quinta-feira, 4 de maio de 2023

Nicki Minaj | Biografia

Onika Tanya Maraj-Petty, conhecida por seu nome artístico Nicki Minaj, é uma rapper, cantora, compositora, modelo e atriz trinidiana radicada nos Estados Unidos. Minaj nasceu no país caribenho e mudou-se para o bairro nova-iorquino do Queens quando tinha cinco anos de idade, se formando em escolas artísticas mais tarde. Depois de lançar três mixtapes entre 2007 e 2009, assinou um contrato com a gravadora Young Money.

Ela lançou seu álbum de estreia, Pink Friday (2010) e atingiu o topo da tabela estado-unidense de discos mais vendidos Billboard 200 e certificado de disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) após um mês da sua distribuição. A canção "Super Bass" foi certificada em platina quádrupla pela RIAA, e já vendeu mais de oito milhões de cópias digitais, tornando-se um dos singles mais vendidos nos Estados Unidos. Minaj se tornou a primeira artista a ter sete canções como singles na lista de músicas Billboard Hot 100 ao mesmo tempo.


Seu segundo álbum de estúdio, Pink Friday: Roman Reloaded (2012) chegou a posições altas em paradas musicais e o tornou um dos álbuns mais vendidos de 2012 com um milhão de cópias espalhadas em todo o mundo. "Starships" tornando-se um dos singles mais vendidos de 2012. Ela embarcou na Pink Friday Tour e Pink Friday: Reloaded Tour, e relançou o álbum como Pink Friday: Roman Reloaded – The Re-Up. Até 2013, Minaj já vendeu 5 milhões de álbuns mundialmente.

Até 2013 a arte de Minaj apresentava um estilo de rap acelerado, uso de alter-egos e sotaques notavelmente britânicos.] Seus trajes extravagantes e coloridos, roupas e perucas deram seu reconhecimento como um ícone da moda. Ela se caracterizou como uma dubladora em Ice Age 4: Continental Drift, serviu com jurada no American Idol e entrou em parcerias comerciais com a, MAC Cosmetics e Pepsi. Seu trabalho lhe valeu onze BET Awards (dez como artista solo e um como membro do grupo Young Money), oito BET Hip-Hop Awards, seis American Music Awards, quatro Billboard Music Awards, quatro MTV Video Music Awards, cinco MTV Europe Music Awards e foi nomeada como "Estrela em Ascensão de 2011" pela revista Billboard em 2011. Já foi igualmente indicada nove vezes para o Grammy Awards (sete vezes como artista principal e duas vezes pela sua participação vocal em singles de Ludacris e Jessie J). Foi a primeira mulher incluída na MTV's Annual Hottest MC List, com o The New York Times considerando-a como "a rapper mais influente de todos os tempos." The Source nomeou Minaj a Mulher do Ano de 2012. Em novembro de 2018, com a entrada do tema "Dip", de Tyga, em que Minaj participa, na Billboard Hot 100, a rapper se tornou a primeira mulher a somar cem presenças naquela que é a tabela musical de canções dos EUA (apesar de, dessas cem presenças, apenas 86 correspondam a temas em nome próprio).

2007–2009: Mixtapes e Young Money

Minaj lançou seu primeiro mixtape em 2007, depois de distribuir o Playtime Is Over com Dirty Money Records. Ela lançou um outro disco em 7 de julho de 2008, intitulado Sucka Free, através da gravadora Be. Em 18 de abril de 2009, a artista divulgou um terceiro mixtape e apareceu na revista XXL. Ela venceu na categoria "Female Artist of the Year" em 2008 nos Underground Music Awards. Minaj lançou Beam Me Up Scotty, outro mixtape, em abril de 2009 através da companhia Trapaholics Records, que recebeu cobertura positiva dos canais de televisão BET e MTV.

Em agosto de 2009, Minaj assinou um contrato com a gravadora Young Money, com distribuição da Universal Motown Records, depois que o rapper norte-americano Lil Wayne descobriu ela no DVD The Come Up. Minaj gerou uma grande atenção quando ela apareceu pela primeira vez no vídeo "5 Star Chick" de Yo Gotti, o que lhe rendeu sucesso com a comunidade urbana. A pedido do rapper Jay-Z, Minaj fez uma participação no single "Shakin' It 4 Daddy" do cantor Robin Thicke. Ela então teve um verso de rap solo no single "BedRock", do grupo Young Money, que se tornou um sucesso comercial, atingindo a segunda posição da tabela musical dos Estados Unidos Billboard Hot 100. Minaj também apareceu em "Roger That", que alcançou a posição de número 56 na mesma lista. A canção, e em particular a intérprete, receberam análises positivas dos críticos. Ambas as faixas foram incluídas no álbum de estúdio We Are Young Money, distruido pela empresa de mesmo nome em dezembro de 2009. O trabalho entrou entre os dez mais vendidos da parada musical de álbuns estadunidense Billboard 200, alcançando sua nona colocação e depois sendo certificado como disco de ouro pela RIAA. Ela foi depois escolhida por Mariah Carey para fazer uma participação em seu single e vídeo da canção "´Up Out My Face". Os críticos elogiaram a colaboração.

2010–2011: Pink Friday e avanço comercial

Depois de uma grande guerra de propostas da gravadora, Young Money Entertainment anunciou em 31 de agosto de 2009 que lançariam Minaj com um contrato que ela possuiria todos os seus direitos – incluindo merchandising, patrocínios, verbas, turnês e publicidade. Em entrevista à Capital FM 95.8, Rihanna afirmou que depois que as duas colaboraram em "Raining Men" de seu álbum Loud (2010), a dupla se reuniria novamente para uma possível colaboração no álbum Pink Friday, de Minaj. O artista e produtor de hip-hop e rap Kanye West também foi confirmado no álbum. Em 3 de agosto de 2010, Minaj revelou no canal online Ustream.tv que o nome do álbum seria Pink Friday, em referência a Black Friday.

Pink Friday foi lançado em 19 de novembro de 2010 em versão padrão e deluxe. O single promocional, "Massive Attack", foi lançado em abril. Em agosto, Minaj lançou "Your Love" como o primeiro single oficial do seu álbum de estreia. A canção chegou ao número 14 da parada musical dos Estados Unidos Billboard Hot 100, na sétima posição do gráfico americano Hot R&B/Hip-Hop Songs e o topo da parada Rap Songs, sendo a primeira artista feminina solo no topo da parada desde 2002. Ela tornou-se a primeira artista feminina a ser incluída no MTV's Annual Hottest MC List, que lista os dez principais artistas de hip-hop do ano. Em outubro tornou-se a primeira a ter sete canções na Billboard Hot 100 ao mesmo tempo. Minaj lançou um single em conjunto com o líder do grupo Black Eyed Peas, will.i.am, intitulado "Check It Out", seguido de "Right Thru Me", com o clipe de ambos lançado em outubro. "Moment 4 Life" foi lançada em 7 de dezembro de 2010 com participação do rapper canadense Drake, sendo um sucesso no Hot 100 e entre os cinco dos Rap Songs.

O álbum foi certificado disco de platina pela RIAA um mês após a distribuição. Em 9 de fevereiro de 2011, foi anunciado que o Pink Friday tinha alcançado o número um na Billboard 200 em sua décima primeira semana em atividade na parada musical. Nicki recusou se tornar jurada do The X Factor, comentando sobre isso na canção "Roman Reloaded". A partir de junho de 2011, Minaj em suporte ao Pink Friday, serviu como um ato de abertura junto com Jessie and the Toy Boys e Nervo na sexta turnê de Britney Spears, intitulada Femme Fatale Tour, em suporte do seu sétimo álbum de estúdio, Femme Fatale. Ela também foi destaque no remix oficial da faixa '"Till The World Ends", juntamente com as cantoras Spears e Kesha, que alcançou o número 3 nos Estados Unidos em abril de 2011.

"Super Bass" foi lançado em maio de 2011 e anexado a versão deluxe de Pink Friday. A recepção do single foi enorme após a canção atingir as décimas primeiras posições em paradas musicais de muitos países, incluindo, Reino Unido, Estados Unidos (pico em #3 na Billboard Hot 100), Austrália, Canadá e outros países, recebendo mais tarde platina quádrupla pela RIAA e ganhando críticas positivas. Minaj passou a atribuir o sucesso do single, em parte, à Taylor Swift, dizendo em uma entrevista à estação de rádio americana 102.7 KIIS FM: "Taylor Swift fez uma pequena entrevista sobre 'Super Bass' e decolou nos Estados Unidos com o povo conhecendo... É realmente estranho como tudo isso aconteceu... Nós não planejamos isso." Ela dublou uma personagem no filme de animação 3D Ice Age: Continental Drift, chamada Steffie, uma mamute-lanoso. Minaj também apareceu no álbum do disc jockey francês David Guetta, Nothing but the Beat (2011), nas faixas "Where Them Girls At" e "Turn Me On", ambas escolhidas como canções comerciais do álbum.

Nicki Minaj em 2016

Tem planos para lançar seu terceiro álbum de estúdio em 2014, descrevendo seu conceito como "uma continuação do Re-Up [mas] com muito mais", com objetivo de voltar as suas "raízes do hip hop". Durante uma entrevista à MTV, Minaj afirmou que o trabalho no seu terceiro álbum de Minaj será o "próximo nível" e que haverá "muito sobre o que falar", ela também exclamou: "Estou muito animada e as pessoas que têm trabalhado comigo agora, têm sido pessoas que eu não tenha trabalhado antes, por isso é que eles estão trazendo um novo som para o álbum que eu nunca tinha experimentado...". Em 30 de dezembro de 2013, Minaj lançou um freestyle rap para a canção viral "Boss Ass Bitch" do grupo PTAF via SoundCloud. Mais tarde, foi removido de sua conta por causa de questões de direitos autorais. Em 12 de fevereiro de 2014 ela lançou um vídeo para a canção "Lookin Ass", dirigido por Nabil. Faz parte do álbum de compilação da Young Money, Young Money: Rise of an Empire (2014). "Pills N Potions" foi liberada como primeiro single oficial do seu terceiro álbum de estúdio The Pinkprint em 21 de maio de 2014.

No ano de 2017, a rapper realizou inúmeras participações musicais com vários artistas (total de 24 parcerias), incluindo Katy Perry, com a música "Swish Swish", o grupo Migos com a rapper Cardi B em "Motorsport" e "Rake It Up" do rapper Yo Gotti, atingindo as paradas americanas com sucesso. No dia 10 de março de 2017, Nicki lançou a faixa "No Frauds" com os rappers Drake e Lil Wayne como resposta à diss track produzida pela rapper Remy Ma, "Shether". Também lançando no mesmo dia a música "Changed It", com Lil Wayne e "Regret In Your Tears". As 3 faixas ocuparam o top 3 inteiro do iTunes US, com ''No Frauds'' em #1, ''Regret In Your Tears'' em #2 e ''Changed It'' em #3.

2018-2019: Quarto álbum de estúdio Queen, Megatron, Colaboração com Karol G e suposta aposentadoria

No mesmo ano, a rapper revelou que havia começado os preparativos para a criação de seu novo álbum de estúdio, com 19 faixas, "Queen", que inicialmente teve sua data de lançamento programada para o dia 15 de Junho de 2018, mais tarde adiado para 10 de Agosto e por último adiado para 17 de agosto de 2018, tendo o seu lançamento oficial de fato ocorrido em 10 de Agosto. Em 19 de maio de 2018, Minaj foi o convidado musical para o final da 43ª temporada de Saturday Night Live; o show foi apresentado por Tina Fey; e Minaj tocou "Chun-Li" e "Poke It Out", ao lado do rapper Playboi Carti. Minaj mais tarde anunciou através de sua conta no Instagram que estava atrasando a data de lançamento de Queen de 15 de junho a 10 de agosto de 2018. Em 7 de junho de 2018, Minaj lançou a capa do álbum no Twitter. Filmado por Mert e Marcus, ela apresentaa rapper de topless, vestindo pastéis, com um head-dress inspirado em Cleópatra. Em 11 de junho de 2018, Minaj revelou que sua próxima turnê seria um double-header com o rapper Future. Em 23 de junho de 2018, ela realizou uma mistura de "Chun-Li" e "Rich Sex" na performance da premiação BET Awards. Em 22 de julho de 2018, o single de 6ix9ine "Fefe", que contava com a participação de Nicki Minaj, estreou no número #4 e mais tarde chegou a #3 posição na Billboard Hot 100. "Fefe" marcou a maior proeza de Minaj na Hot 100 como feat, superando o número seis início de "Bang Bang" em 2014.

Minaj finalmente liberou Queen em 10 de agosto de 2018, uma semana antes do previsto. No dia anterior ao lançamento do álbum, Minaj lançou seu próprio programa de rádio Beats 1, Queen Radio. Queen estreou no número #2 na Billboard 200 dos EUA, com 185 000 unidades equivalentes ao álbum, das quais 78 mil vieram de vendas puras. Ele também estreou em #5 no Reino Unido e em #4 na Austrália, marcando a maior estréia da carreira da Minaj no último país. Depois de estrear em segundo lugar na Billboard 200, Minaj expressou frustração e criticou várias pessoas em uma série de tweets, incluindo Travis Scott, cujo álbum Astroworld conquistou o primeiro lugar pela segunda semana consecutiva, bloqueando Queen do primeiro lugar. O lançamento de Queen e a controvérsia que se seguiu foram criticados por vários veículos de notícias e comentaristas. "Fefe" foi adicionado ao álbum no meio de sua primeira semana de rastreamento.

Queen recebeu críticas geralmente favoráveis, embora alguns críticos tenham discordado do tamanho do álbum e do conteúdo lírico. Mosi Reeves, da Rolling Stone, escreveu que Queen "traz um novo personagem de Nicki Minaj: a monarca real, altiva, uma mulher que insiste em rimas afiadas como prerrogativa de excelência", mas notou que ela tinha "um meio fluído e sinuoso". Em uma crítica mista, Bryan Rolli, da Forbes, concluiu que Queen é "um ótimo álbum de 10 músicas escondido dentro de um álbum bagunçado de 19 músicas", embora elogiasse o lirismo de Minaj, e disse que o álbum "dá aos fãs muita coisa para afundar". Para o The Washington Post, Chris Richards disse: "Queen só se sente conectada com o atual rapper Zeitgeist da maneira mais triste - como outro retrato de um rapper visionário em declínio [...] Um grande álbum de retorno de Nicki Minaj seria o primeiro grande Nicki Álbum de Minaj, ponto final".

Após o lançamento de Queen, Minaj lançou um videoclipe para a faixa de abertura do álbum, "Ganja Burns", em 13 de agosto de 2018. Também naquele dia, ela apareceu como convidada no The Late Show, e fez um freestyle de um verso personalizado de sua música "Barbie Dreams" dedicados a Stephen Colbert. "Barbie Dreams" foi enviado para a rádio contemporânea rítmica em 14 de agosto de 2018, como o terceiro single do álbum. Em 20 de agosto de 2018, Minaj ganhou seu quarto MTV Video Music Award pelo videoclipe "Chun-Li", na 35ª cerimônia anual. Em 24 de agosto de 2018, o single do boygroup sul-coreano BTS "Idol" com Minaj, foi lançado. A faixa estreou no número onze na Billboard Hot 100, marcando-a como a segunda música mais alta do grupo. Ela também participou da música "Woman Like Me" do grupo feminino britânico Little Mix, que foi lançado em 12 de outubro de 2018. O videoclipe foi lançado logo depois, com Minaj e Little Mix tocando a música juntos no MTV Europe Music Awards 2018. Bem como foi destaque em "Dip" do rapper norte-americano Tyga, que alcançou o número 63 nos EUA, tornando-se a primeira artista feminina a ter 100 entradas na Billboard Hot 100.

Em 2 de setembro de 2018, Minaj encabeçou o anual Made In America Festival, para uma multidão de 50 mil pessoas. Enquanto no palco, Minaj sofreu um mau funcionamento do guarda-roupa, mas continuou realizando. Durante sua performance, Minaj trouxe vários convidados, incluindo Lil Uzi Vert e A$AP Ferg. Na semana seguinte, em 4 de setembro, Minaj apareceu como convidada e tocou várias músicas no The Ellen Degeneres Show. Ao longo do episódio, Minaj e Degeneres, com a participação do Walmart, distribuíram mais de US$150.000 em doações para os fãs. Em 2019, a artista lançou seu novo single intitulado MEGATRON.

Em 5 de setembro de 2019, por meio de suas redes sociais, anunciou uma pausa na carreira para se dedicar à família. Não sem antes anunciar seu quinto álbum de estúdio.

No dia 7 de novembro de 2019, foi lançado o videoclipe da música Tusa, em colaboração com a cantora colombiana Karol G, que fez muito barulho comercial desde sua estreia. Ela ficou em 55º lugar no Billboard Hot 100 e tem mais de 1 Bilhão de visualizações na plataforma do YouTube.

Em janeiro de 2020, Minaj ainda não tinha quebrado seu silêncio online depois de anunciar um hiato nas redes sociais em 9 de novembro de 2019. A rapper não fez nenhuma aparição pública gravada além de sua participação no evento Billboard Women in Music em 12 de dezembro, no qual ela recebeu o Prêmio Game Changer depois de "se tornar a primeira mulher a ter 100 participações na Billboard Hot 100". Ela voltou ao Twitter e ao Instagram em 30 de janeiro de 2020 para anunciar sua aparição como jurada convidada no episódio de estréia da décima segunda temporada da série americana de reality shows Rupaul's Drag Race. No dia seguinte, sua colaboração com a cantora americana Meghan Trainor intitulada "Nice to Meet Ya" foi lançada acompanhada por um videoclipe.

Pouco depois de publicar um trecho de uma nova música, Nicki a anunciou oficialmente como sua primeira e única música solo de 2020, intitulada "Yikes", que sairia em 7 de fevereiro de 2020.Após uma série de lançamentos como ''Nice To Meet Ya'' em parceria com Meghan Trainor e ''Not Sorry'' com Rich the Kid, Doja Cat anunciou em 29 de Abril que Nicki Minaj estaria no seu remix oficial do hit Say So. O remix de Minaj impulsionou a canção para a posição #1 da Billboard Hot 100 em 11 de Maio, fazendo essa se tornar a primeira música por uma dupla de rappers femininas a chegar ao topo das paradas. Mais tarde, em 22 de Junho, Nicki veio a se tornar a primeira rapper feminina a debutar em #1 na Hot 100 neste século com ''Trollz'', parceria com 6ix9ine. Ela finalizou o ano de 2020 tendo somado 2.3 bilhões de streams no Spotify como artista principal e mais de 3.2B se somados os featurings. Ela foi a rapper feminina mais ouvida nas plataformas Spotify, Deezer, Tidal e YouTube.

Atualmente a cantora está colhendo os frutos de sua primeira colketânea de sucessos que lhe rendeu mais um hit número na parada da Billboard, "Super Freaky Girl"

Nenhum comentário:

Postar um comentário