quinta-feira, 25 de maio de 2023

Preta Gil | Biografia

Cantora, atriz e apresentadora. Nasceu em berço “esplêndido”: filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso, afilhada de Gal Costa e foi criança atenta a tudo aquilo que estava a sua volta. Cresceu em meio a muitas cores, sabores e estímulos daquilo que poderíamos chamar de “geleia geral” da cultura musical das últimas três décadas. Preta se assumiu cantora quase aos 29 anos, depois de lutar contra seus medos.

Hoje, 15 anos depois de ser convencida por amigos, como Ana Carolina e Ivete Sangalo, a assumir seu lado cantora e largar o trabalho de produtora e publicitária, Preta está mais nua, entregue e inteira do que na icônica capa de seu disco Prêt-à- Porter, lançado em 2003, que trazia uma mistura de ritmos, como samba, reggae, funk e pop, e teve participações especiais de artistas como Jorge Ben Jor Caetano Veloso.

Em 2017, a artista assinou contrato com a gravadora Sony Music e lançou o “Todas as Cores”, disco que é a mais perfeita tradução da artista que Preta se transformou. E quem já foi atrás de seu trio elétrico do “Bloco da Preta” ou em seu concorrido “Baile da Preta“, ou em sua “Noite Preta“, festa com que percorreu o Brasil inteiro por 7 anos, sabe que ela é a própria aquarela: tem a mistura “furta-cor” de ritmos e estilos, que mescla as cores da bandeira “arco-íris”, com seu público variado, que tem gente de todas as classes, credos, cores e opiniões. Também lançou Sou como Sou (2012), Bloco da Preta (2014), e Todas as Cores (2017). Ela também colaborou com outros artistas em diversas músicas e projetos, como a parceria com o grupo Os Paralamas do Sucesso na música Sinais do Sim (2017).

Preta viveu diversos relacionamentos públicos e privados, declarando-se bissexual. Desse modo, seu primeiro casamento foi com o ator Otávio Müller – uma relação que durou apenas 2 anos. Posteriormente, casou-se com o mergulhador Carlos Henrique Lima, permanecendo no casamento por 4 anos. Preta namorou também os atores Caio Blat e Paulo Vilhena, além do apresentador Marcos MionHoje, está se separando, após um casamento de 8 anos com o professor de educação física Rodrigo Godoy

O casamento de Preta e Rodrigo passou por vários rumores durante os anos. Recentemente, os colunistas Leo Dias e Fábia Oliveira, do Metrópoles, divulgaram o suposto fim do relacionamento, com afirmação de traições. A notícia, porém, foi desmentida por ela em pronunciamento oficial.

Antes da fama, Preta Gil trabalhou como jornalista e chegou a ser repórter de celebridades para um programa de televisão. Juntamente com o jornalismo, trabalhou como produtora de shows e eventos. Além da música, Preta Gil também atuou na televisão e no cinema. Ela já participou de diversas novelas e programas de TV, como Celebridade, As Cariocas e Amor à VidaNo cinema, ela estrelou filmes como Didi, o Caçador de Tesouros (2006) e Giovanni Improtta (2013). Em 2019, ela estreou seu próprio programa de TV, Preta VIP, exibido pelo Canal Universal.

Atualmente, a cantora enfrenta um câncer de intestino, aos 48 anos. Em entrevista ao Fantástico, ela explicou como está enfrentando a doença.

“Já fiz quatro ciclos de quimioterapia. São oito ciclos de quimioterapia, cinco semanas de radioterapia, depois tem uma cirurgia para tirar o tumor. Então, são pelo menos seis a oito meses de tratamento. Mas isso tudo com prognóstico de cura. E eu não tenho outra visão na minha cabeça a não ser a cura”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário