Meryl Streep (1949) é uma atriz norte-americana, consagrada como uma das mais talentosas e premiadas da história do cinema. Já concorreu vinte vezes ao Oscar vencendo três vezes, com Kramer vc. Kramer, A Escolha de Sofia e A Dama de Ferro.
Meryl Streep, nome artístico de Mary Louise Streep, nasceu em Summit, New Jersey, Estados Unidos, no dia 22 de junho de 1949. Filha de Harry William Streep, executivo de uma indústria farmacêutica e de Mary Wolf, comerciante de artes e editora de uma publicação especializada.
Meryl cresceu em Bernardsville, em New Jersey. Estudou na Bernards High School. Cursou o Vassar College, graduando-se em teatro em 1971. Fez o mestrado em Artes Dramáticas na Universidade de Yale.
Na década de 70, vivendo em Nova Iorque, Meryl atuou em diversas peças teatrais. Em 1975 fez sua estreia profissional na peça “Trelawny of The Wells”. Em 1977 ingressou na Broadway no musical “Happy End”. Seu começo no cinema se deu com o filme “Julia” (1978). Nesse mesmo ano, atuou na minissérie “Holocausto”, que a levou a receber o Prêmio Emmy de Melhor Atriz.
Ainda em 1978, Meryl Streep atuou em “The Deer Hunter” (O Franco Atirador, 1978), sua primeira personagem de destaque, recebendo a indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Em seguida, atuou em “Kramer vc. Kramer” (1979), recebendo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, de 1980. Em 1983, recebeu o Oscar de Melhor Atriz com o filme “A Escolha de Sofia” (1982).
Meryl continuou fazendo sucesso interpretando os mais diferentes personagens e se destacou em “Entre Dois Amores” (1985), “A Difícil Arte de Amar” (1986), “Ironweed” (1987) e “Um Grito na Escuridão” (1988).
Depois que nasceu sua segunda filha com o escultor Dom Gummer (ela é mãe de um filho e três filhas), a atriz passou a buscar projetos menores com os quais ela pudesse lidar. Atuou em “Ela e o Diabo” (1989), “A Morte lhe Cai Bem” (1992) e “Rio Selvagem” (1994).
Em 1995, Maryl Streep voltou a atuar em um papel que exigia mais da atriz e trabalhou em “As Pontes de Madison”, quando fez uma dona de casa frustrada que vive uma brevíssima paixão com um fotógrafo, contracenando com Clint Eastwood.
Em “Adaptação” (2002), fez uma jornalista que embarca numa aventura com um caipira desdentado. Atuou na minissérie “Angels in América” (2003) e “Dúvida” (2008). Com a interpretação em “O Diabo Veste Prada” (2006), a atriz se torna um ícone e entra para a lista das campeãs de bilheteria. Em 2010, com “Julie & Julia”, ela concorreu pela 16ª vez ao Oscar.
Em “A Dama de Ferro” (2011), uma cinebiografia de Margaret Thatcher, Meryl Streep recebeu o Globo de Ouro, um BAFTA e o Oscar de Melhor Atriz de 2012, sua terceira estatueta.
Meryl Streep é uma das atrizes mais premiada do cinema, já recebeu 29 indicações ao Globo de Ouro, vencendo oito, já recebeu 20 indicações ao Oscar, vencendo três, já recebeu o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, entre outros prêmios. Seu mais recente trabalho é “Florence – Quem é Essa Mulher?” uma comédia dramática, lançada em 2016, que foi indicado ao Prêmio Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário