, o filme foi adorado e celebrado pela grande maioria da imprensa mundial. O Hollywood Reporter, por exemplo, chegou a dizer que o filme era uma estreia surpreendente e “sensível e impactante, como todo drama psicológico gostaria de ser”.

Já a Variety disse que o diretor do filme, Lorenzo Vigas, tinha feito uma “estreia impressionante em uma história com graça, sutileza e tensão”.

Agora, o filme chega ao Brasil, finalmente. A estreia está marcada para o dia 21/07 nas principais salas brasileiras.

Do que se trata o filme “De Longe te Observo”?

O personagem chamado Armando é o dono de um laboratório de próteses dentárias que fica pelos pontos de ônibus da cidade chegando em garotos. De vez em quando, ele chega a oferecer dinheiro para os jovens irem até a casa dele. O que Armando quer? Que eles tirem a roupa enquanto ele se masturba.

Até que um dia, Armando faz uma proposta para Elder, líder de uma gangue local. Meio desconfiado e revoltado, o garoto topa a proposta, mas agride e rouba o dinheiro de Armando.

Aí começa um relacionamento complexo entre os dois. Elder precisa de dinheiro, enquanto Armando precisa dele e começa a se sentir responsável.