sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

George Israel pouco se faz presente em 'Agora!', EP que destaca músicas antigas

Com a oficialização do fim do grupo Kid Abelha, em abril de 2016, os integrantes do trio carioca tiveram que prosseguir em caminhos individuais que forçosamente vão conduzir cada um ao devido lugar no universo pop. Insistindo na juventude aos inacreditáveis 55 anos, a vocalista platinada Paula Toller recorreu aos hits do Kid para montar o roteiro do show Como eu quero!, em turnê pelo Brasil desde 2017. O guitarrista Bruno Fortunato permanece no círculo de invisibilidade em que, a bem da verdade, já estava situado quando ainda tocava no Kid pela ausência de carisma. Já o saxofonista George Israel – parceiro de Paula Toller na composição da maioria do repertório do grupo após a saída ruidosa de Leoni em 1986 – vem dando continuidade a uma carreira individual iniciada há 14 anos com a edição do álbum solo 4 letras (2004).

Disponível nas plataformas digitais a partir de hoje, 19 de janeiro de 2018, o EP Agora! (ONErpm) é o primeiro passo fonográfico do artista carioca após o fim do Kid. O título Agora! sugere movimento de atualização da obra autoral do compositor que se tornou cantor. Mas o fato de quatro das seis músicas do disco serem regravações limita o movimento de Israel no presente. Inclusive porque, do ponto de vista melódico, as melhores músicas são as antigas.

Rock que se avizinha do blues e que tem o toque profano da guitarra de Guilherme Schwarz, Royalties de Deus (George Israel, 2018) alinha clichês na letra que versa sobre o mercantilismo das religiões. Já De repente (George Israel, 2018) tem sedutora batida pop funkeada valorizada pelo arranjo coletivo criado pela banda formada por Bidu (trombone) Federico Puppi (violoncelo), Ge Fonseca (teclados e vocais), Guilherme Schwarz (guitarra, gaita e vocais), Junior (percussões), Kadu Menezes (bateria), Lancaster (baixo e vocais) e Leo Israel (teclados e acordeom).

Orquestrada pelo baterista Kadu Menezes, a produção musical do EP Agora! é azeitada e faz com que Israel dê o exato tom de leveza ao grande achado do repertório, A palavra certa, canção composta por Israel com Herbert Vinna e Paula Toller. Lançada há 21 anos por Herbert no álbum solo Santorini blues (1997), A palavra certa ganha o melhor registro fonográfico na voz de Israel. Já Grand' hotel (George Israel, Paula Toller e Lui Farias, 1991), uma das mais belas canções do repertório do Kid Abelha, se ressente da comparação com a gravação original feita há 27 anos pelo grupo no álbum Tudo é permitido (1991) porque o canto de Israel sequer roça o tom docemente melancólico do registro vocal de Paula Toller, perfeito para acentuar o sentido da balada.

Mais recente, Batendo à tua porta (George Israel, Toni Garrido, Bino Ferreira e Marcos Lazão, 2017) resulta no mesmo nível mediano da gravação lançada no ano passado pelo grupo fluminense Cidade Negra. Em contrapartida, Alguém como você (George Israel e Alvin L, 2007) fecha bem o EP Agora! com arranjo que traz a composição – lançada por Israel no segundo álbum solo, Distorções do meu jardim (2007), meses antes da edição da gravação feita pela dupla Sandy & Junior em CD e DVD da série Acústico MTV – para o universo da obra do compositor norte-americano Bob Dylan. O toque da gaita de Guilherme Schwarz contribui para acentuar o tom dylanesco da gravação, outro bom momento de EP em que, apesar dos acertos, George Israel pouco se faz presente, já que continua bastante de olho em repertório do passado.


(Cotação: * * 1/2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário