sexta-feira, 15 de março de 2013

10 Lugares no Mundo para Você que Adora Ler


Não é incomum vermos matérias que trazem as mais belas bibliotecas do mundo, ou algo semelhante. Todavia, é sempre muito bacana, para descobrirmos lugares e marcamos para quem sabe, um dia, visitarmos. E falo isso, pois a matéria publicada pelo Yahoo me fez conhecer um lugar que eu certamente visitarei no ano que vem e, não iria caso não tivesse lido a matéria.

Em 2014 quero ir conhecer Roma, cidade a qual visitei em 2010. Lá, terei um dia livre e já queria, há muito tempo, visitar Veneza. Usarei a oportunidade para conhecer a cidade das gôndolas e tirar mais fotos e colher histórias para vocês de um dos lugares na lista.

Outro lugar, ainda mais famoso, é a biblioteca do Ateneo, em Buenos Aires, a qual também pretendo conhecer em uma viagem à capital argentina no meio do ano. Obviamente, também trarei histórias e fotos mais detalhadas dela que está em 10 das listas com as 10 bibliotecas mais belas do mundo.

Vale ressaltar que a lista, aqui, não é, necessariamente, por “mérito”, pois “lugar pra ler” é muitooo subjetivo e pessoal, dependendo de cada pessoa. Você verá que há lugares simples e outros mais refinados. Para todos os gostos. Outros salões, bibliotecas e livrarias tão belas quanto essas, ficaram de fora. Não fique triste, por favor. Comente qual das suas preferidas não estiveram na lista. E, quem sabe, eu mesmo faço um “Parte 2″ dessa matéria


******

Em Yale, nos Estados Unidos, a livraria Beineck Rare Book & Manuscript Library está entre as mais belas do mundo. Não é para menos, o local tem cinco andares de prateleiras com milhares de obras da literatura americana e internacional.


A livraria Acqua Alta em Veneza, Itália, é um dos lugares indicado na lista para quem gosta de livros.


Em Paris, a hakespeare and Company está no centro da capital francesa e atrai que busca livros raros do escritor inglês.


Uma sala de leitura em Praga.


A livraria Ateneo, em Buenos Aires. Um antigo teatro foi transformado em livraria, uma das mais belas do mundo.


Na Holanda, a livraria Boekenberg foi eleita a mais bonita do mundo. Não é para menos. O local está em uma casa tipicamente holandesa e ainda conta com iluminação natural para os leitores.


O desing desta livraria em Pequim, na China, chama a atenção dos amantes dos livros.


Em Paris, a biblioteca pública está entre os lugares mais bonitos e aconchegantes para ler um livro.


Além da beleza, a Livraria do Congresso, em Washington, Estados Unidos, é um ótimo local para quem pretende fazer pesquisas.


A Biltmore House Library, na Carolina do Norte, Estados Unidos, tem um acervo gigantesco de livros raros, além da beleza do local para ler um livro.