terça-feira, 9 de agosto de 2016

Winona Ryder: “Estou cansada de subestimarem as mulheres por serem sensíveis ou vulneráveis”

Winona Ryder voltou aos holofotes com o sucesso de “Stranger Things”. Na série, ela interpreta uma mãe que fica obcecada em procurar seu filho quando ele misteriosamente desaparece.

Em entrevista à New York Magazine, Winona relaciona sua personagem ser taxada de louca com a constante depreciação das mulheres por conta da vulnerabilidade.

Não só isso, a própria atriz carrega um estima de doidinha e desequilibrada, em detrimento de sofrer de depressão no passado e por ter sido presa anos atrás por furto.

Há uma cena em “Stranger Things” onde alguém diz: “Ela teve problemas de ansiedade no passado. Muitas pessoas entenderam isso como ‘Você sabe, ela é louca’. Pensei: ‘Ok, espera um segundo, ela está lutando’. Duas crianças, pai ausente trabalhando muito. Quem não seria ansiosa?

Para quem ainda não viu a série, personagem dela, Joyce, acredita que o filho Will está vivo. No entanto, a cidade inteira acredita que o garotinho morreu.

Na vida real, Winona sobre com problema psicológicos e superou tais dificuldades.

Eu estou tão cansada de subestimarem as mulheres por serem sensíveis ou vulneráveis. É tão bizarro para mim. Lembro que fiz uma entrevista com Diane Sawyer e falei sobre minhas experiências com ansiedade e depressão, e acho que, fazendo isso, ficou essa imagem de ‘louca’. Recentemente percebi que é literalmente impossível tentar mudar essa história

Além disso, ela também contou que foi muito questionada por interpretar uma mãe em “Stranger Things” e não ter filhos.

Eu sei que nada pode se comparar, já que eu não tive a experiência, mas quando minha sobrinha nasceu, senti que pularia na frente de um carro e morreria por essa pequena pessoa que eu mal conhecia. (…) Sinto que a personagem é uma dessas pessoas que têm sonhos, mas tem filhos. Isso me faz pensar nas mulheres que conheço que têm filhos. Elas se sentem culpadas por pensar que poderiam querer algo além das crianças

Isso aí, Winona Ryder, você arrasa mesmo sem ter passado pela experiência de ser mãe. A atriz voltou e voltou com tudo em “Stranger Things” e a gente espera que a série abra as portas para novos papéis. Ela merece!