quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Quem você acha que vai bombar no mundo da música em 2017?

2016 não foi fácil pra ninguém, mas tivemos ótimos lançamentos no mundo pop: Lady Gaga, Beyonce, Rihanna, Fifth Harmony, Ariana Grande, The Weeknd, DNCE, Britney Spears. A crise política e instabilidade econômica devem prosseguir na próxima temporada, mas a vida não será tão árdua, pois contaremos com boas novidades chegando para os nossos ouvidos. The XX, Tinie Tempah, Fergie, Iggy Azalea, Major Lazer, Zara Larsson, Nelly Furtado, Charli XCX, Kelly Clarkson, John Mayer, Thirty Seconds to Mars e muito mais.


Nelly Furtado estourou há 16 anos com um hit chamado ‘I’m Like a Bird’ e permanece no mercado fazendo shows e soltando alguns disquinhos de vez em quando. A guria já liberou capa, data e lista das músicas do seu novo disco, The Ride. A produção ficou sob a batuta de John Congleton, que toca numa banda indie chamada The Paper Chase e ostenta um Grammy em sua prateleira de casa. Será que ela vai conseguir emplacar algum hit tão forte como a música dos passarinhos?

Se aqui no Brasil, o Dennis DJ é o cara para fazer remixes do jeito que o povão gosta, Major Lazer cumpre com esta função em bandas estrangeiras. Após o estrondoso sucesso de “Peace is the Mission”, que tinha o hit ‘Lean On’ (a.k.a uma das músicas mais ouvidas na história do Spotify), o grupo de Diplo, Jillionaire e Walshy Fire pretende acertar novamente. O time convocado para dar vida aos beats trabalhados em música eletrônica, ragga, trap e house é de primeira linha: Camila Cabello, Nicki Minaj, Usher, The Weeknd e Gwen Stefani. O primeiro single deste trabalho foi a música Cold Water, um dos maiores sucessos de 2016. Estouro.

Ela ganhou o primeiro American Idol e ainda é um dos nomes mais relevantes do reality show. Se bem que os últimos discos dela não foram tão bem nas paradas, mas a Kelly Clarkson é um nome queridinho no mercado fonográfico. Ela quebrou um contrato de quinze anos com a sua antiga gravadora e, em entrevistas e redes sociais, contou que está feliz a beça para fazer mais músicas do seu jeito. A nova fase de Clarkson pretende ser meio soul e é massa que ela tem voz de sobra para bancar este estilo.

O último disco do John Mayer, “Paradise Valley”, foi lançado há quase quatro anos e os fãs estão com saudades. Neste intervalo, o cantor aproveitou para produzir trabalhos de amigos, fazer alguma pontinha em alguma faixa e participar de programas de rádio como o Live Lounge, da BBC, para tocar covers. Acho muito bacana o John Mayer bombar da maneira que bomba. Ele tem letras espertas, emplaca refrões grudentos e é virtuoso com a sua guitarra.


Entre “Monkey Business” e “The END”, a Fergie decidiu se aventurar em carreira solo e deu MUITO certo. Trocar por um tempo a estrutura sólida do Black Eyed Peas parecia ser algo muito arriscado, pois, afinal, o grupo estava indo bem das pernas desde o final dos anos 90. Fergie acertou muito com “The Dutchess”. O trabalho era uma salada de ritmos: reggae, rock, R&B, romântico, mas tudo convergia em pop. ‘Fergalicious’, ‘Clumsy’, ‘London Bridge’, ‘Here I Come’ foram grandes hits, mas nada comparado ao hino ‘Big Girls Don’ Cry’. Pelo que ela entregou em ‘M.I.L.F.$’ e ‘Life Goes On’, “Double Dutchess” será muito pesado.

Por último e, não menos importante, eu separei o nome do James Blunt. O cantor britânico se alojou na cabeça de uma boa parte da humanidade em 2005, quando a música ‘You Are Beautiful’ foi lançada. Muita gente odiou e ela foi considerada a pior música de todos os tempos por algumas publicações mundo afora. O cantor poderia ficar abalado e ficar malzaço com os haters espalhados por ai, mas não. Sempre brincou com a recepção que a sua música teve e mandou uma mensagem enigmática em seu twitter neste mês: “Se você achou que 2016 fui ruim – Eu vou lançar um álbum em 2017″.

O que você acha que vai bombar na próxima temporada?