domingo, 10 de setembro de 2017

O que é mais popular, o livro ou o filme?

Alguns livros marcaram a cultura pop. Em outros casos, foram os filmes derivados das obras literárias que causaram impacto. Em algumas situações, ambos são absurdamente populares. E em outras, até esquecemos que a outra versão da mesma história existe. Confira algumas tramas que marcaram a cultura mundial de um jeito ou de outro.

Jurassic Park

Talvez um dos filmes mais importantes dos anos 90, Jurassic Park marcou época ao dar vida a dinossauros realistas pelas mãos de Steven Spielberg. O longa foi um sucesso, garantiu diversas sequências e um reboot recente. O primeiro longa fez US$ 1 bilhão em bilheteria e atualmente é décimo sétimo na lista dos filmes mais rentáveis da história.

Já o livro vendeu milhões de cópias e aprofunda a história de uma forma incrível. Mesmo assim, muita gente nem sabia que o famoso longa é baseado no romance de Michael Crichton, mas a leitura é diversão garantida. Compre o livro e conheça a história original.

O Senhor dos Anéis

A trilogia de fantasia dirigida por Peter Jackson é uma das obras mais incríveis do cinema, com uma história ambiciosa, tecnologia de ponta e grandes atores em papéis marcantes. Os filmes marcaram época e ganharam diversos prêmios, marcando a cultura pop para sempre.

Já o livro é um fenômeno desde o meio do século XX. É um dos mais vendidos de todos os tempos, com mais de 150 milhões de cópias comercializadas. É considerada uma obra prima que influenciou a música, o cinema, a TV e criou uma subcultura própria. Se hoje existe a cultura geek, podemos agradecer a J.R.R. Tolkien. Compre o livro e se aprofunde nessa obra magnífica.

1984

Nem todo mundo se lembra do ótimo filme de Michael Radford, com John Hurt, lançado em 1984. O filme baseado na obra de George Orwell acompanha Winston, que vive numa sociedade totalitária, na qual ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico.

O livro é um dos mais influentes e importantes da história. George Orwell criou uma obra perturbadora, além do conceito do Big Brother (Grande Irmão) e da vigilância constante. Algumas das ideias centrais do livro são temas de discussões até hoje, como a manipulação da realidade pelo controle total da sociedade. Compre o livro e conheça essa obra chocante.

Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? (Blade Runner)

Quando o filme de Ridley Scott com Harrison Ford foi lançado, em 1982, não foi bem recebido. Entretanto, a complexidade da obra garantiu ao filme um status de cult e hoje é um dos filmes mais adorados de todos os tempos. O longa ajudou a definir o que a cultura pop chama de cyberpunk, com seu visual decadente. A importância do longa é tanta que uma sequência será lançada ainda este ano.

Menos conhecido, o livro Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? É uma importante obra de Philip K. Dick, que cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, enquanto aborda questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana. Compre o livro e conheça essa obra impactante.
Forrest Gump

Forrest Gump - O Contador De Histórias é um filme de 1994, dirigido por Robert Zemeckis com Tom Hanks no papel-título. A história atravessa várias décadas na vida do personagem central, Forrest Gump, um homem simples do Alabama que viaja ao redor do mundo, encontra figuras importante, influencia a cultura popular e é testemunha de alguns dos eventos históricos. O filme marcou época e venceu diversos prêmios, inclusive o Oscar.

Muita gente só não sabe que o filme foi inspirado no romance de Winston Groom. A obra não era muito conhecida antes de se tornar o filme vencedor do Oscar estrelado por Tom Hanks, mas depois do longa, passou a ganhar certa notoriedade. As obras também são bastante diferentes, como na forma como o personagem principal é apresentado e algumas de suas aventuras. Compre o livro e conheça Forrest Gump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário