Melanie Chisholm, mais conhecida como Melanie C ou ainda Mel C, é uma cantora e compositora famosa inglesa. Mel C se tornou mundialmente conhecida como a “Sport Spice”, uma das integrantes do grupo vocal feminino Spice Girls. Em 1999, ela lançou seu primeiro álbum solo “Northern Star”, atingindo o topo da parada britânica com os singles “Never Be The Same Again” e “I Turn To You”.
Em 1996, a cantora, ao lado de Melanie Brown, Geri Halliwell, Emma Bunton e Victoria Beckham (na época Victoria Adams), foi lançada ao estrelato como integrante do grupo Spice Girls com o lançamento de “Wannabe”. O álbum de estréia do grupo “Spice” veio a ser primeiro lugar em todo o mundo. Como sempre se apresentava usando roupas esportivas e com rabo-de-cavalo, Melanie C recebeu o apelido de “Sporty Spice” da revista “Top of the Pops”, que achou muito pesado chama-la de Lesbian Spice, pois a banda era seguida por muitas crianças.
As Spice Girls foram um dos maiores sucesso dos anos 90, vendendo mais de 55 milhões de discos. Além disso, até um fim da década de 90 elas tiveram 9 dos 10 singles lançados em #1 no Reino Unido, um filme de sucesso e milhares de produtos lançados no mercado, assim se tornando o maior grupo pop feminino da história.
Em 1998, Mel fez sua estéia solo em um dueto com o cantor Bryan Adams na canção “When You’re Gone”, alcançando o #3º lugar na parada britânica em sua primeira incursão sem as outras Spice Girls. A música não faz parte de nenhum álbum solo de Melanie C, embora venha como faixa bônus e do álbum “Northern Star” em alguns países.
No final do ano, Melanie C voltou com as Spice Girls em Dezembro de 1998 para o lançamento do single Goodbye, a música chegou ao #1 da parada inglesa se tornando o 8º single nº1 do grupo no Reino Unido e o 3° single Natalino consecutivo das Spice Girls a estar no primeiro lugar nas rádios, igualando-as aos Beatles. O single, primeiro sem os vocais de Geri Halliwell, foi um fenômeno, vendendo mais de 6 milhões de cópias no mundo.
Após o single, as Spice Girls decidiram dedicar o ano de 1999 à suas carreiras solos e outros planos. Melanie se dedicou exclusivamente a produção do seu primeiro disco solo. O primeiro single, “Goin’ Down”, lançado em 27 de setembro de 1999, foi mal recebido pela crítica, que não gostou da mudança radical no visual de Melenie e dos palavrões que ela canta na música, o clipe foi proibido de passar em vários canais de televisão, pela performance agressiva e dos palavrões, isso prejudicou a divulgação.
Ainda no dia 27 de setembro, Melanie iniciava sua turnê de divulgação com 14 shows, passando por Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, Japão, Alemanha, Itália, Espanha, França, Países Baixos e Dinamarca.
Em 18 de outubro, finalmente o álbum solo, “Northern Star”, foi lançado estreando em quarto lugar entre os álbuns mais vendidos no Reino Unido. Este foi o primeiro álbum solo de Mel C a ser lançado nos EUA.
Em 22 de novembro de 1999, apenas 7 semanas depois de “Goin’ Down”, o single título do álbum, “Northern Star”, fez algum sucesso, apesar de ter alcançado a mesma posição nas paradas que seu antecessor, o quarto lugar.
Em 2000 é lançado “Never Be The Same Again”, o terceiro single do álbum “Northern Star”, dueto com a integrante do grupo TLC, Lisa Left-Eye Lopes, foi lançado dia 20 de março e alcançou imediatamente o número #1 nas parada inglesas e em mais 10 países, fazendo grande sucesso. O quarto single do álbum foi a versão remixada de “I Turn To You” que também alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e em outros 6 países.
Em 13 de junho, Mel C ganhou o Platinum Europe Music Awards pelo álbum “Northern Star” ter vendido 2 milhões de cópias em toda a Europa, “I Turn To You” ganha o prêmio de Melhor Remix do Ano no Grammy Awards e Mel se torna a primeira cantora inglesa a ter 11 número uns (solo e em grupo, juntos) nas paradas de sucesso do Reino Unido. Isso fez ela entrar para o Guiness Book, O Livro dos Recordes. O álbum “Northern Star” vendeu mais de 5 milhões de cópias pelo mundo.
Depois de longas férias, “Here It Comes Again”, o primeiro single do segundo álbum solo de Melanie C, “Reason”, é lançado em 24 de fevereiro de 2003, mas a música só conseguiu um #7 na parada inglesa. O segundo álbum solo, “Reason” é lançado em 10 de março e estréia no #5 na Inglaterra. Em abril Melanie começa sua turnê pelo Reino Unido e Irlanda.
No dia 2 de junho, o 2° single de “Reason”, “On The Horizon” é lançado, embora a canção tenha obtido ótimas críticas músicais, os fãs reclamam que o single estava sofrendo problemas de distribuição pela Virgin Records, pois quando o single era encontrado em alguma loja, era em pouca quantidade, com isso o single fica em 14º lugar. Os rumores de que tanto Mel C quanto a gravadora Virgin não estavam bem, tomaram força.
“Melt” e “Yeh Yeh Yeh” foram selecionados para serem lançados como 3° e 4° singles em uma versão dupla. Depois de acordos entre a gravadora e Mel C, o single duplo foi finalmento lançado no dia 10 de novembro. E nos charts, as posições dos singles foram decepcionantes em comparação com a qualidade das músicas que foram elogiadas pela crítica, ficando em 27º na primeira semana de lançamento. O single tinha sido pouco divulgado, só com algumas apresentações de Mel na TV, já que a cantora tinha sofrido um acidente que deslocou sua perna no programa The Games da TV inglesa.
Com o fracasso do álbum, no dia 30 de dezembro de 2003, a saída de Melanie C da gravadora Virgin Records é oficialmente anunciada. Acreditam que Mel C e a Virgin Records chagaram a um acordo, pois Mel C não estava satisfeita com a falta de divulgação de seu último álbum e a gravadora com a suas vendagens, e ambos cancelaram o contrato que iria até 2006.
Com o fim do contrato com a Virgin Records, Mel C recomeça um projeto de tempos, sua própria gravadora, intitulada de Red Girl Records. O site oficial divulgou, no dia 20 de janeiro de 2005, o título do álbum, “Beautiful Intentions”, e do primeiro single, “Next Best Superstar”, incluindo as datas de lançamento. As datas da primeira turnê de “Beautiful Intentions” são anunciadas (mais tarde, foram adicionados 3 shows na Alemanha) e o show na Ucrânia (cancelado no ano anterior) é re-agendado para junho.
Em 11 de fevereiro de 2005, Melanie C se apresenta em um concerto no Philharmonic Hall em Liverpool, para arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas do Tsunami.
Dia 4 de abril de 2005, o single “Next Best Superstar” foi lançado, recebendo boas críticas e estréiando na 10º posição na primeira semana, ótima colocação para uma artista independente, que havia pago toda a gravação, fabricação, distribuição e divulgação do álbum e em 11 de abril de 2005, o terceiro álbum solo de Melanie C, “Beautiful Intentions”, é lançado no Reino Unido.
Em julho, Mel C anuncia que o 2° single de “Beautiful Intentions”, “Better Alone”. O álbum “Beatiful Intentions” e os singles “Next Best Superstar” e “Better Alone” vão sendo lançados gradativamente em alguns países europeus, asiáticos e na Austrália.
Mel C anúncia em seu site oficial o lançamento de um novo single “First Day Of My Life”, até então desconhecida, a música seria tema principal da novela alemã “Julia Wege Zum Glück”, assim sendo lançado só na Alemanha, Suíça e Áustria. “First Day Of My Life” ficou no #1 lugar nos países onde foi lançados, com o enorme sucesso, Mel C resolve lançar o single nos países da Europa onde já tinha lançado seu álbum (exceto no Reino Unido), a música fez muito sucesso na Europa chegando no TOP 5 dos singles mais vendidos do continente, trazendo o álbum “Beautiful Intentions” de volta aos TOP 5 de vários países.
“Beautiful Intentions” é lançado em Portugal onde fica no #1 lugar por sete semanas consecutivas. Mel C decide não lançar mais nenhum single do álbum, apenas relança “Next Best Superstar” e “Better Alone” pela Europa, e fez uma versão em francês de “First Day Of My Life” (Je Suis Née Pour Toi).
Canções como “Here and Now”, “You’ll Get Yours” e “Little Piece on Me”, apesar de não serem singles, tiveram execuções moderadas nas rádios de toda a Europa. Essas eram consideradas as melhores músicas do álbum “Beautiful Intentions” por muitos fãs que diziam que elas tinham grandes chances de se tornarem singles. Infelizmente, Mel C finaliza o álbum com apenas três singles: “Next Best Superstar”, “Better Alone” e “First Day of My Life”.
A turnê do disco passou pela Europa e Austrália. Mel C participou de vários festivais, entre eles Access All Areas, na Austrália, Stralsund Festival, na Alemanha, Algarve Summer Festival, em Portugal, Place de la Bastille, na França e Sopot, na Polônia, esse último com transmissão ao vivo pela TV para 2.700.000 espectadores. Durante o ano, Melanie C recebe 4 noemeações para prêmios europeus e leva dois prêmios para casa: Melhor Artista Mundial no Eska Music Awards da Polônia e Melhor Artista Pop Internacional no Radio Regebogen Awards, da Alemanha. Mel tinha dado a turnê como encerrada mas voltou a Portugal para fazer o show de passagem de ano na Praia dos Pescadores, em Albufeira, logo após a queima de fogos do ano novo.
Beautiful Intentions vendeu mais de 900.000 cópias só na Europa. Com muito atraso “Beautiful Intentions” foi lançado no Japão, distribuído pela Treasure Music e teve apenas um single promocional diretamente para as rádios, “Let’s Love” que obteve críticas razoáveis por lá.
Depois de ter conseguido um bom reconhecimento do público, Mel C se sentia pronta para lançar seu 4º álbum e o 2º com sua própria gravadora Red Girl Records e assim é convidada a regravar e lançar a canção “I Want Candy” como single promocional de divulgação de um filme do mesmo nome, I Want Candy, estrelado por Carmen Electra. Foi lançado oficialmente no dia 26 de Março de 2007 no Reino Unido.
A música é originalmente da banda Strangeloves e foi lançada em 1965. “I Want Candy” já ganhou várias regravações desde os anos 80: Bow Wow Wow, Aaron Carter e Good Charlotte já fizeram suas versões. “I Want Candy” marca a nova tentativa de Melanie C no mercado britânico, depois de dois anos de divulgações apenas voltadas para o resto da Europa, mas o single não passou da posição #25 da parada britânica, porém chegou ao #1° em países como Itália, Portugal e Rússia.
Ao mesmo tempo Mel C lançava “The Moment You Believe”, o segundo single de “This Time” no resto da Europa, com uma letra inspirada pelo clássico Romeu e Julieta, como comentada por Melanie C em algumas entrevistas.
“The Moment You Believe” traz marcantes notas de piano, geralmente tocadas pelo próprio Peter-John Vettese nas apresentações de divulgação do single, a canção teve um bom desempenho chegando ao #1° na parada de single da Espanha por duas semanas consecutivas e #1° em Portugal por 4 semanas, ainda foi o número #4 na Suíça e #10 na Alemanha
No final de março, o álbum “This Time” chegava às lojas da Europa, recebendo ótimas críticas que deixaram Mel C muito feliz. Na Inglaterra o álbum estrou em #27, mas conseguiu ficar no TOP 10 de alguns países como Rússia e Espanha. Foi direto para #1° em países como a Suíça, Portugal, Alemanha e Austria.
Em junho Mel C lança “Carolyna”, o terceiro single de “This Time”, considerada a melhor música do álbum e uma das melhores de sua carreira. A música obteve boas críticas, mas não passou da #20 na Inglaterra. Foi sucesso instantâneo em Portugal, fazendo-a adiquirir mais um #1° por lá. Em outros países como Suíça, Rússia e Alemanha o single atingiu o TOP 10 rapidamente.
O single mais recente do álbum foi a faixa-título “This Time”, muito bem elogiada pela crítica. O single atingiu a vergonhosa posição #90 na Inglaterra, mas, obteve grande sucesso na Rússia e em Portugal, alcançando novamente o #1° nesses países. Ficou no TOP 10 em países como Alemanha, Austria e Suíça.
Recentemente, Mel C irá lançar o álbum “This Time” no Canadá e nos EUA. O primeiro single escolhido para a divulgação do álbum nas terras americanas foi “Carolyna”. Tudo indica que além de lançar alguns singles já lançados em outros países, haverá dois singles novos e com novos video-clipes. As mais cotadas pelos fãs e críticos são: “Understand”, um Pop/Rock bem no estilo de “Beautiful Intentions” que poderá chamar a atenção dos americanos, “Your Mistake”, uma ótima e bem produzida balada romântica com um toque Pop/Rock e uma letra incrível e “Forever Again”, uma balada romântica com ótima melodia e refrão “grudento” bem radiofônico.
Depois de muito dizer não, Mel C acabou aceitando se unir a Melanie B, Emma Bunton, Victoria Beckham e Geri Halliwell, ou seja, as Spice Girls, as meninas anuciaram a volta/despedida em 28 de junho de 2007, apareceram juntas em uma coletiva de imprensa em Londres, anunciando uma turnê mundial de despedida e o lançamento do álbum de maiores sucessos, a turnê teria 11 datas que passa pelos quatros cantos do mundo, para conseguir ingressos os fans deveriam de cadastrar no site oficial do grupo www.thespicegirls.com foi e cerca de 1.000.000 fãs se registraram para os ingressos apenas no primeiro dia, com tantos pedidos a turnê foi crescendo e hoje a turnê já conta com cerca de 40 datas, com ótimas venda de ingressos, só para o 1º show de Londres os 23.000 ingressos se esgotaram em 38 segundos.
O Novo single do grupo Headlines foi tema do Children In Need e alcançou o #1 e o CD Greatest Hits estreou em #2 nas paradas Britânicas.
A turnê acabou mais cedo e três países, como por exemplo, a Argentina, não tiveram o show. A razão dada pelas Spice Girls para o fim antecipado foi que necessitavam de voltar para a beira das familias e que o tempo que passaram juntas novamente foi muito bom. Melanie começou uma turnê pelo Canadá, local onde filmou o single “Understand”.
Seu sétimo álbum Version Of Me foi lançado no dia 21 de outubro de 2016, logo depois a Spice lança seu úktimo disco de inéditas, o "Melanie C". Vale a pena conhecer a discografia da Sporty Spice.
Ela já vendeu cerca de 85 milhões de álbuns e singles com o grupo, e mais de 20 milhões de álbuns solo e singles tanto como cantora solo, como artista convidada. No total, ela já vendeu mais de 105 milhões de discos a nível mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário