quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Kit Harington, de “Game of Thrones”, fará série sobre Guy Fawkes

Fugindo um pouco do Jon Snow de “Game of Thrones”, o ator Kit Harington está cotado para estrelar e produzir uma minissérie da BBC sobre Guy Fawkes (via Variety).

Com o título provisório de “Gunpowder”, a produção terá apenas três episódios de uma hora cada e vai falar sobre a Conspiração da Pólvora, ocorrida em 1605 em Londres. O plano foi pensado por um grupo de católicos (que incluia Fawkes) liderados por Robert Catesby e consistia em explodir o Parlamento inglês e matar o rei protestante Jaime I no dia 5 de novembro para dar início a um levante católico e colocar no trono um rei católico controlado pelo Papa.

Fawkes era o responsável justamente pela pólvora (“gunpowder”), mas as autoridades receberam uma denúncia anônima e o acharam – ele foi capturado, torturado e morto, e quando se fala nessa conspiração, Guy Fawkes é o primeiro cara a vir em mente.

O fracasso do plano e a morte de Guy Fawkes ficaram conhecidos como “a noite de Guy Fawkes” ou “a noite das Fogueiras” – uma rima, que provavelmente muitos já ouviram falar, foi criada: “Remember, remember, the 5th of November” (“lembre, lembre, do cinco de novembro”).

A HQ “V de Vingança” (1982), do Alan Moore, tem influências dessa ocasião. O personagem anarquista V usa uma máscara inspirada no rosto de Fawkes e planeja derrubar o Estado britânico em um mundo distópico ambientado em 1997.

Curiosamente, de acordo com a Variety, Kit Harington revelou neste ano ter parentesco com o Robert Catesby, e por isso queria contar a história da “noite das Fogueiras”. Bem que ele podia fazer o Catesby então, né? Hahaha, Kit vai interpretar o Guy Fawkes mesmo.

O projeto não tem data de estreia. Ficamos curiosos!