segunda-feira, 25 de abril de 2016

Com “Formation”, Beyoncé chega ao topo do iTunes pela primeira vez em sete anos

Todos os álbuns da Beyoncé foram nº1 nos Estados Unidos. Mas ela não é uma artista de singles, há muito tempo. Ela bomba com vendas de discos e de ingressos para shows, bomba de prêmios, enfim, bomba. Mas o último nº1 dela na parada americana foi com “Single Ladies”, em 2008 – é deste mesmo ano seu último nº1 na lista de vendas do iTunes, por mais incrível que pareça. Mas ela acaba de quebrar esse hiato de sete anos: “Formation”, carro-chefe do álbum “Lemonade”, chegou ao topo do iTunes americano nesta segunda (25/4).

Tem uma explicação para isso. A música mais trabalhada do álbum “4”, de 2011, foi “Run the World (Girls)”, que foi Top 30 na Billboard Hot 100. É uma boa posição, mas não é um “Single Ladies”. Quando saíram os outros singles do disco, os fãs já tinham o disco, então não fazia muito sentido adquirir as faixas avulsas. Já com “Beyoncé”, de 2013, ela lançou todo o disco de surpresa de uma vez, então o foco também não era a venda de singles.

Dessa vez também não é, na verdade. “Formation” ficou dois meses exclusivo do Tidal antes de ser colocado à venda no iTunes. E ele só entrou na loja quando Beyoncé liberou o álbum “Lemonade” inteiro. Não era sequer esperado que o single fosse se sair tão bem em vendas avulsas. Mas, para termos históricos, está aí: a faixa é o mais recente nº1 da popstar no iTunes. “Single Ladies” é passado.