quinta-feira, 2 de março de 2017

OSCAR 2017: ‘Moonlight’ é o grande vencedor de premiação marcada por erro

O Oscar 2017 terminou com uma confusão inacreditável: La La Land - Cantando As Estações foi anunciado como o Melhor Filme, mas tudo não passou de um erro após uma confusão com o envelope do vencedor, afinal a categoria mais importante da noite ficou com Moonlight - Sob A Luz Do Luar.

No final das contas, La La Land ficou com seis estatuetas: Melhor Diretor (Damien Chazelle), Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção.

Moonlight, por sua vez, ficou com três Oscars: Melhor filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Mahershala Ali).
A equipe de La La Land estava no meio dos agradecimentos quando foi interrompida com o aviso do erro e o anúncio do real vencedor da categoria: o filme de Barry Jenkins.

Antes do bizarro clímax, a festa começou bem com show de Justin Timberlake e muito humor sob o comando de Jimmy Kimmel, que por sinal prometeu resolver sua richa com Matt Damon, mas não sem antes tirar um sarro do mais novo filme do ator, A Grande Muralha, o qual pode ser um fracasso de bilheteria. Em seguida, fez uma provocação já esperada ao Presidente Trump, seguida de uma homenagem a Meryl Streep, que foi atacada por Trump e chamada de "superestimada" após o politizado discurso da atriz no Globo de Ouro.

E o primeiro prêmio da noite foi para Moonlight. De forma justa para Mahershala Ali, como melhor ator coadjuvante. E por incrível que pareça, o fraco Esquadrão Suicida levou uma estatueta para casa: de maquiagem.

Como esperado, Viola Davis venceu como melhor atriz coadjuvante e novamente deu um dos discursos mais emocionantes da noite. "Há apenas um lugar onde as pessoas com muito potencial se reúnem e esse lugar é o cemitério. As pessoas me perguntam o tempo todo que tipo de história eu quero contar. Eu digo que é necessário exumar esses corpos, essas histórias, as pessoas que sonharam, sonhos grandes. Eu me tornei uma artista, graças a Deus, porque é a única profissão que celebra o que é viver uma vida", disse a atriz.

O Apartamento levou o prêmio de melhor filme estrangeiro, mas o diretor Asghar Farhadi não foi à cerimônia em protesto à lei de imigração imposta por Trump. Por meio de uma carta, declarou sua posição: "Uma lei inumana que impede a entrada de imigrantes nos EUA", acusou.
Na categoria de animação, Zootopia - Essa Cidade É O Bicho levou, como esperado. O filme é realmente muito criativo e divertido e passa uma importante lição sobre tolerância, fator lembrado no discurso pelos seus criadores.

Com 7 horas e 47 minutos de duração, o documentário O.J. Made In America se tornou o filme mais longo a ganhar um Oscar superando Guerra E Paz, longa russo que ganhou como melhor filme estrangeiro em 1969, e tinha 7 horas e 7 minutos de duração.

Um dos momentos altos da noite foi uma homenagem a Michael J. Fox e De Volta Para O Futuro, com direito a presença do Delorean, famoso carro/máquina do tempo do filme, no palco. Além disso, a leitura de tweets maldosos pelos alvos dos haters garantiu muitas risadas. Não custa lembrar que Mean Tweets é o melhor quadro do programa do Jimmy Kimmel.

Damien Chazelle, responsável pelo musical La La Land e ganhador da estatueta de melhor diretor, se tornou o cineasta mais jovem a ser premiado pela Academia, aos 32 anos.

E para fechar, depois de muitas críticas pela ausência de negros entre os atores indicados em 2016, o Oscar de 2017 compensou com Viola Davis e Mahershala Ali, premiados nesta noite. Entretanto, o prêmio de melhor ator ficou mesmo com Casey Affleck, por Manchester À Beira-mar, e não com Denzel Washington. Emma Stone, também favorita, levou sem sustos a estatueta de melhor atriz pra casa por sua atuação em La La Land. 
Confira os vencedores:

MELHOR FILME - Moonlight - Sob A Luz Do Luar
MELHOR DIRETOR - Damien Chazelle - La La Land - Cantando As Estações
MELHOR ATRIZ - Emma Stone - La La Land - Cantando As Estações
MELHOR ATOR - Casey Affleck - Manchester À Beira-mar
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - Viola Davis - Um Limite Entre Nós
MELHOR ATOR COADJUVANTE - Mahershala Ali - Moonlight - Sob A Luz Do Luar
MELHOR ANIMAÇÃO - Zootopia - Essa Cidade É O Bicho
MELHOR FILME ESTRANGEIRO - O Apartamento (Irã)
MELHORES EFEITOS VISUAIS - Mogli - O Menino Lobo
MELHOR FOTOGRAFIA - La La Land - Cantando As Estações
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL - Manchester À Beira-mar
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - Moonlight - Sob A Luz Do Luar
MELHOR EDIÇÃO - Até O Último Homem - VENCEDOR
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO - La La Land - Cantando As Estações
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL - City of stars - La La Land - Cantando As Estações
MELHOR TRILHA SONORA - Justin Hurwitz - La La Land - Cantando As Estações
MELHOR EDIÇÃO DE SOM - A Chegada
MELHOR MIXAGEM DE SOM - Até O Último Homem
MELHOR DOCUMENTÁRIO - O.J. Made In America
MELHOR FIGURINO - Animais Fantásticos E Onde Habitam
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM - Esquadrão Suicida
MELHOR CURTA-METRAGEM - Sing
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM - Os Capacetes Brancos
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO - Piper: Descobrindo O Mundo