sexta-feira, 10 de julho de 2015

SPOILERS: Contamos tudo sobre HOMEM-FORMIGA | Veja nossa análise

  

Homem-Formiga é bem divertido. Focado em um personagem não muito popular, o longa dirigido por Peyton Reed proporciona boas piadas, principalmente quando o foco é justamente o nome e o tamanho do herói. Enquanto faremos uma análise mais detalhada em nossa crítica, aqui vamos discutir pontos interessantes do filme, com spoilers, então só continue se realmente quiser saber tudo sobre a trama.

Comparando friamente com Guardiões Da Galáxia, outra grande aposta do estúdio em personagens não tão conhecidos, o filme de Peter Quill (Chris Pratt) ganha com larga vantagem de Homem-Formiga. Agora, isso não quer dizer que o filme do herói diminuto deva ser ignorado. Muito pelo contrário. Além de ser divertido, o longa se encaixa bem no universo cinematográfico da Marvel e revela passagens importantes, não somente para Capitão América 3: Guerra Civil, mas também para outros longas do estúdio da fase 3.

A história acompanha o vigarista Scott Lang (Paul Rudd), que acaba de sair da cadeia e tenta deixar o mundo do crime para cuidar e ser um exemplo para a filha Cassie (Abby Ryder Fortson). Sabendo do histórico criminal do rapaz, Hank Pym (Michael Douglas) o convoca para assumir o traje do Homem-Formiga e proteger sua tecnologia, que corre sérios riscos de cair em mãos erradas.

Além de falar sobre a redenção de Lang, o filme também aborda a tensa relação entre Pym e a filha Hope van Dyne (Evangeline Lilly). Depois de ficar um tempo afastada do pai, a moça quer descobrir a verdade sobre a morte de sua mãe, Janet van Dyne, também conhecida como Vespa.

Sim, esse é um dos pontos mais fortes do filme. Com vários momentos engraçados, é possível se deparar com boas piadas sobre o tamanho do herói. A cena de um dos trailers, do Homem-Formiga brigando com o Jaqueta Amarela em um trenzinho elétrico, é uma das melhores tiradas, assim como uma passagem em que Lang atira o seu maior rival em um repelente eletrônico, que está pendurado no teto de uma casa de estranhos.

E é claro que não podia faltar a presença de Stan Lee. Como sempre, sua aparição arranca boas risadas do público. Agora, ele surge na parte final do filme, durante o flashback de uma das histórias contadas pelo engraçado amigo de Lang, Luis (Michael Peña).

O vilão é construído ao longo da trama e aparece, de fato, na segunda metade do filme. Darren Cross (Corey Stoll) era um dos assistentes de Hank Pym. Dono de uma grande empresa, ele fica obcecado pelas partículas inventadas pelo antigo mentor e tenta descobrir o segredo dessa fórmula secreta, para transformar o Jaqueta Amarela em uma arma poderosa. Infelizmente não vemos Pym assumindo o traje do personagem, como acontece nas histórias em quadrinhos. No entanto, Stoll entrega uma interpretação sólida e se transforma em um oponente perfeito para Lang.

Mesmo a história sendo focada em Scott Lang, o segundo Homem-Formiga dos quadrinhos, o longa não esquece as origens do personagem, já que é possível ver Pym em ação na pele do herói. Em flashbacks, percebemos o cientista lutando em seu famoso traje. O diretor Peyton Reed também se preocupou em colocar de maneira sutil traços da personalidade conturbada do personagem, o que mostra que a obra original não foi totalmente largada.

Outra presença bastante esperada no universo cinematográfico da Marvel é da Vespa. E ela está no filme. Além de ser bastante citada, Janet van Dyne aparece em uma cena, quando Pym finalmente revela para Hope o que realmente aconteceu com a mãe da moça. Em um flashback, é possível ver a heroína (não dá para detectar o rosto da atriz) se sacrificando para salvar o marido.

Foi revelado em um dos comerciais de TV que o Falcão (Anthony Mackie) faria uma participação no longa. Sim, ele realmente está no filme e sua aparição é maior do que muitos possam imaginar. Em uma tentativa de recuperar uma substância para Hank, Lang vai até a sede dos Vingadores como Homem-Formiga e acaba se encontrando com Sam Wilson. Depois de se apresentarem, os dois começam a brigar em seus trajes. Claro que a luta não faz os mesmos estragos do duelo entre Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Hulk (Mark Ruffalo) em Vingadores: Era De Ultron, mas é um dos momentos mais divertidos do filme.

Também vale destacar as pequenas participações de Peggy Carter (Hayley Atwell) e Howard Stark (John Slattery). Os dois aparecem logo na primeira cena do filme, em um diálogo com então jovem Hank Pym, sobre as partículas criadas pelo cientista.

Ao contrário de Era de Ultron, há duas cenas depois dos créditos em Homem-Formiga. A primeira mostra Hank Pym caminhando com Hope até o seu cofre. Antes de abri-lo, o cientista conta para a filha que antigamente estava trabalhando com Janet em um traje para ser usado no futuro. Pois é, ele entrega a roupa da Vespa para a filha, que deve assumir a identidade da heroína nos próximos filmes da Marvel.

Já a segunda cena acontece ao final de todos os créditos e tem a ver com Capitão América: Guerra Civil. Steve Rogers (Chris Evans) e Falcão encontram o Soldado Invernal (Sebastian Stan) em um local remoto, onde o vilão é mantido preso. O personagem de Anthony Mackie pergunta se eles devem chamar Tony Stark e Rogers responde negativamente. Em seguida, Wilson responde dizendo que sabe quem chamar para ajudar, deixando implícito que ele está falando justamente do herói diminuto.

Mesmo não sendo um dos mais épicos do estúdio, Homem-Formiga é um filme importante para o universo cinematográfico da Marvel, pois deixa questões abertas para o futuro e também prepara a entrada de Scott Lang para os Vingadores, que deve ocorrer em Guerra Civil. É visível que o ambiente vai ficar tenso entre Tony Stark e Steve Rogers no próximo longa, que deve estrear em maio de 2016. Do lado de quem Lang vai ficar? Vamos aguardar.