sábado, 30 de janeiro de 2016

Pilotado por Baleiro, EP com mornas leva Zizi a belas melodias de além-mar

Título: O mar me leva
Artista: Zizi Possi
Gravadora: Edição independente da artista
Cotação: 7.0

"Onde quer que a vida vá / Tudo é só desilusão / Pelas mãos, o mar me leva / Luz em meio a tanta treva / Flor de sal, minha canção". Repetido sem sentimentalismo pela voz metálica de Zizi Possi, o refrão de O mar me leva - música composta por Zeca Baleiro para o EP de mornas lançado hoje, 29 de janeiro de 2016, pela cantora paulistana - reitera a maestria do canto da artista.

Zizi jamais carrega no drama - mesmo quando a canção que entoa é arrastada por maré sentimental de tristeza. A melancolia está entranhada de forma sutil no canto da bela música que batiza o EP O mar me leva, gravado por Zizi no segundo semestre de 2014 com produção de Zeca Baleiro.

É um disco de mornas, gênero de Cabo Verde que a cantora africana Cesária Évora (1941 - 2011) ajudou a pôr no mapa-múndi musical a partir da década de 1990.

Gravado com músicos portugueses, opção estética que fica evidenciada sobretudo no arranjo fadista da passional composição Coisas do coração, última das quatro músicas do EP, o disco ostenta refinamento condizente com o canto de Zizi.

Além de produzir os quatro fonogramas, Baleiro verteu para o português Odjus fitchádu (Idan Raichel e Mayra Andrade, 2009), música escrita no dialeto criolo e propagada há sete anos pela cantora cubana (de criação cabo-verdiana) Mayra Andrade no álbum Stória, stória... (Sony Music, 2009).

Na gravação de Zizi, Olhos fechados mostra o parentesco distante entre a morna e o samba-canção que brotou no Brasil no fim da década de 1920. Um acordeom faz desabrochar Flor do sol, música que cita as canções marinhas de Dorival Caymmi (1914 - 2008) no verso "Quando o mar quebra na areia".

Flor do sol valoriza este EP em que, conduzida por Baleiro, Zizi é levada a percorrer belos caminhos melódicos e poéticos de músicas de além-mar que reverberam o amor, o lirismo e a melancolia que ligam Brasil, Cabo Verde e Portugal. O mar me leva é disco à altura do histórico fonográfico de Zizi Possi,  cantora que deve álbum de estúdio ao fiel público que mobiliza.