segunda-feira, 30 de maio de 2016

Não leu “Como Eu Era Antes de Você” e quer ver o filme? Esse post é pra você!

Primeiramente, você pode separar os lencinhos: o choro é quase um personagem da trama. Não pense que isso é um spoiler, afinal podemos chorar de alegria ou de tristeza.

Não, não é uma história de John Green e muito menos do Nicholas Sparks. Caso você também não saiba, o filme “Como Eu Era Antes de Você” é adaptação do livro homônimo de Jojo Moyes, escritora britânica.

É um romance daqueles extremamente fofos que vai te prender até o fim, mas isso não é garantia de final feliz. Antes de assistir ao filme, nós recomendados ler o livro. No entanto, como diz o título : “Não leu “Como Eu Era Antes de Você” e quer ver o filme? Esse post é pra você!”.
Tudo o que você precisa saber *versão sem spoilers*:

A protagonista de “Como Eu Era Antes de Você” é Louisa Clark, uma jovem de 26 anos com zero ambições na vida. No filme, ela será interpretada por Emilia Clarke, de “Game of Thrones”.

Louisa, mais conhecida como Lou, será a mocinha e já podemos imaginar que terá um rapaz para rolar um romance, certo?

O dito cujo é Will Trainor, Sam Clafin, de “Jogos Vorazes”, que dará vida a ele, um ricaço de 35 anos extremamente mau-humorado. O motivo? Infelizmente, ele sofreu um acidente que o deixou tetraplégico.

Não pense que vai rolar um romance imediato entre eles. Ela tem um namorado chamado Patrick, vivido por Matthew Lewis, o eterno Neville Longbottom, de “Harry Potter”. Mas ele não é um cara bacana e o relacionamento deles já está passando por problemas.

Além deles, vamos conhecer a mãe de Will, Camilla Traynor. A atriz Janet McTeer, conhecida pelo filme “Albert Nobbs”, vai encarar esse papel. Steve Traynor, o pai dele, também é relevante na história e Charles Dance, o Tywin Lannister, de “Game Of Thrones”, dará vida a ele.

Outra personagem importante é Katrina Clark, irmã de Lou. No filme, ela será interpretada por Jenna Coleman, de “Dr.Who”.

A história tem um foco familiar muito grande, por isso apresentamos os principais personagens que são constituídos pelos membros da família de Lou e Will.

O elenco do filme ainda é composto por Brendan Coyle, como Bernard Clark, pai de Lou; Steve Peacocke será Nathan, cuidador de Will; Vanessa Kirby, como a ex-namorada de Will, Alicia, e Ben Lloyd-Hughes viverá Rupert, melhor amigo de Will, que vai se casar com Alicia.

A construção dos personagens no livro é bem interessante. Quase não temos detalhes físicos e ficamos imaginando pela personalidade de cada um. Eventualmente, você acaba criando uma raiva de alguns deles no caminhar da história.

Louisa é completamente boa e inocente, fazendo com que as pessoas se aproveitem dela. Em sua casa, seus pais e irmã acabam explorando um pouco esse seu lado. Ela tem 26 anos, ainda mora com eles e namora Patrick há sete anos. Está acomodada e não tem a menor perspectiva para mudar sua vida.

Tudo fica diferente quando ela conhece Will – parece clichê, mas ele gera uma ótima mudança. Lou aceita o emprego de cuidadora, pois o café onde ela trabalhava fechou e sua vida financeira não está nada bem. Ela teria que trabalhar com Will por apenas seis meses. O motivo disso, só vendo o filme para saber (ou na versão com spoilers da resenha).


Outro detalhe peculiar: Louisa se veste de forma bem inusitada. Ela adora misturar cores e estampas. Uma característica que mostra como a personagem trouxe cor à vida de Will.

Como eu disse acima, o amor entre Lou e Will não é nada fácil. A princípio, eles vão se odiar. Hahaha! Will era um aclamado advogado, em Londres, e em seu tempo livre aproveitava para a pratica esportes radicais com Alicia, sua namorada.

Após sofrer um acidente de trânsito, ele foi atropelado por uma moto e então é obrigado a passar o resto da sua vida em uma cadeira de rodas, tornando-se uma pessoa infeliz, mau-humorada e bem desagradável – o oposto de Louisa.

A cuidadora vai se esforçar muito – muito mesmo – para tentar ajudar Will, mas ele sempre mostra indiferença à presença dela e faz comentários rudes.

Pela insistência da mãe de Will, Louisa mantém seu emprego e começa a responder Will à altura, cheia de sarcasmo e ignorando seu estado físico. Dessa forma, eles se tornam bons amigos, pois era isso que Will queria, não ser visto como um incapaz.

A relação deles torna a vida de Will mais bonita e ele também ajuda Lou. A garota acomodada passa a abrir os olhos e mudar seus objetivos aos poucos.

Ela aprende muito com Will e nota que ele lhe dá mais atenção que Patrick, seu namorado. Will faz uma análise geral da de Lou e tenta ajudá-la a mudar tudo que a incomoda, enquanto ela faz o mesmo por ele, mostrando que ainda há muito para viver, mesmo no estado que ele se encontra.

Não podemos contar, além disso, mesmo na versão com spoilers não vamos entregar o grande desfecho da história, tá? Do contrário, qual seria a graça?

Não é uma trama feliz, mas é maravilhosa e vai mudar sua perspectiva sobre alguns pontos da vida. Se você está em busca de uma história cheia de felicidade, melhor procurar outro livro e outro filme.

O que você ainda não sabe *versão com spoilers*:

Lou vai terminar com o namorado e Will só vai dar uma ajudinha para esse término acontecer. Ao longo da história, se for bem adaptada como o livro, você vai perceber que o Patrick e a Louisa não tem nada a ver.

E, no fundo, ela está apaixonada por Will e nem sabe. Ele fica se fazendo difícil, mas também está caidinho pela Lou.

O grande problema: ele não se move e, logo, não se acha o suficiente para ela. No entanto, ela não liga pra isso.

Will passa a ter alegria de viver com a presença de Lou, mas isso não é o bastante.

Ele quer tirar sua vida, já que não aceita sua condição física e resta saber se Louisa mudará isso até o limite desse prazo, que são seis meses. Ele deu essa quantidade de tempo para que seus pais aproveitassem de sua companhia. Will já desistiu de viver a muito tempo, a única coisa que despertou algo nele foi Louisa.

Resta saber: Will vai desistir de se matar por Lou ou isso continuará sendo irrelevante mediante sua decisão?