sexta-feira, 19 de maio de 2023

Nelly Furtado | Biografia

Nelly Furtado é filha de Maria Manuela e António José Furtado, açorianos da Ilha de São Miguel, que se estabeleceram no Canadá. Nelly fala, além do inglês, o português e o castelhano. Além de ser canadiana, tem também a nacionalidade portuguesa, mantendo assim uma relação muito próxima com Portugal.

Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos. Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto, definida pela cantora como "o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo". Lá onde formou o duo Nelstar em 1997 com o músico local Tallisman. "Like", uma das canções do Nelstar recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clip nunca foi lançado. 

Foi cantando no clube noturno da cidade, o Lee's Palace, que Nelly Furtado conheceu o vocalista dos Philosopher Kings, Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records. Em 20 de setembro de 2003, Nelly Furtado deu à luz sua primeira filha, Nevis.

Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop melhor vendidos da sua categoria, com os singles "I'm Like a Bird" e "Turn Off the light". Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música "I'm Like a Bird" acompanhada do guitarrista Steve Vai. O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa "Fotografà­a" com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espà­rito latino.

O segundo álbum de Nelly Furtado, Folklore, foi lançado em 25 de novembro de 2003. É o álbum mais alternativo e menos vendido da cantora, com elementos do folk, instrumentos indà­genas canadenses, trechos em Português (em "Fresh Off the Boat" e "Força") e melodias menos convencionais. O cantor brasileiro Caetano Veloso compôs e cantou a faixa "Island of Wonder" ao lado de Nelly. Os singles bem sucedidos foram "Powerless (Say What You Want)" e "Try".

O seu terceiro álbum, Loose, entrou nas lojas a 20 de junho de 2006. "Promiscuous" (em colaboração com o mentor de Justin Timberlake e Keri Hilson, Timbaland), "Maneater", "Te Busqué" (com Juanes) e "No Hay Igual" são os primeiros singles extraà­dos do álbum e foram lançados ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo. Loose veio com influência acentuada do hip hop e R&B e trouxe uma Nelly com uma imagem mais sensual, o que o deixou um pouco distante dos trabalhos anteriores da cantora, fazendo com que essa perdesse, para alguns fãs, a sua identidade artà­stica. No entanto, os singles desse disco alcançaram os topos das paradas, tanto norte-americanas, como européias, brasileiras e asiáticas.

Em Março de 2007 a prefeitura/Câmara Municipal de Victoria, na Colúmbia Britânica, decretou o dia 21 de narço de 2007 como o "Dia de Nelly Furtado", em homenagem ao sucesso artà­stico conseguido pela cantora, nascida nessa cidade.

Mi Plan é o nome do quarto álbum de estúdio de Nelly, produzido totalmente em espanhol. Mi Plan foi lançado dia 15 de setembro de 2009. Até o momento o álbum já vendeu mais de 1 milhão de exemplares em tudo o mundo, sendo 220.000 só nos Estados Unidos. Em Mi Plan, Nelly mostra boa parte de seu lado latino. Mi Plan é um CD com letras bem romanticas e uns ritmos otimos O nome do primeiro single já foi divulgado e será "Manos Al Aire". Foi lançado nas rádios no dia 30 de Junho. O segundo single é "Más" e o terceiro, "Bajo Otra Luz". No passado dia 11 de Novembro a artista ganhou um Latin Grammy do melhor pop álbum do ano. 

The Best of Nelly Furtado, álbum de sucessos da cantora, foi lançado em 16 de novembro de 2010. O álbum inclui todos os maiores sucessos de Nelly, bem como três novas canções: "Night Is Young", "Stars", e "Girlfriend in the City". Foi disponibilizado nas edições Standard e Deluxe, com este último incluindo dois CDs e um DVD com todos os videoclipes da cantora. A lista de faixas do álbum e capa do CD foram revelados em 14 de outubro de 2010.

Após 6 anos desde o seu último álbum lançado em inglês, Nelly Furtado lançou The Spirit Indestructible. Para a produção de seu novo álbum, Nelly chamou grandes produtores, como Salam Remi, Darckchild e Tiesto. No entanto, o álbum não obteve o mesmo sucesso comercial de Loose, em parte devido à fraca promoção tanto dos singles como do álbum em si pela própria editora. As críticas a este álbum também foram mistas. Enquanto alguns críticos elogiaram o ecletismo do álbum, outros comentaram que, ao contrário do que muitos esperavam, The Spirit Indestructible não foi igual a Loose em termos sonoros.

O primeiro single foi Big Hoops (Bigger The Better), produzido por Darkchild. O álbum teve sua estreia prevista em junho de 2012, mas foi adiada para 18 de setembro de 2012. O 2º single do The Spirit Indestructible na Europa é a canção título Spirit Indestructible. Já na América Nelly trabalharou a música Parking Lot, tendo alcançado o top 30 na tabela Tropical Songs e o pico máximo no 12º lugar na tabela Dance/Club Songs na Billboard. O 4º single geral do disco a ser trabalhado foi Waiting For The Night, lançado como 3º single europeu, primeiramente na Alemanha, depois o resto da Europa e por fim no Canadá. O 5º, e último, single lançado do álbum foi Bucket List.

O sexto álbum de estúdio da cantora foi lançado no dia 31 de março de 2017, com o selo da sua própria gravadora, Nelstar, sendo o segundo álbum da cantora enquanto artista independente. O produtor musical do disco foi o americano John Congleton, vencedor de Grammys, que já trabalhou com Debbie Harry. Segundo a cantora, trata-se de um "álbum de ressaca" e, ao contrário dos anteriores, a promoção não foi feita com foco apenas em um single em específico ou na elevada reprodução das faixas do álbum nas rádios. Em vez disso, Nelly focou a promoção nos serviços de streaming como o Spotify e no lançamento faseado de diversas faixas. Assim sendo, apenas um single foi trabalhado em vídeo clipe, sendo Pipe Dreams representante do novo projeto. 

Em entrevista ao portal Vice, Nelly comentou sobre o disco: "Eu diria que o som do álbum é um pop-alternativo moderno. Eu estava numa fase bem legal na minha vida onde passei por um período de transição difícil, e isso ajudou liricamente. Eu tinha muita coisa sobre o qual escrever. Acho que cresci como compositora nesse álbum". 

Em entrevista à Vogue, a cantora Lorde, relatou que após o término de um relacionamento amoroso, Nelly Furtado, foi uma de suas inspirações e apoio: "Eu acho que quando você amadurece e você passa por um término é tipo - eu só não quero pensar nisso e eu quero beber tequila e dançar ao som de Nelly Furtado". 

Durante um show realizado no prestigiado festival suíço de música, Baloise Session, Nelly incluiu em sua tracklist, como representantes do The Ride, as faixas: Sticks and Stones, Pipe Dreams, Phoenix, Islands of Me e Cold Hard Truth. Nelly Furtado se apresentou com o The Ride em países da América do Norte e Europa, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário