Ao
publicar Dona Flor e Seus Dois Maridos,
em 1966, Jorge Amado já era um
escritor popular. A sua relação com a crítica especializada nunca foi das
melhores, mas o autor conseguia cativar o público e se tornar rentável a cada
romance lançado. Só com o romance em questão foram 75 mil exemplares esgotados
em pouco tempo. Num país acusado de ter “consumidores
e cidadãos” adeptos da Síndrome do vira-lata, termo cunhado pelo ácido
dramaturgo Nelson Rodrigues, o
baiano Jorge Amado precisou de
paciência para ver a sua extensa produção valorizada em diversos circuitos,
entre eles, o mais psicologicamente complexo, o meio acadêmico, repleto de
pesquisadores falaciosos e donos de verdades que às vezes nem eles mesmos
acreditam.
Conhecido
por não temer as críticas ao trilhar caminhos novos, Jorge Amado era um escritor que vivia exclusivamente da sua
produção, o que incomodava bastante alguns circuitos intelectuais que pareciam
não ter conhecimento da concepção de arte após a revolução industrial e o
apagamento da “aura” que tanto Walter Benjamin discutiu em suas
reflexões na Escola de Frankfurt.
Denominado
como “fascinante e explicitamente
populista”, “repleto da cotidianidade
brasileiro”, “denso de sensualidade”
e arauto da “exposição do poder das
triangulações reveladoras de um país repleto de dilemas” como o Brasil, Dona Flor e Seus Dois Maridos é um
retrato fidedigno das nossas contradições, tratada no romance de maneira
sarcástica e bem humorada. Ao fazer um relato divertido das ambiguidades que
formam a nossa identidade, a obra trata da nossa dual relação entre desejo e
prudência, compromisso e prazer, alegria e seriedade, trabalho e malandragem,
dentre outras questões que nos define enquanto povo.
O
romance começa com o falecimento de Vadinho
em pleno carnaval. Ao morrer subitamente, deixa viúva a sofrida Flor, mulher que precisava lidar
constantemente com suas traições. Com momentos iniciais prosaicos, a obra
cresce num sentido extremo e adentra pela trilha do realismo fantástico. No
primeiro capítulo temos como destaque o velório de Vadinho, o enterro e uma
breve análise panorâmica do seu entorno, com destaque para os seus companheiros
boêmios.
Quando
o segundo capítulo começa, somos mergulhados no luto de Flor, os momentos
iniciais de sua viuvez, uma mulher envolta em suas memórias e saudades do
relacionamento com Vadinho. No terceiro capítulo, o fim do sofrimento de Flor é
transformado em esperança, pois a sua vida ganha novos rumos. Ela começa a sair
com as amigas e desfrutar de uma vida que tenha o antigo marido apenas nas
malhas da memória. É uma fase de transição para o quarto capítulo, marcado pela
vida dentro dos padrões: casada, Flor vive o sossego de sua relação “correta”,
com equilíbrio emocional, financeiro e amoroso.
Tudo
muda quando a batalha entre o espírito e a matéria surge para atormentar a sua
vida. É quando o realismo fantástico se estabelece ao termos o espírito de
Vadinho de volta do além, disposto a tornar a vida de Flor um caos. Apenas ela
pode vê-lo. Quando ele descobre que pode fazer com ela o que podia fazer em
vida, a “presença” decide fazer-se constantemente próximo da sua antiga amada.
O que fazer? Manter-se fiel aos padrões ou desfrutar dos desejos carnais?
Compreender
este romance é estar atento ao desenvolvimento dos personagens, em especial, o
triângulo amoroso formado por Flor, Vadinho e Teodoro. Sem profundidade
psicológica, mas repletos de peculiaridades importantes para o desenvolvimento
da narrativa, os seres que circulam por esta fascinante trama sobre o dualismo
entre desejo e prudência representam bem a proposta elaborada pela obra.
Creio
que seja mais importante começar por Flor, o centro nervoso do eixo. Ela
carrega em si a dualidade entre a santa e a prostituta. Intitulada Florípedes
Paiva, a personagem foi criada por Jorge Amado tendo como base uma história
real de uma viúva que se casara novamente, mas que ainda desejava seu antigo
marido, acontecimento que ressurgiu no fundo da sua memória enquanto buscava
elementos para estruturar o romance. Descrita como “pequena, e rechonchuda, de
gordura sem banhas, bronzeada com olhos de requebro, lábios grossos um tanto
abertos”.
Com
atitudes corajosas, próximo ao final da história, Flor vai reverter a tradição
romântica de morte para mulheres que descentralizam os padrões familiares.
Devemos lembrar que em diversos momentos, as mulheres não foram liberadas de
suas transgressões: Anna Karenina, de Tolstoi; Luísa, em O Primo Basílio, de
Eça de Queirós; Emma, em Madame Bovary, de Flaubert; Madalena, em São Bernardo,
de Graciliano Ramos; Dona Sinhazinha, em Gabriela Cravo-e-Canela, e Ester, em
Terras do Sem Fim, ambas, criações do próprio Jorge Amado, mulheres que não
sobreviveram às pressões sociais e tiveram que ser punidas por seus
comportamentos ditos inadequados.
A
infidelidade era vista pelo olhar cômico na tradição teatral, como por exemplo,
algumas farsas de Molière. No bojo do gênero literário romance, como
apresentado no breve panorama, as mulheres não podiam finalizar as suas
trajetórias questionando valores e hipocrisias sociais. Reivindicar era até
possível, mas a igualdade de direitos perante aos códigos do machismo era algo
inconcebível, basta se lembrar de Aurélia Camargo, em Senhora, de José de
Alencar, uma mulher que apesar de ousada, precisou ceder ao final. Há relatos
de que Flor iria morrer nas primeiras decisões de Jorge Amado, tendo em vista
leva-la para o “além” com o antigo marido, no entanto, o escritor declinou e
preferiu deixar a personagem bem “a cara do Brasil”, um país repleto de
contradições.
Essa
postura conflituosa e que sucumbe ao final é o comportamento ideal para o
malandro Vadinho, personagem inspirado em um antigo amigo de Jorge Amado que
era, na juventude, um “perdedor de dinheiro”, mas um “ganhador de mulheres”.
Jogador, Vadinho é um tipo repleto de vícios. Homem descrito pelo narrador como
alto, de pele morena, bigode cortado e cabeleira loira. Waldomiro Guimarães,
seu nome de batismo, é a representação pura do malandro brasileiro que habita
nosso imaginário cultural. Sem padrão de família para se guiar, haja vista a
morte da sua mãe no parto e o desaparecimento de seu pai, Vadinho tinha como
lema uma “vida de amantes”, boemia e prazer, num dos personagens mais
“carnavalizados” da história literária brasileira.
Teodoro,
por sua vez, é justamente o oposto. Pudico e cerimonioso, o personagem traduz o
ideal de homem santo, responsável por sustentas “a moral e os bons costumes” e
manter estabelecido o padrão tradicional de família. Pacífico e amável, Teodoro
fez faculdade, tornou-se um farmacêutico respeitado na região e elogiado por
ser um homem série, monógamo e que sequer consegue desviar os olhos para outras
mulheres, nem mesmo para Dona Magnólia, mulher que constantemente se oferece
através de roupas extravagantes e insinuações sexuais. Padronizado até no
cotidiano domiciliar, para Teodoro, apenas nas quartas e sábados a sua esposa
podia desfrutar da sua disponibilidade para “amar”.
Além
destes personagens e dos diversos coadjuvantes, gravitam em torno da narrativa
os “reais” Dorival Caymmi, Pierre Verger, Mestre Didi, Silvio Caldas e Carybé.
Entre os diversos temas, o romance trata da relação de complemento entre o sexo
e a comida. Em Dona Flor e Seus Dois Maridos o ato sexual é tratado como uma
necessidade dos homens e mulheres e que deve ser consumido para a ideal
sobrevivência. A discussão se aproxima das reflexões de O Canibalismo Amoroso,
do ensaísta Affonso Romano de Santana, autor que observa em Dona Flor e
Gabriela a arte de “cozinhar e amar como duas atividades complementares, uma
vez que ambas são imbatíveis na cozinha e na cama”.
Para
narrar a sua história, Jorge Amado faz uso de numerosos paratextos plásticos e
musicais, tais como xilogravuras, músicas e outros recursos visuais descritos
no romance numa estratégia de intensificar as vozes dos personagens. Modinhas,
serenatas, cantigas de roda e de ninar são alguns destes recursos. Ao longo de
suas 476 páginas, o escritor faz um extenso painel da vida baiana nos anos
1940, tendo a crônica como guia de estilo, com direito a detalhes preciosos de
Salvador. Rituais de candomblé, cassinos, bares, cabarés, dentre outros
circuitos estão presente através de descrições pormenorizadas da cultura local,
numa narrativa que também dá conta de tratar com humor os relacionamentos
cotidianos entre doutores, artistas, prostitutas, malandros e políticos.
Adaptado
para diversos meios semióticos, Dona Flor e Seus Dois Maridos fez sucesso no
cinema em 1976, tornando-se uma das maiores bilheterias da história da
indústria cinematográfica brasileira. Em 2017, ganhou outra adaptação, tratada
como “politicamente correta” por alguns críticos. Na televisão já foi
minissérie da Rede Globo, além de ter sido levada para o teatro, música,
pintura e xilogravura. Um dos mais famosos romances de Jorge Amado, a obra
ganhou ressonâncias internacionais e ajudou na calcificação dos estereótipos de
mulher baiana e brasileira que habita o imaginário de muitos estrangeiros
quando se trata de cultura e representação da mulher brasileira.
Em
Dona Flor, Jorge Amado “canta” com muita paixão sobre a sua terra, a Bahia,
região alegórica “pintada” com toques de realismo fantástico e tons picarescos.
Tendo como pano de fundo a liberdade sexual e a crítica social da sua fase
anterior, com este romance, Amado mergulha no lirismo e amplia as suas
possibilidades narrativas. Em suma, uma obra em que trafega por uma via repleta
de elementos folhetinescos fincados em diversos textos da cultura popular
baiana e brasileira.
Dona
Flor e Seus Dois Maridos (Brasil, 1966)
Autor:
Jorge Amado
Editora:
Companhia das Letras
Páginas:
476.
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