quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Rolling Stone considera “25” melhor do que “21”

A revista Rolling Stone considerou perfeito o álbum “25”, da Adele, lançado na semana passada. O disco recebeu cinco estrelas (cotação máxima) na crítica assinada por Jon Dolan. O conceito é maior do que o recebido pelo aclamado “21” em 2011 na mesma publicação. O álbum anterior da inglesa recebeu 3,5 estrelas na crítica escrita por Will Hermes na época. Isso faz de “25” um sucesso tanto de crítica quanto de vendas, colocando-o como candidato fortíssimo para as futuras premiações.

A Rolling Stone escreveu que “21” era todo sobre a transformação de dor em poder e que “25” ainda mantém o remorso como sua grande inspiração. No disco novo, Adele lamenta o passado em músicas como “Wanter Under the Bridge” e “When We Where Young”. “Até ‘Hello’ é um adeus. O clima nostálgico é o ajuste perfeito para uma artista que remonta décadas em suas influências: mesmo sua urgência de tudo-ou-nada é sentida totalmente moderna”, diz o texto, que ressalta também as colaborações de Max Martin, Bruno Mars, Paul Epwroth, Ryan Tedder e Danger Mouse.

Um trecho da crítica, especialmente, interessa aos brasileiros. A Rolling Stone diz que a música “Million Years Ago” é “um devaneio acústico lindo, que parece Caetano Veloso escrevendo para Dusty Springfield”. Em seguida, o crítico aponta que a música da Adele, de uma forma geral, está mais madura – e que o momento mais poderoso do disco é “All I Ask”.