quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Interview with... Roberta Freire

PontoZzero tem o prazer de entrevista a enfermeira baiana/potiguar Roberta Freire. Dispensamos as apresentações, pois sua entrevista já diz tudo!

Ponto Zzero: Fale um pouco sobre o curso que você fez. Quando e onde se formou em Enfermagem? Você recomendaria esse curso para as outras pessoas?
Me formei em 2013 pela Universidade Potiguar (UNP) e em outubro de 2016 conclui minha especialização em Urgência e Emergência Pré-Hospitalar e Hospitalar na Estácio Natal. A Enfermagem nos oferece muitas possibilidades de atuação e é uma profissão linda para quem gosta do ato de cuidar, pois cuidamos das necessidades humanas quando as pessoas se mostram mais vulneráveis. Trabalhamos muito nos dias de hoje com promoção e prevenção de doenças e agravos, e não só com a recuperação e reabilitação das doenças como antes. Recomendo o curso para quem tem habilidade para atuar diretamente com o cliente e seus familiares e para quem tem o dom de cuidar.

Ponto Zzero: A Enfermagem ainda é um Curso para mulheres ou você indicaria esse Curso também para os rapazes?
Inicialmente as turmas tinham um número maior de mulheres. A minha era composta por 90% de enfermeiras. Mas atualmente vemos muitos homens e que são excelentes enfermeiros atuando na área. Sem dúvidas indico o curso para os homens também. Inclusive algumas áreas de atuação preferem os homens pela força física, temos o exemplo da ortopedia.

Ponto Zzero: Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou durante o seu curso?
O fato de trabalhar durante o dia e estudar a noite, pois chegava na Faculdade muito cansada. Outra dificuldade foi conciliar trabalho com estágios, trabalhos acadêmicos, estudar para as provas, pois eu tinha um tempo bem restrito e me esforçava muito para alcançar boas notas. E esse esforço valeu a pena, pois nunca tirei uma nota abaixo da média. Mas dentre todas as dificuldades a maior foi lidar com a morte, principalmente das crianças. Criamos laços, nos apegamos aos clientes e familiares e esperamos que a saúde deles se restabeleça e não que vão a óbito, mesmo com a gravidade do caso.

Ponto Zzero: Para você, quais são as habilidades e requisitos necessários para alguém que esteja desejando fazer o Curso de Enfermagem?
Educação acho o primordial, tratar bem as pessoas, ser um bom observador e ter um olhar sensível para o cliente na sua integralidade. Inclusive está disponível para ouvir e ajudar os familiares. O resto, nos adaptamos, pois é uma profissão ampla. Mas a maior habilidade de todas é amar o que fazemos, seja em qualquer área que o enfermeiro for atuar.

Ponto Zzero: Fale-nos sobre o campo de trabalho para os enfermeiros e enfermeiras. Quais são as suas perspectivas atuais e futuras e em qual área da Enfermagem você quer trabalhar? E quanto à remuneração salarial? Ser Enfermeiro atualmente é uma profissão rentável e normalmente é fácil se conseguir emprego?
Natal está saturado por ter muitas faculdades particulares, além da UERN, URFN e também cursos técnicos de enfermagem. Mas não podemos deixar de estudar. Acabei de concluir minha especialização e sempre faço cursos de capacitação. E pelo fato de estudar para concursos, estou sempre me atualizando. Em Natal encontramos muitas dificuldades para conseguir emprego, principalmente para quem não tem experiência na área hospitalar. Atualmente trabalho como autônomo acompanhando os pacientes na sua residência. Esse serviço é muito positivo para os clientes, pois não há nada melhor do que se recuperar no ambiente familiar. Há maiores possibilidades de emprego e até mais bem remunerado na região norte do país, mas pelo fato de ter uma filha, preferi trabalhar em Natal. Não é fácil conseguir emprego para ganhar mais de R$1000,00 aqui, já foi uma profissão mais rentável. Poucos colegas saíram empregados da faculdade, vemos muitos enfermeiros desempregados diferente de outras profissões ou trabalhando ganhando pouco. Minhas perspectivas futuras são atuar no Hospital Universitário Onofre Lopes, onde passei no último concurso e estou aguardando nomeação.

Ponto Zzero: Resuma o que a Enfermagem significa para você em uma frase ou palavra.
Enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente, é cuidar de alguém que você nunca viu na vida, mas mesmo assim, ajudar e fazer o melhor por ela. Não se pode fazer isso apenas por dinheiro, isso se faz com amor!

Ponto Zzero: Conte um pouco sobre você.
Meu nome é Roberta, tenho 32 anos, sou solteira, tenho uma filha de 15 anos, Yasmin. Nasci em Feira de Santana interior da Bahia, mas cresci em Natal/RN. Desde pequena sabia que iria atuar na área de saúde, pois era fascinada por hospitais. Desde criança cuidava e fazia curativos nos amigos e familiares que se machucavam ou faziam cirurgias. Sangue, seringas, cirurgias tudo me encantava. No ensino médio quando fomos visitar o anatômico da UFRN para a aula de Biologia, passei várias noites pensando e sonhando com todo aquele universo. No primeiro vestibular passei para Odontologia na UFRN, mas pelas condições financeiras (meu pai havia falecido a pouco tempo) e muitas pessoas tinham falado o quanto se gasta no curso de Odontologia, os materiais são caríssimos, por isso não me matriculei. Anos depois vi o quanto foi precoce minha decisão, pois poderia ingressar no curso de Odonto e depois poderia tentar transferência voluntária e aproveitaria algumas disciplinas. Em 2008 passei no vestibular da Fatern e alguns anos depois pedi transferência para a Universidade Potiguar (UNP). Desde o primeiro semestre, sabia que havia acertado na minha decisão.

Ponto Zzero: Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou durante a sua jornada de vida?
Para mim umas das maiores dificuldades foi lidar com a morte do meu Pai Roberto e da minha amiga Luanna. Situações que trazem saudades e sofrimento até hoje.

Ponto Zzero: O que você considera ter melhorado profissionalmente após o período trabalhando na Unimed Natal?
Trabalhei na Unimed Natal no período de 2003 a 2010 e sem dúvidas foi a melhor experiência profissional que tive. Trabalhei na área administrativa do Tele-atendimento e do setor de relacionamento com o médico cooperado. Na Unimed fiz grandes amigos, alguns eu tenho até hoje e cresci muito profissionalmente. Teria sido mais engrandecedor se tivesse trabalhado na área assistencial.

Ponto Zzero: Quais são seus planos profissionais para o futuro?
Ser nomeada para o concurso que fiz do Hospital Universitário Onofre Lopes. E por ser um Hospital Escola, será engrandecedor para o meu crescimento profissional.

Ponto Zzero: Fale um pouco sobre a Roberta Freire mulher.
Sou extrovertida e de bem com a vida. Adoro compartilhar de momentos alegres da vida ao lado de amigos. Gosto de ajudar as pessoas. Dou o melhor de mim em tudo que faço. Faço atividade física diariamente. Amo a natureza, cinema, teatro. Sei apreciar as coisas boas da vida. Geralmente sou tranquila, mas abomino injustiças, intolerância, preconceito seja qual for, nessas situações saio do sério. E o mais importante amo a Deus mais que todas as coisas.