O álbum “1989”, da Taylor Swift, mantém uma média boa de
vendas mais de um ano após seu lançamento. O disco ultrapassou a marca de 8,5
milhões de unidades vendidas mundialmente nesta semana. Nos últimos sete dias,
foram mais 28 mil cópias, que levaram o número total para 8.517.000.
Antes da chegada do “25”
da Adele, “1989” dominou o mercado. Nos Estados Unidos, foi o álbum mais
vendido de 2014 e também do primeiro semestre de 2015. Lá, já recebeu
certificado de 5 x platina e ficou quatro semanas no topo da Billboard 200. Só na semana de
lançamento, em outubro do ano passado, vendeu 1,2 milhão de cópias.
Taylor Swift optou por não disponibilizar o “1989” nos serviços de streaming, como
uma afirmação artística (posteriormente seguida por Adele com “25”). Ela
defende melhores pagamentos por parte dessas plataformas, para melhor
remuneração de toda a cadeira produtiva, incluindo músicos, técnicos,
produtores, etc. O assunto gerou bastante polêmica, mas movimentou as vendas.
No momento, ela prepara mais um clipe. Taylor já lançou cinco
singles: “Shake It Off”, “Blank Space”, “Style”, “Bad Blood” e “Wildest Dreams”. Os clips de “Shake It Off” e “Blank Space” passaram a marca de um bilhão de acessos no VEVO.