quarta-feira, 25 de maio de 2016

Madonna e Stevie Wonder prestam homenagem a Prince no Billboard Music Awards 2016

O anúncio de que Madonna homenagearia Prince nos Billboard Music Awards causou muita controvérsia, compreensível até certo ponto. Afinal, Prince foi, provavelmente, o maior gênio da música da geração. Madonna tem vários talentos, mas os dons como musicista não estão no topo da lista.

Mas o tributo foi bem melhor do que muitos esperavam. Mais do que qualquer outro astro, ambos definiram a década de 80 e tiveram uma relação amistosa, com algumas colaborações ao longo dos anos e alguns encontros – o mais recente sendo um concerto privado em Paisley Park em outubro do ano passado, com 60 pessoas na plateia, com a maioria da equipe de Madonna, durante a passagem dela por Minnesota com a Rebel Heart Tour.

Apesar de apenas uma canção ter nascido do período colaborativo deles, durante a época do álbum Like A Prayer (Love Song, embora seja a guitarra de Prince que você ouve no início de Like A Prayer), não foi por falta de tentativas: supostamente, há uma versão de LAP produzida por Prince perdida por aí, e Madonna originalmente estaria no filme Graffiti Bridge, um desastre de 1990.

Madonna tinha conhecimento suficiente para buscar um especialista para falar coisas bonitas: Questlove, baterista da banda The Roots, diretor musical do programa The Tonight Show Starring Jimmy Fallon, fã de longa data de Prince, especialista (ele lecionou sobre a música de Prince na Universidade de Nova York) e frequente colaborador. “Todos nós vivemos na terra da música, e a partida dele foi um terremoto”, disse ele, antes de fazer alguns comentários engraçados. “Sempre que ouvirmos um grito, sempre que virmos um terno amarelo com a parte de trás de fora…”.

A introdução completa Let’s Go Crazy, de Prince, tocou conforme as luzes se acendiam sobre um trono roxo de costas para o público. Ele se virou lentamente para revelar Madonna, usando um terno perfeito em homenagem aos que Prince vestiu na turnê Purple Rain Tour, entre 1984 e 85, com uma cruz pendurada no pulso e segurando uma bengala, o que Prince fez nos últimos anos, inclusive na performance no Billboard Music Awards de 2013.

A música primorosamente mudou para Nothing Compares 2 U, que Madonna cantou com o arranjo de Sinead O’Connor, acompanhada por um quarteto de cordas, dois cantores, dois tecladistas e uma máquina de bateria – cantando de forma segura e arrasando em quase todas as notas. As lágrimas eram visíveis nos olhos dela ao fim do primeiro verso.

Ela terminou a canção e daí, em uma surpresa, Stevie Wonder se juntou a ela no palco para Purple Rain. Holofotes roxos cruzaram a arena, com a plateia balançando pulseiras roxas em sincronia com a canção e Wonder liderando um vocal à capella, conforme as câmeras giravam pelo público, mostrando muita gente às lágrimas.

Stevie agradeceu a Madonna, Madonna agradeceu a Stevie e disse: “E, mais do que tudo, obrigada a Prince Rogers Nelson, por tudo o que nos deu”. Foi o fim perfeito a uma linda homenagem.