segunda-feira, 6 de julho de 2015

A jornalista Candy Woodall do jornal local PennLive da Pensilvânia, escreveu uma carta aberta a Madonna

Querida Madonna,

Devo-lhe um pedido de desculpas.

Por semanas eu estive pensando em te escrever uma carta aberta aonde, até o momento que eu escrevi, te pedir para mudar.

Seu guarda-roupa, vídeos e palavras ligadas a sua turnê "Rebel Heart" que têm atraído críticas negativas, e eu quase me juntei a maioria.

Eu confesso que cresci com sua música. Desde vestir luvas de renda quando eu tinha 5 anos de idade até agora quando escuto suas músicas enquanto danço com os amigos, sua voz tem sido bem representada na trilha sonora da minha vida. Mas como eu cresci e você aparentemente não? Você é 22 anos mais velha do que eu. Isso não parece ser um negócio tão grande quando eu tinha 5 anos e você tinha 27. Então, de alguma forma, eu cheguei aos 34 anos e você chegou aos 56, e eu só queria dar-lhe um abraço e dizer: "Então, talvez você devesse colocar suas meias arrastão sob uma saia lápis". Eu estava errada.

Você fez uma carreira chocando com sucessos como: "Like a Virgin", "Papa Don't Preach", "Like a Prayer", "Erotica", "Justify My Love", para não mencionar todos os relacionamentos que você já teve.

Todas essas músicas chegaram ao topo das paradas.

E os fãs estão pagando mais este ano para vê-la na turnê Rebel Heart do que eles fizeram há três anos. Rolling Stone chamou você e sua arte de "uma extravagância provocante."

Você fez manchetes por várias outras coisas também: o beijo com Britney Spears, dizendo que queria ir a um encontro com Drake e ao cair do palco durante o último Brit Awards. E essas são apenas algumas coisas que você fez nessa década.

Há uma abundância de coisas dos anos 80 e 90 que provam que você estava travando uma guerra contra o racismo, o sexismo, crimes de ódio e intolerância muito antes de os ouvintes tiveram a coragem de se levantar contra você.

Você tem uma história de provar que se alguém na sala estiver desconfortável, não vai ser você.

E eu amo isso em você.

Eu ainda acredito que um pouco de discrição caia bem, mas eu amo que alguém como você esteja lá fora.

Eu amo que você aos 56 anos, é muito corajosa e não tem medo de aparecer no Grammy Awards com mulheres 30 anos mais novas do que você.

Me parece que a sua mais recente guerra é contra o sexismo e o preconceito etário - e justamente por isso. Ninguém faz alarde quando um astro do rock de 56 anos namora uma mulher de 20 anos de idade. Não apenas é aceito, como se espera por isso.

Mas você é uma mulher de 56 anos de idade nos Estados Unidos. Isso significa que você não pode namorar alguém tão jovem como Drake, que tem 28 anos. Ninguém escreve sobre como os Rolling Stones, Keith Richards e Mick Jagger ambos com 71 anos, por ainda vestirem apertadas calças de couro - e, realmente, quem é que vai dizer-lhes que não devem usar? Mas você é uma mulher de 56 anos de idade nos Estados Unidos. Isso significa que o que veste sempre será alvo de críticas pesadas.

Isso significa que por ser mãe de quatro filhos, você não pode ser sexual.

Isso significa que não importa se você construiu 10 escolas no Malawi.

Significa que Piers Morgan pode dizer: "Quando Madonna caiu no palco, foi a maneira de Deus dizer que você é velha demais para dançar como uma prostituta." (Mas eu não me preocuparia com o Sr. Morgan. Ele sobreviveu por pouco tempo no ar na CNN.)

Isso significa que homens de meia-idade e mães suburbanas te julgam e dizem: "Caia fora. Está mostrando sua idade."

E eu amo o fato de você continuar dizendo "Não".

Você não será silenciada. Isso não é um golpe. Isso é quem você é. Isso é o que você sempre foi.

Você é a mulher que fez uma paródia do vestido de casamento, fez o sutiã de cone famoso e nos ensinou Vogue. Claro que você está vestindo meias arrastão e tangas em público aos 56. Eu não vou estar fazendo isso, mas estou feliz por você estar.

Então, para alterar o meu erro anterior ao julgá-la, deixe-me oferecer minhas sinceras desculpas por tentar fazer você se encaixar em uma percepção severamente ultrapassada.

Não pare agora, Madonna. Está mostrando o seu melhor.


Com amor,

Candy