quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

The Cardigans

The Cardigans, banda sueca formada na cidade de Jönköping em 1992 e que tem em sua formação Nina Persson (voz), Lars-Olof Johansson (teclados e guitarras), Peter Svensson (guitarras), Bengt Lagerberg (bateria) e Magnus Sveningsson (baixo).

Dona de um pequeno catálogo cheio de preciosas pérolas melódicas e poéticas, essa é uma das minhas bandas preferidas dos anos 90. Lançaram seis álbuns de estúdio e uma coletânea; o primeiro, ‘Emmerdale’, inicialmente foi lançado somente na Suécia e no Japão (país em que a banda goza de certo sucesso), no ano de 1994, o lançamento mundial só aconteceu em 1997, bem depois de ‘Life’, seu segundo álbum, de1995, que obteve sucesso comercial, alcançando a marca de mais de 1 milhão de discos vendidos.

Após o sucesso de ‘Life’, a banda assinou contrato com a Mercury Records e lançou outro aclamado disco, ‘First Band On The Moon’, no qual está o hit mundial ‘Lovefool’, que também faz parte da trilha sonora do filme Romeo + Juliet. As críticas foram variadas, parte da culpa foi pela escolha de ‘Lovefool’ como single, apesar de não representar o álbum como um todo (de qualquer forma eu adoro a música).


Em 1998 saiu o álbum ‘Gran Turismo’, que marcou a banda com um som mais maduro e introspectivo. Desse álbum saíram hits como ‘My Favorite Game’ (que foi trilha sonora do jogo ‘Gran Turismo 2’ para PlayStation) e ‘Erase/Rewind’. Outra canção também fez parte de uma trilha sonora, dessa vez foi ‘Deuce’, no filme ‘Arquivo X’.

Após a turnê de 'Gran Turismo' a banda entrou em um hiato de quase 5 anos, onde cada integrante foi 'cuidar' de suas coisas. O projeto com maior destaque é ‘A Camp’, de Nina Persson, disco esse que eu considero um dos melhores dessa década.

Em 2003 a banda voltou aos estúdios e lançou o álbum ‘Long Gone Before Daylight’, um disco mais introspectivo e acústico; uma excelente volta, diga-se de passagem! O álbum recebeu platina dupla na Suécia e teve um de seus singles, ‘You're The Storm’, bem executado nas rádios.

Em 2005 foi a vez de ‘Super Extra Gravity’, um disco mais alegre, que foi direto para o 1º lugar das paradas suecas, recebendo disco de ouro no país.

Infelizmente, outro hiato se seguiu após a turnê do álbum, porém, eles resolveram lançar a coletânea ‘Best Of’. O álbum é duplo, sendo o primeiro para os muitos hits da banda, incluindo uma ótima versão de ‘Burning Down The House’, do Talking Heads, em parceria com o cantor Tom Jones (esta música está no álbum do cantor, de 1999, ‘Reload’). O segundo disco traz raridades, demos e lados B, um grande presente para os fãs.

Vale lembrar que o quinto álbum da banda sueca “Long Gone Before Daylight” foi lançado em 2003, mas, há um DVD ‘ao vivo’, disponível no Brasil desde o começo do ano “Live In London”. Ainda não há previsão de lançamento do novo trabalho, mas, acredito que isso não deve demorar muito para acontecer.