quinta-feira, 9 de julho de 2015

Israelense é preso por invadir computador de Madonna

Um ex-participante da versão israelense do programa “American idol” foi preso por 14 meses nesta quinta-feira. O motivo? Ele invadiu computadores de cantores, entre eles Madonna, que se queixou do vazamento de faixas ainda não finalizadas de seu álbum mais recente.

Adi Lederman fez um acordo e confessou os delitos de invasão de computadores e violação de privacidade e de direitos autorais, declarou o Tribunal da Magistratura de Tel Aviv, citando Madonna como uma das vítimas. O processo, no entanto, não especifica que ele foi responsável pelo vazamento das canções. Lederman ainda recebeu uma multa equivalente a US$ 4 mil.

A facilidade com que crimes como este podem ser cometidos por aqueles que têm habilidade na área, como o acusado, exige uma reação punitiva adequada que passe uma mensagem inflexível e desenstimulante”, disse a corte em um comunicado.

Lederman, de 39 anos, foi preso em janeiro depois de uma investigação que teve ajuda da Polícia Federal dos EUA, o FBI. A polícia afirmou que ele é suspeito de vender canções que roubou através das invasões virtuais.

Em dezembro, faixas incompletas do disco “Rebel Heart”, de Madonna, foram vazadas antes do lançamento oficial. Madonna disse que o crime foi “uma invasão da minha vida – criativa, profissional e pessoalmente (e que) se tornou uma experiência profundamente devastadora e dolorosa”.

Lederman participou do programa de calouros israelense “A star is born”, mas foi eliminado. A declaração do tribunal, emitida nesta quinta-feira, afirmou que ele tem problemas de saúde que mitigaram sua pena.