sábado, 20 de setembro de 2014

“Hoje eu Quero Voltar Sozinho” buscará indicação a melhor produção estrangeira no Oscar 2015


"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" foi escolhido por uma comissão do Ministério da Cultura para ser o candidato do Brasil ao Oscar 2015 de filme estrangeiro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, que elogiou a "sensibilidade" do longa do diretor Daniel Ribeiro durante evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

O candidato nacional será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que receberá sugestões de países de todo o mundo e revelará os cinco finalistas em 15 de janeiro. O Brasil não concorre ao Oscar de filme estrangeiro desde 1999, quando "Central do Brasil" perdeu a estatueta para o italiano "A Vida é Bela".
"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" acompanha a busca por independência e a descoberta do amor por Leonardo, um adolescente cego e homossexual. O diretor Daniel Ribeiro recebeu a notícia na cidade de Sydney, na Austrália, onde participa do festival Queer Screen, dedicado a produções com temas LGBT.

"Estou muito feliz. É uma honra ser selecionado, ainda mais com um filme com esta temática, com um personagem gay e cego. É importante que um filme como esse esteja sendo feito no Brasil", falou o diretor via telefone.

Por enquanto, Ribeiro acredita que a pré-indicação brasileira já pode dar "sobrevida" ao filme, que estreou em abril e saiu de cartaz no Brasil. "Acho que vamos aparecer um pouco de novo", afirma.
Ele não sabe avaliar, porém, o que a indicação significa para a própria carreira - "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" é seu primeiro longa-metragem.
Agora é torcer pela indicação a estatueta tão sonhada.