quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Bruno Mars estampa capa da Rolling Stone e fala sobre processo criativo do álbum novo

Bruno Mars passa um tempo sumidinho, mas quando volta tem todas as atenções. Prestes a lançar seu álbum novo, “24K Magic”, ele ganhou a capa da revista Rolling Stone americana, divulgada nesta quarta (2/11). A entrevista ocorreu em julho, em um estúdio fonográfico em Burbank, na Califórnia, onde o cantor estava dando toques finais a algumas faixas novas: “tenho morado nesse cômodo há 18 meses!”.

Na ocasião, ele estava finalizando uma música com Skrillex. O DJ havia produzido, mas Bruno sentia que “faltava algo”. “Ele é um gênio, sua versão é maravilhosa, mas ainda há algo que não está acontecendo para mim. O groove não está certo, ou não estamos fazendo algo no refrão, não sei exatamente o que é. Estou tentando descobrir”.

O perfeccionismo faz sentido. Seu último álbum, lançado em 2012, foi um enorme sucesso, e seu último single, “Uptown Funk”, lhe rendeu certificados de platina, uma segunda apresentação no Super Bowl e mais alguns Grammys.

Estamos em um ponto onde estamos perdendo a cabeça [no estúdio]. Meu engenheiro de som está enlouquecendo, quer me matar. Esse processo é estranho: se sentar nesse lugar frio, tentando fazer músicas”.
Bruno considera “Uptown Funk”, parceria com Mark Ronson, a maior música de sua carreira – em termos de conquistas. Por isso, tem muito cuidado com o que vem a seguir.

Não sei se as pessoas vão gostar. Não sei as rádios vão tocar. Mas o que não quero que aconteça é lançar e dizer ‘caramba, se eu tivesse feito isso e isso, talvez aquilo’”.

Atenção típica de alguém que já tem seis singles no topo da parada, quatro Grammys e 26 milhões de cópias vendidas mundialmente. Para ele, o processo criativo é cada vez mais árduo: “todas as batidas já foram feitas, todas as rimas, todos os acordes. Estou competindo com bilhões de outras músicas. É como ganhar na loteria”.

Para uma de suas faixas inéditas, “Versace On the Floor”, ele criou seis versões diferentes, tentando descobrir a melhor. Bruno mostra para algumas pessoas e avalia as reações. Não quer apenas sorrisos: quer que se movimentem, sejam contagiadas pelas batidas. O lançamento do disco está marcado para o dia 18.