segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Estreia de ‘007 contra Spectre’ soma US$ 73 milhões de bilheteria nos EUA

James Bond teve um início bom o suficiente para ficar em segundo lugar entre todas as bilheterias de estreia da história da franquia. “007 contra Spectre” faturou no primeiro fim de semana US$ 73 milhões nos 3.972 cinemas em que entrou em cartaz nos Estados Unidos, um dos melhores números do ano. Mas, apesar de ter superado filmes como “Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, o Filme”, que conquistou US$ 45 milhões em sua abertura, o mais novo longa do espião não atingiu as expectativas dos US$ 80 milhões de bilheteria e acabou ficando atrás de “Operação Skyfall”, que em seus três primeiros dias, em novembro de 2012, alcançou US$ 88,4 milhões.

O mesmo não pode ser dito de alguns lugares fora dos EUA, onde “Spectre” conseguiu levar a melhor no páreo com “Skyfall”. O filme de Sam Mendes superou o anterior, também dirigido por ele, no México, Rússia, Hong Kong, Malásia e no Brasil. Na Alemanha, o filme rendeu US$ 20,1 milhões, o mesmo que a história de James Bond de 2012. Já no Reino Unido, depois de fazer história como a maior estreia de todos os tempos, “Spectre” caiu apenas 29% no segundo fim de semana em cartaz.

A Sony avaliou positivamente esses números. “É um começo fantástico”, disse Rory Bruer, presidente do setor de distribuição mundial do estúdio, “Em todos os continentes — incluindo a América Latina, Ásia e Europa — ele está quebrando os recordes de Skyfall”.

Comparado com os outros longas que tiveram Daniel Craig como agente secreto, o novo 007 ganhou com vantagem de “Cassino Roayle” (US$ 40,8 milhões na estreia) e “Quantum of Solace” (US$ 67,5 milhões).

Nesta nova pareceria entre o ator e Mendes, os espectadores podem acompanhar o 007 enquanto ele viaja pelo mundo tentando descobrir uma organização sinistra. Christoph Waltz é o vilão da vez enquanto Léa Seydoux e Monica Bellucci encarnam as Bond girls. O custo de produção foi de US$ 300 milhões.

Análise feita dos americanos que compareceram à estreia, divulgada pela revista “The Hollywood Reporter”, mostra que dentre os que compraram ingresso, 62% eram homens com 75% do total em idade acima de 25 anos.


Enquanto isso, “Peanuts, o Filme”, detentor de boas críticas, atingiu mais as mulheres naquele país (55% do público) e as famílias (70%), conquistando um grupo etnicamente diverso, com 26% da audiência de origem hispânica. Com um custo de US$ 100 milhões, o longa da Fox Animation e Blue Sky Studios coincide com o 65º aniversário do quadrinho e o 50º aniversário do especial de TV que se tornou um clássico: “O Natal de Charlie Brown”.

Sendo capaz de atingir todos os segmentos de público, eu acho que nós lançamos uma nova franquia para os mais jovens e demos novo vigor ao que cresceram com a turma dos Peanuts”, avaliou Chris Aronson, chefe de distribuição da Fox. A última vez que a “turma” citada por Aronson esteve nas telonas foi há 35 anos. No Brasil o filme será lançado dia 17 de dezembro.