quarta-feira, 22 de julho de 2015

O possível fim da era Bryan Singer e o reboot mais sutil de toda a franquia 'X-Men'

Foi lá no final da década de 90 que a Marvel, A Falida teve de vender os direitos de diversos personagens para vários estúdios de cinema para tentar sair do vermelho. Num verdadeiro leilão, cada produtora pegou o que bem entendeu. E como vocês já sabem, a Fox foi a papa-heróis pegando praticamente todo o universo dos X-Men, além do Quarteto-Fantástico. Mas foi só em 2000 que o primeiro filme dos mutantes nasceu, dando início ao singerverso - termo este que explicarei daqui a pouco.

Com direção de Bryan Singer, "X-Men: O Filme" trouxe um impacto para toda a indústria de cinema. Até aí, ninguém botava fé em filmes de super-heróis, ainda mais com aquela coisa que chamam de filme com o George Clooney e os bat-mamilos. Foi com ele que pudemos ter a quase perfeita trilogia de Sam Raimi para o Homem-Aranha, os prometidos filmes da DC Comics e o gigantesco universo cinematográfico da ingrata da Marvel, que hoje e nos quadrinhos, anda fazendo várias tramoias para ter os direitos de seus personagens de volta.

Impactante ou não, o longa-metragem deu início ao que chamei de singerverso lá em cima. Antes de tudo, já falo que o termo não foi inventado por mim, e vi ele pela primeira vez no YouTube. Enfim, o singerverso seria todo esse universo "criado" por Bryan Singer. Todo bagunçado, mas "criado" por ele. O diretor desde "X1" esteve envolvido em quase todos os filmes da franquia, e quando não era dirigindo, era produzindo. Mas, aparentemente, ele está chegando ao fim. E nós não poderíamos estar mais do que agradecidos.

Tirando o pequeno fanservice em "Primeira Classe", eu (quase todos, na verdade) tinha acreditado que o fim do singerverso havia chegado ali, mas tivemos "Dias de Um Futuro Esquecido", pisando em todas as falsas esperanças. Porém, tudo indica que sua morte está programada com "X-Men: Apocalipse" e "Wolverine 3", com rumores pela rede mundial de computadores e alguns são bem radicais, falando que a Fox planeja rebootar de vez o universo, indo contra o crossover com a nova formação do Quarteto-Fantástico, ao "Deadpool", que até agora não sabemos se é um filme independente ou interligado aos outros, e ao filme "Os Novos Mutantes". Mas será que a Fox realmente está disposta a jogar tudo fora e começar do zero?

A linha cronológica da franquia pode estar toda errada e seu último filme bagunçou ainda mais ela, mas a mesma está gerando um lucro danado e o Bryan Cantor saber muito bem o que faz, apesar de tudo. Vocês queriam o elenco antigo de volta? Ele trouxe. Vocês queriam fidelidade nos trajes dos heróis? Ele está trazendo. E como se não bastasse ele entregar bons filmes, a maioria dos fãs também o adoram, ficaram pê da vida quando ele preferiu "Superman: O Retorno" a "X-Men 3" e clamaram pela sua volta após "X-Men: Primeira Classe", que trouxe um elenco completamente novo e é considerado para muitos e para o blogueiro que vos fala o segundo melhor filme dos alunos do Professor X.

Apesar dos fatores acima contribuírem para que o recomeço não aconteça tão cedo, já outro parece forte suficiente para tal. Temos dois grandes atores da franquia que ~confirmaram~ o fim de suas participações na franquia. Hugh Jackman fala desde sempre que viverá o carcaju apenas mais uma vez, mas parece que agora é verdade e "Wolverine 3" será o seu último filme na pele do personagem-título. Enquanto isso, Jennifer Lawrence, num papo super rápido com a MTV, disse que "Apocalipse" será o seu último filme mutante, mesmo que não descarte a po$$ibilidade de retornar.

Tudo parece confuso, concordo, mas se eu te falar que ambas as ideias (o fim e o recomeço) andam de mãos dadas e tomam até lanche no recreio juntas? Sim, posso estar até um pouquinho louco, mas faz sentido. Como vocês sabem, o novo filme da franquia reintroduzirá Jean Gray, Tempestade, Cyclops e Noturno - além da Jubileu, é claro. Temos nomes promissores e um que deve ter custado um pouco caro com todo o hype da série da HBO. Vocês acreditam que os cinco serão descartados após "Apocalipse"? Seria um investimento muito grande para algo muito pequeno.

O fim do singerverso não significa necessariamente um reboot, e sim apenas ao diretor Bryan Singer abandonando o barco. Assim como um recomeço não significa o fim da era Singer. Mas, com alguns nomes novos no elenco, Hugh Jackman dando adeus ao Wolverine e Jennifer Lawrence ficando nesse vai ou não vai, uma nova trilogia não pode ser descartada. As faces desta terceira geração de mutantes não ficarão apenas em "Apocalipse", e provalmente serão usadas em futuros filmes, trazendo (futuramente) cada vez mais novas identidades aos personagens já conhecidos. O reboot é sutil, quase imperceptível e visual. A gente mal pisca e ele já aconteceu.

ENFIM, falar do futuro da franquia "X-Men" é complicado. Muitos rumores e poucas confirmações. Em time que está ganhando não se mexe, mesmo que os jogadores joguem mal. Sendo assim, Bryan Singer não deve sair tão cedo da franquia, ainda que necessário. O reboot? Ele pode estar acontecendo diante os nossos olhos e nem estamos percebendo. Vai ser gradativo, sendo feito aos poucos. Caso a Fox faça a louca e reboote tudo mesmo, não quero nem tentar relacionar o filme solo do Deadpool, Gambit, o filme dos Novos Mutantes e o provável crossover com o Quarteto com tudo isso.

***