quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Interview with... Matheus Mindêlo | Por krisna Aquino


O já consagrado samba da
Comunidade das Rocas acontece mais uma vez esse final de semana! No sábado dia 01 de Novembro, uma das baladas mais democráticas e animadas de Natal! A festa começa às 16h, na Travessa Das Donzelas - Vila Ferroviária das Rocas. A animação ficará por conta do Samba D'Mestre, Novo Grito, Bateria de Escola de Samba, Samba Preto no Branco, Bagadão e convidados.
Já fui a várias edições do Samba das Rocas, que está cada vez mais animado, organizado e nunca perdeu o sentido da ação social, pois a entrada é uma lata de leite em pó, que serão doados a instituições de caridade (Hospital Infantil Varela Santiago, Lar da Vovozinha e Juvino Barreto, entre outras).
Para explicar para vocês mais um pouco desta festa maravilhosa, entrevistei Matheus Mindêlo, um dos idealizadores do projeto.

Krisna – Matheus, Como surgiu a ideia maravilhosa de fazer um samba na Comunidade da Rocas?
MM - Tudo começou quando meu parceiro, amigo e hoje sócio Tiago da Hora, me convidou para um Samba no Gallu´s Bar(Rua das Donzelas), me lembro como se fosse hoje a forma bacana e cordial como fomos recebidos. Como um lugar pequeno poderia caber tanta gente festejando a vida e um bom Samba de Raiz...me apaixonei pelo ambiente, pessoas e a música. Estou falando de 10 anos atrás, e daí em diante não paramos mais, o Samba foi pra RUA(das Donzelas, onde só mora gente boa e da melhor qualidade) ganhou corpo e mais adeptos e nos dias atuais a "cidade inteira" desçe pra curtir com muita paz e alegria, o nosso Samba da Comunidade das Rocas, todos juntos e misturados!
Krisna – Você acha que essa ideia levou o público de Natal a conhecer um pouco da comunidade e das escolas de samba (Ex: Balanço do Morro)?
MM - Com certeza, o preconceito era maior e ainda sofremos um pouco com isso, mas quando as pessoas que não conhecem pisam no chão da Comunidade, elas se sentem felizes e na certeza que irão curtir uma grande festa. O público em geral passou a respeitar mais a comunidade e apreciar com muito carinho as escolas de Samba(Balanço do Morro, Malandros do Samba e Em Cima da Hora). Hoje vc já vê por exemplo a bateria da Balanço do Morro em casamentos e outros eventos da cidade. Mas isso é um pilar que estamos construindo juntos, por que os grandes bambas e sambistas das Rocas já vem trabalhando há muito tempo para isso acontecer. Tenho um enorme respeito por tudo que já ouvi do mestre Lucarino e Agarci dos Santos e do convívio de hoje com Debinha, Eri, Rogerinho... Entre outros bambas.

Krisna – Quantas edições já são da festa?

MM - Olha só, fui a primeira vez lá em 2004, mas de fato começamos o Samba das Rocas em 2008, quando a roda de Samba ainda era na calçada e eu descia pra lá com uns 15 amigos, estamos falando aproximadamente de umas 14 edições. Hoje em dia a festa faz parte do calendário de eventos da cidade e por isso recebemos todos que passam por lá de braços abertos.
Krisna – Qual expectativa para sábado?
MM - A expectativa é a melhor possível, os nossos amigos e admiradores do bom Samba já confirmaram presença, então, teremos de fato um grande encontro da paz com o povo, do povo com o Samba, e do Samba com a alegria de cada um. Fazer um Samba nesse nível e lugar é um motivo de orgulho. #Tamujunto
Desde já agradeço a atenção e sábado nos encontraremos lá com toda essa energia boa que essa festa tem! Muito sucesso! ;)