quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

10 anos de “Back to Basics” da Christina Aguilera

O quinto disco da carreira de Christina Aguilera, “Back to Basics”, fez 10 anos em agosto de 2016 (dentre os álbuns estamos contando também “Mi Reflejo” e “My Kind of Christmas”). Esse é um dos trabalhos mais incríveis da cantora e fica aqui nossa homenagem.

Em 2006, Christina Aguilera estreou um de seus dos melhores álbuns, que é uma mistura de pop com jazz. Composto por 22 faixas, “Back to Basics” é um trabalho lindo.

Inspirado em músicas da década de 20 e 40. Aguilera adotou um alter ego na época que o disco foi lançado, o de Baby Jane, compondo uma antiga estrela de cinema, com referências a Bette Davis, Marlene Dietrich e Marilyn Monroe.

Muito diferente do trabalho anterior, “Stripped”, essa é uma fase mais mulher da cantora. “Back to Basics” é divido em dois discos, o primeiro tem elementos do blues, jazz com um toque moderno. Já na segunda parte, o álbum mostra o lado mais pop de Aguilera.
Como a música “Ain’t No Other Man” que nos transporta para um clube de jazz nos anos 30. Clipe impecável, figurino incrível e a Christina que a gente ama.


Trazendo um estilo bem retrô, a cantora “volta ao básico” no disco e faz bonito! Os singles de “Back to Basics” foram só três: “Ain’t No Other Man”, “Hurt” e “Candyman” – ficamos com gostinho de quero mais!

É possível perceber referências a Billie Holiday, Marvin Gaye e Etta James no disco.

Back To Basics” vendeu mais de 6,5 milhões de cópias no mundo todo e ficou em primeiro lugar nas paradas de diversos países. O disco rendeu a Christina o Grammy de Melhor Performance Pop Vocal Feminina com “Ain’t No Other Man”.

O álbum também recebeu indicação também ao Grammy de “Melhor Álbum Pop” e o single “Candyman” também foi indicado na categoria “Melhor Performance Pop Vocal Feminina”.

Falando em “Candyman”, a música é maravilhosa, bem animada e dançante. No clipe, Christina está vestida de pin-up, bem anos 40, e aparece cantando para soldados.


Outra ótima faixa do disco é “Hurt”, que também ganhou clipe. O vídeo é tocante e inspirado nos antigos circos dos Estados Unidos.


Como se todo o disco não fosse incrível, as apresentações da turnê “Back to Basics” são lindas, tão lindas que viraram o DVD “Back to Basics: Live and Down Under”.

Confira abaixo o live de “Oh Mother”:

Outros grandes momentos do trabalho foram apresentações em premiações. No VMA, de 2006, Aguilera trouxe todo seu poder vocal para o single “Hurt”, que deixa qualquer um emocionado.


Ela também arrasou com “Candyman” no evento Fashion Rocks 2006. Christina Aguilera apareceu vestida de marinheira, acompanhada de suas dançarinas pin-ups!


Confira a lista de músicas do álbum:

Disco 1
01. Intro (Back To Basics)
02. Makes Me Wanna Pray featuring Steve Winwood
03. Back In The Day
04. Ain´t No Other Man
05. Understand
06. Slow Down Baby
07. Oh Mother
08. F.U.S.S. (Interlude)
09. On Our Way
10. Without You
11. Still Dirrty
12. Here To Stay
13. Thank You (Dedication To Fans…)

Disco 2
01. Enter The Circus
02. Welcome
03. Candyman
04. Nasty Naughty Boy
05. I Got Trouble
06. Hurt
07. Mercy On Me
08. Save Me From Myself
09. The Right Man
Back to Basics” foi lançado em 14 de agosto de 2006. Depois desse disco, a cantora lançou “Bionic (2010)” e “Lotus (2012)”, mas nenhum deles fez muito sucesso.

Estamos ansiosos por um novo trabalho de Christina Aguilera!