Lançado
mundialmente em 5 de dezembro de 2006, The
Sweet Escape completa, hoje, 10 anos. É o segundo disco solo da cantora,
compositora, estilista e atriz norte-americana, Gwen Stefani. Após o grande sucesso do álbum Love.Angel.Music.Baby, a cantora afirmou que não desejava lançar um
segundo disco solo, contudo, canções maravilhosas haviam sido deixadas de fora
do primeiro e, após o amigo e produtor Pharrell
Williams convencê-la, eles decidiram gravar mais um CD. Algumas músicas
como Wind It Up e Orange County Girl puderam ser ouvidas
antes, na Harajuku Lovers Tour e
durante os desfiles de moda da linha de roupas LAMB, em 2006. O álbum recebeu críticas mistas, com uma média de 58
no Metacritic.
Ainda
assim, The Sweet Escape já vendeu
mais de 4 milhões de cópias mundialmente.
A capa
do álbum foi produzida pela fotógrafa Jill
Greenberg. O conceito que atraiu Gwen fazia parte de uma série de imagens
promocionais realizadas por Greenberg, inspirada por sua exposição anterior.
Para criar a obra, a fotógrafa entregava pirulitos para crianças, mas os pegava
de volta após algum tempo, provocando explosões emocionais nos pequenos
modelos. Jill usou as imagens como representação da política americana e sua
sociedade. Stefani comentou, “Eu só
pensei, ‘Isso é bonito’. Toda criança chora. Outras pessoas reagiram como, ‘Ah,
meu Deus. Isso é tão perturbador’, ou ‘Isso é tão triste.’ Eu acho que é isso
que a arte representa. Ela tem que fazer você pensar”.
O
visual de Gwen foi inspirado por Elvira
Hancock, uma personagem interpretada por Michelle Pfeiffer no filme Scarface
em 1983.
O
carro-chefe do disco, Wind It Up, foi
lançado no final de outubro de 2006 nos Estados Unidos e em dezembro
mundialmente. O single alcançou sucesso moderado nos EUA, atingindo a posição
de número 6 na Billboard Hot 100. No
Reino Unido, seu peak foi na 3ª posição, além de diversos “Top 10″ ao redor do
mundo. No entanto, a canção foi mal recebida pela crítica especializada,
chamada de esquisita e exagerada por alguns críticos. Wind It Up apresenta referências ao filme A Noviça Rebelde (o favorito de Stefani) tanto no videoclipe quanto
na própria música, que possui o icônico canto tirolês interpolado em seus
versos.
Lançada
em 19 de dezembro, a faixa-título do disco se tornou um grande sucesso,
dominando as paradas musicais e as rádios em 2007. Nos EUA, alcançou a 2ª
posição na Billboard Hot 100, assim
como no Reino Unido, Noruega e Austrália. A música apareceu no top 3 na Year
End Chart da Billboard e vendeu mais de 3 milhões de cópias apenas nos Estados
Unidos. Inicialmente, Gwen não queria colaborar com Akon, mas após um incentivo da gravadora e de pessoas próximas a
ela, a cantora finalmente cedeu. The
Sweet Escape, que foi escrita em apenas 10 minutos por Akon e Stefani, recebeu críticas positivas e foi considerada um “hino de verão.” A canção também recebeu
uma indicação ao Grammy na categoria “Melhor Colaboração de Pop“.
4 In The Morning foi lançada como o 3º single do disco. Apesar de não
alcançar o sucesso de seu antecessor, a canção conseguiu chegar no Top 10 das
paradas musicais da Austrália, Polônia, Russia, Romênia, Bélgica e Nova
Zelândia, além de conseguir a 9ª posição no United World Chart, parada musical que mede o desempenho de canções
a nível mundial. O single recebeu críticas positivas na maior parte das reviews
e foi comparado diversas vezes com trabalhos de Madonna, como disse Gary
Graff em sua resenha para a Billboard:
”De Madonna à Stefani, a reverência
continua intacta”.
Em
parceria com Damian Marley, Now That You Got It foi lançada como
quarto single do álbum em agosto de 2007. Apesar do fraco desempenho comercial,
a música recebeu críticas positivas, chamada de descontraída, contagiante e
“música do verão”. O clipe foi filmado em Porto Rico e na Jamaica durante a
passagem de Stefani nos locais com a The
Sweet Escape Tour. Ele foca nos temas de praia, festa e verão, além de
contar com a participação de Marley no vídeo.
Early Winter foi lançado como o 5º e último single do álbum em
Janeiro de 2008, apenas na Europa. Elogiada pelos críticos, que deram destaque
principalmente aos vocais de Gwen e ao seu apelo emocional, a canção teve sucesso
moderado nos charts e atingiu o Top 10 das paradas musicais na Alemanha,
Bélgica e Eslováquia. O videoclipe foi gravado em duas cidades europeias,
também durante a passagem da The Sweet
Escape Tour, em Milão, Itália (nas cenas da igreja e do hotel) e em
Budapeste, Hungria, (nas cenas da estação de Trem).
The Sweet Escape Tour foi a segunda turnê em carreira solo da cantora e também
a primeira mundial (solo). Ela contou com 98 datas ao todo, passando pela
América do Norte, Europa, Oceania, Ásia e América do Sul para apenas um show na
cidade de Bogotá, na Colômbia, com mais de 30 mil pessoas presentes. A turnê
teve como apresentações de abertura os cantores Akon e Sean Kingston, a
banda One Republic, entre outros,
além da participação surpresa de Shirley
Manson em um dos shows. A setlist foi composta por canções de seus dois
álbuns solo, Love.Angel.Music.Baby e
The Sweet Escape, além de hits da
banda No Doubt, liderada por Gwen.
Nos
EUA, foram 53 shows com ingressos esgotados de 55 datas, tornando a The Sweet Escape Tour em uma das mais
rentáveis turnês de 2007. Mundialmente, ela lucrou mais de 50 milhões de
dólares.