Numa época sem internet em que os clipes eram a grande surpresa e expectativa para assistir seus ídolos, e as gravadoras possuíam muito dinheiro para investir, apenas dois artistas reinavam absoluto: Madonna e Michael Jackson.
Gastavam
milhões para transformar em imagens os seus grandes hits na década de 80 e 90 e
abusavam da tecnologia com incríveis efeitos visuais.
A revista Forbes publica uma lista atualizada dos vídeos
mais caros da história da música e, corrigidos com a inflação de hoje,
no Top 5, três são da Madonna e dois
do Michael Jackson.
Os Reis do
Pop!
“Enquanto outros artistas costumam usar
clipes como uma forma de vender mais cópias de uma determinada canção ou álbum,
os dois transformaram esse conceito em forma de arte, tentando se superar a
cada novo projeto”, enfatizam.
1)Scream – Michael Jackson and Janet Jackson – 1995
Custo: US$10.7 milhões (na época US$7 milhões)
Custo: US$10.7 milhões (na época US$7 milhões)
Numa nave espacial os irmãos Jacksons escapam da Terra para gritar sobre a pressão que sofrem da
imprensa. Dirigido por Mark Romanek,
teve em seu lançamento 64 milhões de espectadores e fez história com seus
efeitos visuais e a coreografia da dupla.
2) Express Yourself – Madonna – 1989
Custo: US$9.4 milhões (na época US$5 milhões)
Custo: US$9.4 milhões (na época US$5 milhões)
Dirigido pelo renomado cineasta David Fincher e inspirado no filme Metropolis. Madonna usa
o seu poder para escolher o seu amado em cenários e figurinos que fizeram história.
3) Die Another Day – Madonna – 2002
custo: US$7.9 milhões (na época US$6.1 milhões)
custo: US$7.9 milhões (na época US$6.1 milhões)
Convidada a fazer a música chefe do filme 007, Madonna não poupo esforços e com a direção de Traktor, criaram uma história com forte inspiração cabalística em
que Madonna trava uma luta interna
no seu subconsciente entre sua parte negativa, representada por ela vestida de
preto, contra sua parte positiva, a Madonna de branco.
Entre cenas de tortura, lutas de esgrima e muitos efeitos
especiais, ela se dá bem no final. Os diretores divulgaram na época que em
todas as cenas há efeitos visuais e são tão perfeitos que nem consegue-se
perceber.
4) Bedtime Story – Madonna – 1995
custo: US$7.7 milhões (na época US$5 milhões)
custo: US$7.7 milhões (na época US$5 milhões)
O surrealista vídeo de Madonna foi dirigido por Mark
Romanek e traz inúmeras referências à arte moderna e efeitos especiais e
nos faz viajar “nos braços da inconsciência”. É tão importante para a música e
arte que faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York – MoMa.
5) Black or White – Michael Jackson – 1991
custo: US$6.9 milhões (na época US$4 milhões)
custo: US$6.9 milhões (na época US$4 milhões)
O primeiro single do álbum Dangerous, teve lançamento épico mundialmente no mesmo dia com
audiência estimada em 500 milhões de pessoas. Com 11 minutos a versão original,
Black or White inovou por trazer
efeitos especiais inéditos na época, como a transformação de Michael em
pantera, e teve ainda a participação de Macaulay
Culkin, o queridinho na época. Dirigido por John Landis.
A
continuação da lista atualizada:
6. Britney Spears
– Work Bitch (2013): US$6.5 milhões
7. Gun N’ Roses – Estranged (1993): US$6.5 milhões
8. Michael Jackson – Bad (1987): US$4.5 milhões
9. MC Hammer – Too Legit to Quit (1991): US$4.2 milhões
10. Busta Rhymes – What’s It Gonna Be?! (1999): US$4 milhões
11. Diddy – Victory (1998): US$3.9 milhões
12. Mariah Carey – Heartbreaker (1999): US$3.5 milhões
13. Celine Dion - It’s All Coming Back To Me Now (1996): US$3.4 milhões
14. Michael Jackson – Remember the Time (1992): US$3.3 milhões
15. Backstreet Boys – Larger than Life (1999): US$2.9 milhões
7. Gun N’ Roses – Estranged (1993): US$6.5 milhões
8. Michael Jackson – Bad (1987): US$4.5 milhões
9. MC Hammer – Too Legit to Quit (1991): US$4.2 milhões
10. Busta Rhymes – What’s It Gonna Be?! (1999): US$4 milhões
11. Diddy – Victory (1998): US$3.9 milhões
12. Mariah Carey – Heartbreaker (1999): US$3.5 milhões
13. Celine Dion - It’s All Coming Back To Me Now (1996): US$3.4 milhões
14. Michael Jackson – Remember the Time (1992): US$3.3 milhões
15. Backstreet Boys – Larger than Life (1999): US$2.9 milhões