Taylor Swift começou sua carreira logo cedo. Aos 10 anos de idade a garotinha com cachinhos loiros já encantava o público cantando em festivais e karaokês. Aos 11 anos, fez uma viagem até a cidade de Nashville e deixou uma fita demo em todas as gravadoras que encontrou.
Quando tinha apenas 14 anos, Taylor se tornou a mais jovem pessoa a fazer parte da equipe de compositores profissionais da Sony/ATV Publishing. Ela fechou seu primeiro contrato com uma gravadora antes de começar a dirigir, e aos 17 foi a cantora mais jovem a escrever e cantar sozinha um hit que foi para o topo das paradas americanas.
A ascensão de Taylor pode até parecer rápida, mas levou uma década de muito trabalho árduo. Sua família logo reconheceu o talento e a determinação da cantora, e juntos começaram a fazer viagens com mais frequência à Nashville para divulgar a música.
Taylor começou a compor com cantores locais, e alguns anos depois, quando sua família se mudou para a cidade de Hendersonville, a jovem chamou a atenção do veterano da indústria da música Scott Borchetta durante uma apresentação no Bluebird Café. Scott viu no palco uma jovem garota com a habilidade nata de entreter o público e um enorme dom para compor canções.
Taylor definitivamente não se retraiu ao compor as canções do seu primeiro álbum, "Fearless" ("Destemida", em tradução livre). Com canções como "You're Not Sorry", "Tell Me Why", e "White Horse" Taylor mostrou que finais felizes nem sempre são tão óbvios.
"Sou muito fascinada pelas diferenças entre realidade e contos de fadas", diz a cantora. "Quando somos crianças, lemos livrinhos e vemos desenhos, e o vilão está sempre vestindo preto. Você sempre sabe quem ele é. Mas na vida real, o cara do mau pode ser incrivelmente charmoso, e ter um lindo sorriso e um cabelo perfeito. Ele pode dizer coisas que te fazem rir, e ele pode ser doce e engraçado, e você não percebe que ele é quem vai te fazer sofrer."
Com tanto talento colocado no álbum, Talyor não podeia deixar de faturar inúmeros prêmios.
Taylor foi a primeira cantora de música country a ganhar o prêmio de melhor clipe feminino em um VMA da MTV. Ela também ganhou em várias categorias no Teen Choice e no American Music Awards, e em 2008 levou o troféu de Melhor Artista Nova no ACM. Ela também recebeu as honras na premiação "Crystal Milestone" de música country. Somente dois artistas já receberam essa nomeação na história: Taylor Swift e o mais tradicional nome do country norte-americano, GarthBrooks.
Taylor Swift ainda bateu mais um recorde ao ser a cantora mais jovem a receber o maior prêmio de música country dos Estados Unidos em 2009: o American Music Award para Artista do Ano.
Seu álbum de estreia autointitulado de 2006 se tornou o álbum mais longo dos anos 2000 a permanecer na parada de música da Billboard, a Billboard 200. Seu terceiro single, "Our Song", fez dela a cantora e compositora mais jovem a alcançar o número um na Billboard Hot Country Songs. O segundo álbum de estúdio de Swift, Fearless (2008), ganhou quatro prêmios Grammy e produziu os single "Love Story" e "You Belong with Me". Tornou-se o álbum mais vendido de 2009 nos Estados Unidos e foi certificado com disco de platina pela RIAA. O terceiro álbum auto-escrito de Swift, Speak Now (2010), gerou o single vencedor do Grammy "Mean", o álbum recebeu muitas avaliações positivas por parte da crítica musical, registrando uma média de 77 pontos de aprovação no agregador de resenhas Metacritic.
Seu quarto álbum de estúdio, Red (2012), deu a ela seu primeiro single número um na Billboard Hot 100, "We Are Never Ever Getting Back Together". Em seu primeiro dia de vendas, assumiu a liderança da iTunes Store de diversos países, inclusive a do Brasil.
Seu quinto álbum de estúdio e seu primeiro projeto totalmente pop, 1989 (2014), lançou os singles número um, na Billboard Hot 100, "Shake It Off", "Blank Space" e "Bad Blood", e ganhou três prêmios Grammy - incluindo o de Álbum do Ano - tornando Swift a primeira mulher a ter sucesso no primeiro lugar no Hot 100 e a primeira mulher a ganhar o Álbum do Ano duas vezes como artista principal.
Seu sexto álbum de estúdio, com influências de hip hop, Reputation (2017), fez dela a primeira e única artista na história da música a ter quatro álbuns vendendo mais de um milhão de cópias em sua primeira semana nos EUA e gerou seu quinto single número um do Hot 100, "Look What You Made Me Do".
Seu sétimo álbum de estúdio, Lover (2019), bateu o recorde das entradas simultâneas do Hot 100 por uma artista feminina e se tornou o álbum de estúdio mais vendido em 2019. Lover e seus singles receberam três indicações no Grammy Awards de 2020, incluindo Melhor Álbum Vocal Pop, sendo esta a terceira indicação consecutiva da cantora na categoria, após 1989 e Reputation. Um dia antes do lançamento, Taylor anunciou seu oitavo álbum de estúdio, Folklore (2020), que se tornou, de acordo com o Guinness World Records, o álbum por uma artista feminina com mais reproduções em seu primeiro dia no Spotify, e três das suas faixas atingiram o top 10 das tabelas oficiais em oito países.
Evermore, nono álbum de estúdio da cantora, foi lançado em 11 de dezembro de 2020, pela Republic Records, poucos meses após o lançamento do oitavo álbum. Todas as 15 faixas do álbum entraram na parada Billboard Hot 100 na mesma semana, lideradas pelo primeiro single, "Willow", mais de um milhão de cópias de Evermore foram vendidas globalmente em sua primeira semana.
Tendo vendido mais de 50 milhões de álbuns e 150 milhões de singles mundialmente, Swift é um das artistas de música mais vendidos no mundo de todos os tempos. Seus prêmios incluem 10 Grammy Awards, um Emmy Award e sete recordes no Guinness World Records; ela é a artista e mulher mais premiada no American Music Awards (29 vitórias) e no Billboard Music Awards (23 vitórias), respectivamente.
Ela foi incluída em vários rankings, como a lista anual da revista Time das 100 pessoas mais influentes do mundo (2010, 2015 e 2019), os 100 maiores compositores de todos os tempos da revista Rolling Stone (2015), a Forbes Celebrity 100 (primeira colocada em 2016 e 2019), o Melhor Artista de Charts de Todos os Tempos da revista Billboard (em oitavo lugar).
Ela foi nomeada Artista de Gravação Global do Ano duas vezes pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) (2014 e 2019), Mulher da Década (2010s) pela revista Billboard e Artista da Década (2010s) pelo American Music Awards.
Midnights, décimo álbum de estúdio de Taylor foi lançado em 21 de outubro de 2022, através da Republic Records. Foi anunciado no MTV Video Music Awards de 2022, marcando o primeiro corpo de novo trabalho de Swift desde seus álbuns de folk alternativo de 2020, Folklore e Evermore. Um álbum conceptual sobre ruminações noturnas, Midnights foi escrito e produzido por Swift com seu colaborador de longa data, Jack Antonoff.
Midnights recebeu aclamação da crítica por sua produção contida, composição sincera e cadências vocais. Os críticos descreveram o álbum como uma mistura da vida e carreira de Swift, incorporando referências e elementos de seus álbuns anteriores, e o colocaram em sua lista de final de ano de melhores álbuns de 2022.
O álbum foi um sucesso em todos os formatos de consumo musical, quebrando uma série de recordes comerciais em todo o mundo; as publicações apelidaram o sucesso onipresente de uma prova do impacto cultural e da longevidade de Swift. Quebrou o recorde do Spotify de maior número de streams de um álbum em um único dia e liderou as paradas em 28 territórios. Nos Estados Unidos, estreou com mais de 1,5 milhão de cópias vendidas, se tornou o 11.º álbum número um de Swift na Billboard 200, a maior semana de vendas de vinil do século 21, e se tornou o álbum mais vendido de 2022.
Do álbum, 10 faixas debutaram no top 10 da Billboard Hot 100, o máximo para qualquer álbum, na mesma semana. O primeiro single, "Anti-Hero", se tornou o nono single número um de Swift nos Estados Unidos e liderou as paradas em 14 outros territórios; outras faixas como "Lavender Haze", "Maroon", "Snow on the Beach" com participação de Lana Del Rey, "Midnight Rain" e "Bejeweled" também alcançaram altas posições internacionalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário