Steve
Bartels, o CEO da
gravadora Def Jam, conversou com a revista Billboard sobre o fracasso do álbum
“Me. I Am Mariah… The Elusive Chanteuse”.
O disco, que não vendeu muito, é considerado pela indústria como um dos mais
subestimados do ano. “Às vezes um artista
– e, no caso da Mariah, um artista com quem trabalho há dez anos – faz um álbum
maravilhoso que não se conecta com o público”, ele explicou. “Claro que isso é decepcionante, mas seria
impossível apontar apenas uma razão”.
Lançado
em maio, o disco vendeu apenas 58 mil cópias nos EUA na primeira semana – o
número mais baixo da carreira da cantora desde que a Nielsen SoundScan começou
a analisar o mercado, e 1991. O álbum ficou na Billboard 200 por apenas oito
semanas, em queda livre, totalizando cerca de 103 mil unidades vendidas. O
número é muito baixo, e a maioria dos artistas pop vende mais que isso só na
semana de lançamento.
Mas Bartles
releva. Ele ressalta que Mariah Carey
já é um ícone, e que vendeu milhões e mais milhões ao longo de sua carreira. “Eu desfrutei de um sucesso incrível com ela
e muitos desses singles e álbuns de sucesso fizeram a história da Billboard.
Esse último esforço simplesmente não seguiu esse caminho”.