sábado, 27 de maio de 2023

Você conhece a cantora do Kid Abelha, Paula Toller?


Paula Toller nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1962 e foi criada pelo seu pai e avós paternos, já que sua mãe foi embora quando ela ainda era criança. O avô era bem rígido e estimulava a leitura e a música clássica. Fora isso, segundo Paula, ele só gostava de Carmen Miranda e The Beatles.

Paula começou a fazer faculdade de Desenho Industrial e Comunicação Visual da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), mas como se tornou vocalista do Kid Abelha, acabou não se formando.

Em 1982 ela já estava na banda, cantando e compondo e chegou a fazer aulas de técnica vocal com uma professora de canto lírico.

Nesse meio tempo, em 2009, a cantora foi diagnosticada com diabetes tipo 1 e tornou-se dependente em insulina. Por conta disso, começou se interou de algumas ONG’s para ajudar as pessoas a terem mais informações sobre a doença.

Paula e o Kid Abelha estouraram de cara, logo no primeiro LP, e a carreira da banda já soma mais de 30 anos. Nesse tempo, eles fizeram algumas pausas e Paula investiu em CD’s solos.

Em 1998, ela lança o seu primeiro CD em carreira solo, "Paula Toller", que tem músicas inéditas, da MPB e duas em inglês, entre elas "Derretendo Satélites", "Oito Anos", que ela compôs, mas foi gravada por regravada por Adriana Calcanhoto, "E o Mundo Não Se Acabou", "Patience", um cover do Guns N' Roses, "Cantar" e "1800 Colinas". Paula não sai em turnê, apenas se apresenta em alguns programas de TV.

Em 2007, depois do anúncio das férias do Kid Abelha, a cantora coloca nas lojas “Só Nós” com 14 canções inéditas, de diversos compositores além da própria Paula. Os sucessos ficam por conta de "All over", "À noite sonhei contigo" e "Meu amor se mudou pra lua".

No final de 2008, Paula Toller investe no CD e DVD “Nosso” que é gravado ao vivo na turnê “SóNós”. O disco tem hits do Kid Abelha, as regravações de “Só Love”, da Rita Lee e Claudinho e Buchecha e “Mamãe coragem”, de Caetano Veloso e a versão original em espanhol de “À noite sonhei contigo (Anoche soñé contigo)”.

Em 2012 é a vez de "Transbordada" com as canções "Calmaí", "O Sol Desaparece", "Já Chegou a Hora" e "Tímidos Românticos", além de sucessos como "Nada Sei", "Oito Anos", "Derretendo Satélites" e "Deus (Apareça na Televisão)". As músicas estão em tom dançante e com mais rock. Além do ex-Mutantes. Liminha na produção, outras parcerias deste trabalho são com os bateristas João Barone (Os Paralamas do Sucesso) e João Viana, e a de Hélio Flanders (Vanguart).

Paula Toller namorou o músico Leoni e o cantor Herbert Viana, do grupo Os Paralamas do Sucesso, com quem ficou cerca de dois anos e teve um término muito doloroso para os dois. Herbert já declarou que sofreu demais e eles só voltaram a se falar anos depois.

Após o fim do namoro com o Herbert, Paula se casou com o cineasta Lui Farias com quem tem o filho Gabriel, que nasceu em 1989, para quem escreveu a música "Oito Anos", que fez muito sucesso na voz de Adriana Calcanhoto no disco “Adriana Partimpim”. Lui já dirigiu diversos clipes do Kid Abelha e compôs ainda com George e Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário