quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Porta-voz do Radiohead garante não haver processo contra Lana Del Rey

Um porta-voz da Warner/Chappell Music, editora que gere os direitos comerciais das músicas feitas pelo Radiohead, confirmou que a banda britânica está em conversações com Lana Del Rey. Conforme divulgado anteriormente, a causa seria um alegado plágio da cantora norte-americana, cuja canção “Get Free”, presente no álbum Lust For Life, é melodicamente semelhante a “Creep”, um dos clássicos da banda.

O mesmo porta-voz referiu, no entanto, que os britânicos não entraram em qualquer processo em tribunal ou exigiram 100% dos direitos comerciais de “Get Free”, ao contrário do que tem sido veiculado e do que foi dito pela própria Lana, no Twitter.

Temos negociado desde agosto com representantes da Lana Del Rey. Acreditamos ser evidente que os versos de ‘Get Free’ utilizam os elementos musicais que encontramos nos versos de ‘Creep’. Requisitamos que tal semelhança fosse reconhecida de modo a favorecer todos os compositores. Mas queremos salientar que não demos entrada em tribunal com qualquer processo, e que o Radiohead não disse que ‘só aceitariam 100%’ dos direitos comerciais de ‘Get Free'”, disse a Warner à revista Spin.

O que foi pouco abordado nessa história é o fato do Radiohead não ser detentor da totalidade dos direitos comerciais de “Creep”. Uma porcentagem dos lucros da canção é revertido em favor de Albert Hammond e Mike Hazlewood, dos Hollies, uma vez que “Creep” partilha de uma progressão melódica similar à “The Air That I Breathe”, da dupla. Estima-se que, caso o Radiohead consiga chegar a um acordo, uma parte dos lucros obtidos com “Get Free” também seja destinada aos Hollies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário