quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Saída definitiva de Belo pacifica os bastidores do 'Gigantes do samba II'

Grandes ou pequenos, encontros de estrelas da música popular exigem afinidades entre os artistas e, sobretudo, um delicado equilíbrio de egos para que tais uniões sejam bem-sucedidas nos palcos e nos estúdios de gravação. O segundo e – ao que tudo indica, definitivo – afastamento do cantor paulista Marcelo Pires Vieira, o Belo, da segunda edição do projeto Gigantes do samba não chega a surpreender o universo pop brasileiro. Produtora do projeto, a empresa Infinit Music tirou ontem Belo do projeto porque o cantor faltou a um show agendado para domingo, 2 de outubro, em Pelotas (RS). Mas os problemas com Belo começaram bem antes.

Belo vem sinalizando falta de afinidade com os dois colegas, Alexandre Pires e Luiz Carlos, desde o início do projeto. Em 26 de fevereiro, o primeiro afastamento do cantor foi anunciado através de comunicado postado em rede social. O motivo alegado na época foi a ausência de Belo nos ensaios do show idealizado para promover a inédita reunião nos palcos do vocalista do grupo de pagode Soweto com os vocalistas dos grupos Só pra Contrariar e Raça Negra. Posteriores pedidos de desculpas reverteram a decisão em favor do lema empresarial "o show tem que continuar".

O show continuou. Até porque o projeto tinha apelo popular. Mas, nos sempre tensos bastidores, o encontro dos três pagodeiros revelados nos anos 1990 parece nunca ter dado a liga necessária para seguir adiante. Tanto que Belo já sairia do projeto no fim do ano. A ausência do cantor no show de Pelotas (RS) somente antecipou a saída. O projeto Gigantes do Samba II vai prosseguir somente com Alexandre Pires e Luiz Carlos. Com menor apelo, mas com mais paz nos bastidores.

É pena! A atitude de Belo sinaliza problemas que talvez sejam de ordem pessoal. Mas que acabaram interferindo no andamento profissional do projeto. Tanto que o dinheiro arrecadado com as bilheterias de alguns shows chegou a ser embargado pela Justiça para saldar dívidas pessoais de Belo. A falta no show de Pelotas (RS) foi somente a gota d’água que transbordou o pote de mágoas da produtora e dos cantores Alexandre Pires e Luiz Carlos com a postura de Belo.