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nos primeiros minutos de “A Busca”,
já entendemos porque o título inicial do filme era “A Cadeira do Pai”. Entendo e apoio a mudança para um título “mais
comercial” (filmes precisam vender ingresso, e ponto), mas não podemos deixar
de admitir que o primeiro título é muito mais profundo quanto à trama. Afinal,
ele fala muito mais sobre o lugar (cadeira) ocupado por um pai na vida de seu
filho, do que somente sobre a busca de um filho que “fugiu” de casa.
Na
trama, Théo (Wagner Moura) vive um
momento de problemas conjugais com Branca (Mariana
Lima), quando o filho Pedro (Brás
Antunes – filho do Arnaldo na vida real, mas muito parecido com Mariana Lima) foge de casa. Assim, o
filme se torna um misto de drama familiar com road movie e pitadas de
investigação.
O
filme do diretor estreante Luciano Moura
acaba se tornando interessante e cheio de cenas que sempre remetem à relação
entre pai e filho. No momento em que Théo pede ajuda a um senhor rabugento e
este lembra-se de sua própria filha que exige créditos no celular, a referência
é vaga, mas em seguida é interessante notar que Théo é responsável pelo parto
de uma jovem, permitindo-se um companheirismo que, mesmo momentâneo para
aqueles que precisam, nos faz entender sua capacidade de estender a mão ao outro
e, portanto, ajudar seus familiares, que antes ele pouco compreendia.
É
interessante notar também as descobertas sobre seu filho ao longo da jornada
para encontrá-lo. Só quando encontra um desenho de Pedro em uma borracharia ele
passa a admirar seus desenhos. Ao ficar sabendo que o filho não sabia o que um
cavalo come, Théo também se dá conta de como seu filho ainda é jovem. E ao ver
algumas fotos da passagem de Pedro por uma comunidade “hippie”, o pai passa a
admirar o fato de seu filho estar aproveitando a vida. Só assim o pai consegue
entender as aspirações e desejos de Pedro e, através do entendimento, passa a
respeitá-los. Esta é a grande transformação do protagonista, que no começo era
um pai que não ouvia ou compreendia o filho nem a esposa.
Através
deste tipo de trama, o longa de Luciano
Moura conversa muito com os road movies de Walter Salles, que sempre lidam com a necessidade do afastamento
das origens para as descobertas pessoais. No entanto, enquanto os filmes de
Salles tratam da auto-descoberta, este retrata a descoberta de outros (o pai e
o filho) como ponto de partida para a consequente autodescoberta. Aliás, é
curioso pensar que Théo precisa fazer uma longa viagem para chegar às suas
raízes, literalmente.
A
direção de arte do filme ainda merece destaque por criar o ambiente interno da
casa dos personagens principais, que parece fria e vazia, sem nunca deixar de
se mostrar imponente e sofisticada, deixando claras tanto a situação
psicológica da família quanto a condição social. O elemento de ligação entre o
início e o final do filme (a piscina) se mostrou interessante justamente para
criar respostas da trama com uma única cena.
Mas
há falhas, como a ausência da polícia no desaparecimento de uma criança (que
ainda falsificou documentos), algumas situações que mudam o tom do filme para
uma comédia e a urgência nunca criada quanto à verdadeira situação do garoto –
o espectador nunca se preocupa realmente que algo de ruim pode acontecer com
Pedro. Sem contar o “anjo” que atropela Théo para depois lhe dar um conselho
que, se não é exagerado, ao menos precisava de mais tempo de desenvolvimento da
história do personagem.
Todas
as falhas do filme, no entanto, diminuem seus efeitos graças ao impacto
emocional e, principalmente, a uma das cenas finais, que tem a presunção de
colocar Wagner Moura e Lima Duarte frente a frente: só isso já
vale o filme todo.