Madonna (1958) é uma cantora, atriz e produtora musical norte-americana. É considerada uma das maiores pop stars desde a década de 80 e uma das grandes responsáveis pela mudança de comportamento social no final do século XX. Algumas músicas ficaram bastante conhecidas, entre elas: "Like a Virgin", "la Isla Bonita", "Vogue", "Hung up" e “4 Minutes".
Madonna Louise Ciccone (1958) nasceu em Bay City, Michigan, Estados Unidos, no dia 16 de agosto de 1958. Filha de família de origem italiana ficou órfã de mãe aos cinco anos de idade. Dava aulas de dança e piano. Recebeu uma bolsa para a Universidade de Michigan. Quando cursava o primeiro semestre, foi convidada para estudar dança em Nova York, para onde se mudou. Em Nova York, Madona chegou a trabalhar como garçonete e modelo. Foi convidada para trabalhar como backing vocal de Patrick Hernandez em sua apresentação nos Estados Unidos.
Em 1982, Madonna lançou seu primeiro single “Everybody” e o álbum "Madonna". Mas foi com o álbum “Like a Virgin” que fez mais sucesso, ocupando a lista dos mais vendidos. No clip “Material Girl”, onde a cantora imitava Marilyn Monroe, mostrou seu lado performático. No ano de 1986, chegou ao auge da carreira com o álbum “True Blue”, que continha canções que foram sucesso: “La Isla Bonita” e “Live to Tell” etc. Em 1987, fez grande turnê intitulada “Who's That Girl World Tour”.
Em 1989, o álbum “Like a Prayer” causou-lhe problemas por conta do clip da música homônima, sendo proibido pelo Vaticano e censurado em países católicos. Apesar disso, é um dos melhores no conjunto de sua discografia.
Em 1990, veio outra polêmica com o clip “Justify my Love”, onde mostrava cenas de sadomasoquismo. O vídeo Alcançou o número um na Billboard Hot 100. No mesmo ano, participou do filme “Dick Tracy” fazendo par com o ator Warren Beatty, com quem teve relacionamento amoroso.
Em 1996, ganhou o Globo de Ouro atuando no filme “Evita”. Depois de alguns trabalhos sem expressão, lançou o álbum “Ray of Light”, considerado um dos melhores de sua carreira e, segundo a Revista Rolling Stone, um dos 500 melhores de todos os tempos.
Durante a década de 2000, destacou-se o álbum “Confessions on the Dance Floor”, de 2005. Foi considerado o melhor no estilo dance eletrônico daquele ano no Grammy. A canção “Hung up” foi hit em 47 países. Seguiu-se o “Hard Candy” (2009), com influências de Hip Hop, sem o sucesso do álbum anterior.
Em 2012, foi lançado o álbum "MDNA", que levou a cantora a uma turnê pelos principais países, inclusive o Brasil. Em 2015, Madona lançou seu 13º álbum de estúdio “Rebel Heart”. Para divulgação do álbum, a cantora lançou vídeos promocionais do show, a “Rebel Heart Tour”, previsto para começar em setembro, em Montreal, no Canadá.
Em 2019, Madonna lançou Madame X, seu décimo quarto álbum de estúdio, pela Interscope Records. O álbum foi influenciado criativamente por sua vida de expatriada em Lisboa, Portugal, depois de se mudar para lá no verão de 2017. Madonna coescreveu e coproduziu o álbum com vários músicos, incluindo Mirwais, Billboard, Mike Dean e Jason Evigan. Ele também conta com participações de Maluma, Quavo, Swae Lee e Anitta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário