domingo, 28 de janeiro de 2018

A Forma da Água: Líder de indicações ao Oscar é acusado de plágio

O jornal The Guardian afirma que o escritor norte-americano David Zindel está acusando A Forma Da Água, novo filme de Guillermo Del Toro, de plagiar a peça de teatro "Let Me Hear You", escrita por seu pai Paul Zindel, vencedor do prêmio Pulitzer, em 1969.

A peça conta a história de Helen, uma zeladora que se apaixona por um golfinho mantido em cativeiro pelo governo. Para salvar a vida do animal, ela arma um plano para driblar a segurança máxima do local e retirá-lo de lá. A forma como ela arquiteta a fuga do seu amado é bem semelhante a mostrado no filme de Del Toro.

No filme indicado a 13 categorias no Oscar 2018, Sally Hawkins vive uma faxineira muda que se apaixona por um ser aquático exótico, proveniente da América do Sul, que também é mantido em cativeiro e precisa ser salvo antes de ter um trágico final.

De fato, as duas tramas são bem semelhantes, mas um representante da Fox Searchlight saiu em defesa de Del Toro e afirmou que o cineasta sequer conhecia a obra de Zindel e tudo não passa de mera coincidência: "O Sr. del Toro tem uma sólida carreira de mais de 25 anos e durante os 10 filmes que produziu sempre foi muito aberto sobre aquilo que o influenciou. Se a família Zindel tem questionamentos sobre esse trabalho original, estamos abertos ao diálogo".

Ainda assim, David Zindel está certo de que a história criada por seu pai foi utilizada sem os devidos créditos: "É chocante que um estúdio desse tamanho possa fazer um filme obviamente baseado no trabalho do meu pai achando que ninguém reconheceria ou sem nos perguntar sobre os direitos. Não sou o único impressionado com as semelhanças entre as duas partes e estamos muito gratos aos fãs de Paul Zindel por terem nos avisado sobre o que estava acontecendo".

A Forma Da Água chega aos cinemas brasileiros em 1 de fevereiro.

Assista ao trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário