terça-feira, 5 de agosto de 2014

Que animal fotográfico você é?


Outro dia parei para tentar entender melhor algumas das minhas atitudes e as de alguns fotógrafos, amigos e colegas que tem a profissão ligada a minha de jornalista e consegui dividir, baseado no meu julgamento, claro, os fotógrafos em 4 grupos utilizando animais como termos classificatórios.

Vamos conhecê-los?

Fotógrafo LESMA

Ele sempre vai brigar por preços já não possui nenhum outro diferencial. Seu diferencial é cobrar pouco. É lento e está sempre atrasado em todos sentidos. Último a adotar tecnologias, a entender as mudanças da sociedade e do mercado. Isso não quer dizer que tenha má índole. Alguns não tiveram a oportunidade de estudar e portanto ainda não sabem da importância do trabalho árduo e da educação para a formação e sucesso do profissional. Outros são preguiçosos e querem vencer sem lutar, como se isso fosse possível. O interessante é que o mercado absorve este tipo de mão de obra. Ele normalmente atende os clientes de baixa renda, pois cobra pouco. (Não julgo aqui as pessoas de baixa renda. É apenas uma observação).

Fotógrafo HIENA

O mais perigoso de todos os fotógrafos. É negativo e representa uma ameaça as demais classes. Costuma ser inteligente, mas tem muita dificuldade em agir. Como as hienas na natureza que pouco caça e prefere viver de restos dos outros. Age pouco e por isso não vence. Se não vence, inveja os vencedores. Sua frase preferida é:

"Eu sou muito melhor do que este fotógrafo, no entanto ele tem mais trabalho que eu!"

Frase super coerente. Ele está certíssimo. No entanto o seu colega menos talentoso tem mais trabalho porque sua e faz acontecer. Se talento ganhasse jogo o Brasil seria o campeão de todas as copas. É normalmente muito inteligente, possue alto QI, é criativo, mas tem pouca inteligência emocional e dificuldade de se relacionar com clientes. O cliente sempre está errado. É o rei da cocada preta. É pouco produtivo e quer chegar ao topo sem esforço. Vive revoltado, pois sabe que é capaz de fazer um bom trabalho mas não consegue colocar suas ideias na prática. Ele vive em paralisia. Normalmente passa dia e noite nas mídias sociais falando mal dos seus colegas que se deram bem através de indiretas e piadinhas de mal gosto. Reclama dos baixos preços praticados no mercado. Ele nunca tem tempo para ser bem sucedido. São críticos por natureza, mas não aprenderam ainda que a auto-crítica é virtude.

Fotógrafo FORMIGA

Fotógrafo de pouco talento, mas com muita vontade de trabalhar e fazer acontecer. Compensa a sua falta de criatividade com o esforço e dedicação. Aceita críticas e cuida muito bem dos seus clientes. Respeita o mercado, sabe da importância de cobrar um valor a altura de seu trabalho. Desenvolve aos poucos a criatividade e a sua capacidade produtiva. Normalmente está disposto a ajudar outros colegas de profissão mesmo com suas limitações. Para ele nunca há crise, pois ela não resiste ao trabalho. Sua natureza é construtiva e empreendedora.

Fotógrafo ÁGUIA

É um fotógrafo fora de série Talentoso e visionário. Há poucos deles na natureza. Lidera o mercado em todos os sentidos. Costuma servir de exemplo para todos. Grupo pequeno, seleto, seletivo, inteligente. Não fala de coisas nem de pessoas, discute ideias. É muito criativo, mas nem por isso deixa de ser incansável trabalhador. Normalmente é quem lança as novas ideias no mercado. Enxerga longe e voa alto.

Eu termino por aqui com as perguntas:

Que animal hoje represento?
Que animal quero ser um dia?


Preciso ir embora. A formiga tem que subir muito morro para alcançar a águia.