segunda-feira, 18 de abril de 2016

Marisa explica o conceito de 'Coleção', a primeira compilação da discografia

Em breve texto postado na página oficial de Marisa Monte no Facebook, a cantora e compositora carioca explica o conceito que norteia Coleção, primeira compilação da discografia da artista.

Editada pelo selo de Marisa, Phonomotor Records, com distribuição da gravadora Universal Music, a coletânea - cujo título Coleção é o mesmo das compilações do cantor e compositor paraibano Cassiano e do grupo carioca Kid Abelha no mesmo ano de 2000 - chega ao mercado fonográfico em 29 de abril de 2016 com 13 gravações até então dispersas na obra de Marisa. 


Eis o texto escrito e assinado por Marisa Monte sobre a compilação Coleção:

"Durante esses quase 30 anos de carreira, muitas vezes fui convidada para participar de projetos de forma paralela ao meu trabalho solo. São músicas que foram criadas por meio de um estímulo externo ou de uma encomenda para que fizessem parte de projetos como trilhas sonoras de filmes, documentários e duetos.
Essas gravações e as parcerias que elas proporcionaram foram fundamentais na minha trajetória e influenciaram toda a minha produção solo.
Algumas dessas canções fazem parte da obra de outros criadores e outras nunca foram lançadas. Em comum, todas estavam dispersas e pulverizadas.
O processo de seleção foi um mergulho na minha história. Entre as quase 40 músicas que gravei além dos meus álbuns, foi um desafio chegar até essas 13.
Essa coleção me fez buscar e rever todas essas canções para chegar a um conjunto onde elas pudessem fazer sentido e estivessem em um equilíbrio interno. Aproveitei a oportunidade para iluminar canções que talvez tenham passado desapercebidas.
A maioria delas foi mantida exatamente como na versão original. Em algumas, me permiti a liberdade de remixar e adicionar novas vozes. Foi uma escolha pessoal em que utilizei um critério subjetivo, íntimo e emocional.
Essas músicas evocam minhas melhores memórias desse período de três décadas, me fazem perceber a minha brasilidade dentro do mundo e a grandeza e o sentido que a música trouxe para a minha vida".

Marisa Monte