segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O que achamos de... ‘PARA MAIORES’


Eu já tinha tentado ver Para Maiores nos cinemas, mas por problemas técnicos (o som não funcionou), eu acabei vendo outro filme na épóca. Felizmente, comprei uma cópia e pude vê-lo na tranquilidade de meu quarto, coisa que muita gente não suportou, já que se trata mesmo de um filme feito para insultar quem não aguenta grosseria.

Humor grosseiro é o que não falta no longa, que se compõe de vários pequenos curtas dirigidos por vários cineastas, entre eles, Peter Farrelly (Quem Vai Ficar com Mary?, 1998), uma das principais mentes diabólicas por trás desse filme que conseguiu trazer um super-elenco de astros e estrelas de Hollywood. Além de Farrelly, outros nomes conhecidos entre os diretores está James Gunn (de Super, 2010), a atriz Elizabeth Banks, que participa de um dos melhores segmentos, Brett Ratner (de X-Men – O Confronto Final, 2006), Griffin Dunne (de Da Magia à Sedução, 1998), entre outros.
O super-elenco que aparece no cartaz horrível tem Kate Winslet, Naomi Watts, Elizabeth Banks, Emma Stone, Gerard Butler, Chloë Grace Moretz, Hugh Jackman, Anna Faris, Kristen Bell, Halle Berry, Richard Gere, Christopher Mintz-Plasse, Uma Thurman, Justin Long, Jason Sudeikis, Kate Bosworth, Seann William Scott, Liev Schreiber, Kieran Culkin, Terrence Howard, Johnny Knoxville, Tony Shalhoub, Chris Pratt, entre outros rostos que podem ser reconhecidos. Conta-se que o elenco fugiu em peso da pré-estreia do filme nos Estados Unidos.

Mas o que há de mais neste Para Maiores? Como é um filme em segmentos, eles arrumaram uma historinha para juntar as partes soltas. Uma historinha bem boba, mas que até que funciona razoavelmente bem. O primeiro segmento conta com Kate Winslet e Hugh Jackman em um primeiro encontro. O que ela não sabia é que ele tem testículos em seu pescoço. E o filme explora bastante o fato, chegando a ser bem engraçado no final. Também se destaca o segmento com a Halle Berry, que não por coincidência também é sobre um encontro amoroso. Mostra até que ponto o jogo “verdade ou consequência” pode chegar.
Outro destaque do filme é a história dos garotos que ficam totalmente desesperados quando a garota vivida por Chloë Grace Moretz tem sua primeira menstruação na casa deles, enquanto espera o seu pai. Difícil não rir da situação e mesmo da interpretação dos garotos, digna de aplausos. Mais um momento memorável do filme: Anna Faris confessa que quer que seu namorado faça cocô nela. O cara, ajudado por um dos amigos, se esforça para dar o seu melhor. O resultado é impagável.

Como é natural, alguns segmentos são bem mais fracos que os outros. O que mostra o Batman (Jason Sudeikis) zoando do Robin (Justin Long) num desses encontros rápidos (speed dating) que aparecem em filmes e séries estadunidenses até tem os seus bons momentos, mas não chega a ser realmente bom. Destacaria, finalmente, o último, pós-créditos, com Elizabeth Banks às voltas com um gato (em desenho animado) muito do sacana (pode ampliar o máximo possível esse adjetivo).
E por mais que o número de pessoas que saia reclamando do filme seja enorme, como pude comprovar ao final da sessão, há que se dar o crédito à coragem de seus realizadores. No fim das contas, o saldo é mais positivo do que negativo. Isto é, se você não se sentir ofendido ou achar que humor escatológico, quando feito com criatividade, é algo a ser totalmente descartado.



NOTA FINAL
★★