quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Renée Zellweger sobre sexismo: “Por que valorizamos mais a beleza do que a competência?”


Renée Zellweger está de volta a Hollywood depois de seis anos longe do cinema. A atriz retornará em seu icônico papel em “O Bebê de Bridget Jones”.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Zellweger contou sobre a carreira, envelhecimento e sexismo na indústria cinematográfica.

Aos 47 anos, a atriz falou sobre a necessidade das mulheres serem sempre rotuladas por sua aparência e que isso devia acabar.

Eu nunca vi o envelhecimento de uma mulher como uma coisa negativa. Mas esta conversa perpetua o problema. Por que ainda estamos falando sobre o visual das mulheres? Por que valorizamos mais a beleza do que a competência? Nós não parecemos valorizar mais a beleza do que a competência para os homens. Simplesmente a conversa não é essa!”.

Não só isso, Hollywood não produz filmes para as mulheres se identificarem. Por conta disso demorou para que houvesse um terceiro “Bridget Jones”.

Todas as minhas amigas esperam por filmes que elas possam se relacionar e eu não sei por que não estamos fazendo filmes para elas”.

Afinal, Bridget é um incrível exemplo feminino e é gente como a gente, não uma típica musa de cinema – a ditadura da beleza mostra mulheres sempre exuberantes em produções hollywoodianas.

Quando eu penso em Bridget Jones, eu penso em Renée; e se eu penso em Renée, eu penso em Bridget Jones. Renée e Bridget são sinônimos. Não é como James Bond ou outra franquia”.

Zellweger também lembrou de quando foi criticada por ter feito plástica no rosto.

Não que seja da conta de ninguém, mas eu não havia decidido mudar meu rosto e fazer cirurgias plásticas nos olhos”.

Renée Zellweger aproveitou muito seu afastamento longe do cinema. Ela curtiu um tempo em sua fazendo, em Connecticut, nos EUA, e explorou seu lado zen.

Se você não explora outras coisas, você acorda 20 anos depois e ainda é aquela mesma pessoa que só aprende algo quando vai pesquisar para um personagem. Você precisa crescer. Meu principal objetivo é evitar qualquer negatividade que possa entrar na minha consciência”.

Renée poderá ser vista nas telonas em “O Bebê de Bridget Jones”, que estreia dia 16 de setembro.