quarta-feira, 29 de junho de 2016

Lena Dunham sobre “Famous” do Kany West: “Me deixou enojada”

O novo clipe do Kanye West, “Famous”, gerou muita polêmica! No vídeo, ele aparece ao lado da esposa, Kim Kardashian, e com celebridades nuas em sua cama, recriando o quadro “Sleep”, de Vincent Desiderio.

Claramente, nem todo mundo gostou da ideia do rapper, que faz uma crítica ao mundo dos famosos. Lena Dunham foi uma das dessas pessoas e resolveu expressar sua opinião em um texto no Facebook.

Lena se sentiu ofendida, como mulher, pela objetificação do corpo feminino nas imagens. Atualmente, estamos tentando parar com a cultura de estupro e a escritora acha que o vídeo, de certa forma, incentiva isso.


Ao mesmo tempo que Brock Turner está se safando por estuprar uma mulher inconsciente e fotografar os seios dela para mostrar em chats… Estupros são exibidos via Periscope, na internet, e garotas cometem suicídio após serem expostas de maneiras inimagináveis. Enquanto os crimes de Bill Cosby ainda estão sendo descobertos e entendidos como os traumas das mulheres que ele estuprou, mas também como enormes hematomas enormes para a consciência nacional. Agora, eu tenho que ver os corpos de cera inconscientes de mulheres famosas como se tivessem sido drogados e jogados ali? Isso me deixou enojada”.

Dunham não tem o menor problema com nudez, quem assiste a série que ela escreve, “Girls”, sabe bem! Lena, que também é atriz, aparece nua com bastante frequência no seriado. Ainda assim, ela não gostou de ver Taylor Swift, Rihanna e Anna Wintour despidas.

Tenho certeza que o boneco do Bill Cosby na cama junto com Donald Trump é uma espécie de afirmação e eu provavelmente estou sendo zoada em um nível muito alto. Sei que existe uma reação mais legal ou descolada para ter do que a que tenho agora. Mas adivinha? Não tenho uma reação legal, porque ver uma mulher que amo como Taylor Swift, mulheres que admiro como Rihanna ou Anna Wintour, reduzidas a um par de seios de cera feito por um cara de efeitos especiais no Valley, isso me deixa triste, insegura e preocupada com as adolescentes que assistem isso e podem não compreender a câmera itinerante como material de filmes snuff [gênero que mistura horror com pornografia].

Finalizando, ela disse que não é agradável aos olhos o tipo de inspiração que ele usa tanto na letra quanto no clipe.

Olha, Kanye: você é legal. Faça uma declaração sobre fama e privacidade, sobre os Illuminati ou qualquer coisa que passe pela sua cabeça. Mas eu não posso assistir a isso, não quero ver, se isso é inspirado e carrega informações da nossa cultura, que faz as mulheres se sentirem inseguras, até em suas próprias camas, em seus próprios corpos”, finalizou”.

Para quem não sabe, a letra de “Famous” também causou muita polêmica. A música é a mais famosa do novo disco de West, “The Life of Pablo”, por trazer nos versos aquela história dele ter deixado Taylor Swift famosa. “I made that bitch famous”, canta Kanye na faixa.