sexta-feira, 17 de junho de 2016

Gravação feita por Bethânia para novela 'Êta mundo bom!' é editada em single

Sem alarde, na véspera do 70º aniversário de Maria Bethânia, a gravadora Biscoito Fino lança nas plataformas digitais hoje, 17 de junho de 2016, single com a inédita gravação de Casinha branca (Gilson e Joran, 1979) feita em estúdio pela cantora baiana para a trilha sonora da novela Êta mundo bom!, exibida pela TV Globo às 18h com grande sucesso.

Composta em 1976 pelo cantor e compositor potiguar Gilson Vieira em parceria com Joran, mas somente lançada em 1979 em gravação do próprio Gilson, Casinha branca ganha pela segunda vez um registro na voz de Bethânia.

A primeira foi no CD e DVD Maricotinha ao vivo, editados pela Biscoito Fino em 2002 e em 2003, respectivamente, com a gravação ao vivo do show Maricotinha, estreado pela cantora em 2001 com a tristonha canção de Gilson e Joran no roteiro.

Feita com o toque ruralista da viola caipira, a segunda gravação de Casinha branca feita por Bethânia - já editada em CD pela gravadora Som Livre no segundo volume da trilha sonora da novela Êta mundo bom! - oferece, em dois minutos e 47 segundos, a dose exata de melancolia pedida pelos versos da canção.

Ao habitar novamente Casinha branca, a cantora mostra que o sertão continua sendo o oásis de Bethânia em movimento reforçado com outra (soberana) gravação feita para outra novela exibida pela TV Globo neste ano de 2016.

Música gravada por Bethânia para a trilha sonora da novela Velho Chico e lançada em single em 3 de abril, Mortal loucura (José Miguel Wisnik a partir de versos do poeta Gregório de Matos, 2005) provou que Maria Bethânia ainda avoa alto nos sertões do Brasil, com a voz sagrada, no ano em que festeja sete décadas de vida.