terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Especial: 10 Anos de “The Sweet Escape”!

 
Lançado mundialmente em 5 de dezembro de 2006, The Sweet Escape completa, hoje, 10 anos. É o segundo disco solo da cantora, compositora, estilista e atriz norte-americana, Gwen Stefani. Após o grande sucesso do álbum Love.Angel.Music.Baby, a cantora afirmou que não desejava lançar um segundo disco solo, contudo, canções maravilhosas haviam sido deixadas de fora do primeiro e, após o amigo e produtor Pharrell Williams convencê-la, eles decidiram gravar mais um CD. Algumas músicas como Wind It Up e Orange County Girl puderam ser ouvidas antes, na Harajuku Lovers Tour e durante os desfiles de moda da linha de roupas LAMB, em 2006. O álbum recebeu críticas mistas, com uma média de 58 no Metacritic.

Ainda assim, The Sweet Escape já vendeu mais de 4 milhões de cópias mundialmente.

A capa do álbum foi produzida pela fotógrafa Jill Greenberg. O conceito que atraiu Gwen fazia parte de uma série de imagens promocionais realizadas por Greenberg, inspirada por sua exposição anterior. Para criar a obra, a fotógrafa entregava pirulitos para crianças, mas os pegava de volta após algum tempo, provocando explosões emocionais nos pequenos modelos. Jill usou as imagens como representação da política americana e sua sociedade. Stefani comentou, “Eu só pensei, ‘Isso é bonito’. Toda criança chora. Outras pessoas reagiram como, ‘Ah, meu Deus. Isso é tão perturbador’, ou ‘Isso é tão triste.’ Eu acho que é isso que a arte representa. Ela tem que fazer você pensar”.
O visual de Gwen foi inspirado por Elvira Hancock, uma personagem interpretada por Michelle Pfeiffer no filme Scarface em 1983.

O carro-chefe do disco, Wind It Up, foi lançado no final de outubro de 2006 nos Estados Unidos e em dezembro mundialmente. O single alcançou sucesso moderado nos EUA, atingindo a posição de número 6 na Billboard Hot 100. No Reino Unido, seu peak foi na 3ª posição, além de diversos “Top 10″ ao redor do mundo. No entanto, a canção foi mal recebida pela crítica especializada, chamada de esquisita e exagerada por alguns críticos. Wind It Up apresenta referências ao filme A Noviça Rebelde (o favorito de Stefani) tanto no videoclipe quanto na própria música, que possui o icônico canto tirolês interpolado em seus versos.

Lançada em 19 de dezembro, a faixa-título do disco se tornou um grande sucesso, dominando as paradas musicais e as rádios em 2007. Nos EUA, alcançou a 2ª posição na Billboard Hot 100, assim como no Reino Unido, Noruega e Austrália. A música apareceu no top 3 na Year End Chart da Billboard e vendeu mais de 3 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. Inicialmente, Gwen não queria colaborar com Akon, mas após um incentivo da gravadora e de pessoas próximas a ela, a cantora finalmente cedeu. The Sweet Escape, que foi escrita em apenas 10 minutos por Akon e Stefani, recebeu críticas positivas e foi considerada um “hino de verão.” A canção também recebeu uma indicação ao Grammy na categoria “Melhor Colaboração de Pop“.

4 In The Morning foi lançada como o 3º single do disco. Apesar de não alcançar o sucesso de seu antecessor, a canção conseguiu chegar no Top 10 das paradas musicais da Austrália, Polônia, Russia, Romênia, Bélgica e Nova Zelândia, além de conseguir a 9ª posição no United World Chart, parada musical que mede o desempenho de canções a nível mundial. O single recebeu críticas positivas na maior parte das reviews e foi comparado diversas vezes com trabalhos de Madonna, como disse Gary Graff em sua resenha para a Billboard: ”De Madonna à Stefani, a reverência continua intacta”.

Em parceria com Damian Marley, Now That You Got It foi lançada como quarto single do álbum em agosto de 2007. Apesar do fraco desempenho comercial, a música recebeu críticas positivas, chamada de descontraída, contagiante e “música do verão”. O clipe foi filmado em Porto Rico e na Jamaica durante a passagem de Stefani nos locais com a The Sweet Escape Tour. Ele foca nos temas de praia, festa e verão, além de contar com a participação de Marley no vídeo.

Early Winter foi lançado como o 5º e último single do álbum em Janeiro de 2008, apenas na Europa. Elogiada pelos críticos, que deram destaque principalmente aos vocais de Gwen e ao seu apelo emocional, a canção teve sucesso moderado nos charts e atingiu o Top 10 das paradas musicais na Alemanha, Bélgica e Eslováquia. O videoclipe foi gravado em duas cidades europeias, também durante a passagem da The Sweet Escape Tour, em Milão, Itália (nas cenas da igreja e do hotel) e em Budapeste, Hungria, (nas cenas da estação de Trem).
The Sweet Escape Tour foi a segunda turnê em carreira solo da cantora e também a primeira mundial (solo). Ela contou com 98 datas ao todo, passando pela América do Norte, Europa, Oceania, Ásia e América do Sul para apenas um show na cidade de Bogotá, na Colômbia, com mais de 30 mil pessoas presentes. A turnê teve como apresentações de abertura os cantores Akon e Sean Kingston, a banda One Republic, entre outros, além da participação surpresa de Shirley Manson em um dos shows. A setlist foi composta por canções de seus dois álbuns solo, Love.Angel.Music.Baby e The Sweet Escape, além de hits da banda No Doubt, liderada por Gwen.

Nos EUA, foram 53 shows com ingressos esgotados de 55 datas, tornando a The Sweet Escape Tour em uma das mais rentáveis turnês de 2007. Mundialmente, ela lucrou mais de 50 milhões de dólares.